Logo

Asilo só para brasileiros será construído no Japão

O presidente da organização sem fins lucrativos Koryunet e diretor na Fundação Japan Overseas Council, Romeu Funatsumaru, revelou que o aumento de brasileiros idosos no Japão é cada vez maior. "Temos hoje mais de 12 mil brasileiros com mais de 60 anos no Japão. Grande parte nunca pagou o plano de previdência social do governo". Sem o plano de previdência o brasileiro fica desassistido, e muitos deles não tem família no país.

O desconto na fonte para a previdência é obrigatório no Japão a todos os trabalhadores assalariados, mas "muitos sempre foram enganados pelas agências recrutadoras de mão de obra, e há casos até hoje de muitas que se recusam a inscrever os funcionários no seguro", conta o trabalhador João Takeo Itakura, de 54 anos, que começou a pagar o seguro social há apenas dois anos.

Na tentativa de amenizar o problema, será construído um asilo exclusivo para brasileiros, com o objetivo de socorrer os trabalhadores que ficarão fora do sistema previdenciário. Os governos do Brasil e do Japão assinaram, em julho de 2010, um acordo que prevê os benefícios da aposentadoria por idade, por invalidez ou pensão por morte.

Foto Ilustrativa: emforma.netFoto Ilustrativa: emforma.net

Entretanto, o acordo ainda gera muitas dúvidas entre os brasileiros por não contemplar o benefício por tempo de contribuição. Já que a maioria deles não pagam o sistema previdenciário, só restaria a aposentadoria por idade, excluindo os casos específicos.

A previsão é que o Centro de Cultura e Assistência Social localizado na cidade de Oizumi, na província de Gunma, cerca de 100 quilômetros ao norte de Tóquio, fique pronto em 2016, até o momento a fundação já investiu cerca de R$ 1,2 milhões no projeto. Além do asilo, o centro contará com uma biblioteca, um museu e oferecerá serviço de assistência aos estrangeiros.


da redação com R7 Notícias



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks