Logo

Iveco recebe visita de comitiva que pode ajudar na retomada de produção do Guarani

Nesta segunda-feira (21) a Deputada Federal Raquel Muniz liderou comitiva formada por membros da Comissão de Relações Internacionais e Defesa Nacional do Congresso, Militares representantes do comando do Exército Brasileiro e funcionários do Ministério da Defesa, com vistas à retomada de produção do blindado Guarani na Iveco de Sete Lagoas.

Na oportunidade foi apresentado pelo diretor da Planta de Blindados, Sr. Humberto Spinetti, o processo de concepção do projeto Guarani bem como os processos de instalação da fábrica e qualificação dos profissionais. A cadeia produtiva do Guarani gera 300 empregos diretos e 1200 indiretos, compreendendo um total de 90 empresas fornecedoras de componentes, todas instaladas em Sete Lagoas.

Comitiva que pode ajudar na retomada de produção do Guarani/ Foto: divulgação deputadaComitiva que pode ajudar na retomada de produção do Guarani/ Foto: divulgação deputada

A interrupção da produção do blindado se deu por falta de pagamento das unidades já produzidas perfazendo um montante de quase R$ 200 milhões. “Sensibilizada com a interrupção da produção do Guarani e consequentemente com a perda imediata de centenas de postos de trabalho a deputada Raquel Muniz encabeçou o movimento para a retomada da produção e manutenção dos empregos”, informou a assessoria.

Após a visita da deputada Raquel Muniz feita no dia 20 de julho deste ano, o governo federal liberou o pagamento de 25% do valor total da dívida. Segundo Sr. Humberto Spinetti, diretor da Planta de Blindados, o valor recebido não é suficiente para a retomada da produção visto que não há um plano por parte do governo federal para saldar o restante da dívida. A planta só está em funcionamento atualmente graças a um contrato entre a Iveco e o Líbano, mas este se encerra no mês de novembro desse ano.

A convite da Deputada Federal Raquel Muniz se fizeram presentes Deputados Federais membros da Comissão de Relações Internacionais e de Defesa Nacional, que se comprometeram a empenhar esforços na negociação do saldo da dívida.

O Coronel José Henrique de Cássio Ruffo, chefe do Projeto Guarani, reafirmou que o que os blindados são extraordinários em performance, e que o desempenho motor, a manobrabilidade, a blindagem e a capacidade anfíbia se destacam em relação aos antigos blindados disponíveis. Ressaltou a importância da Iveco no desenvolvimento de tecnologia militar nacional e a comparou, guardadas as devidas proporções, à extinta ENGESA.

Apresentação do veículo Guarani na pista de testes/ Foto: divulgação deputadaApresentação do veículo Guarani na pista de testes/ Foto: divulgação deputada

Foi realizada a apresentação do veículo Guarani na pista de testes, comprovando toda sua robustez e versatilidade. Após a apresentação Raquel Muniz e toda a comitiva foram convidados a tomar assento no Guarani e desfrutarem de uma volta a bordo do blindado na pista de testes.

Com Ascom Dep. Federal Raquel Muniz



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks