Logo

Vídeo: Lojistas sete-lagoanos são contra o aumento do ICMS no plenário

Lojistas de Sete Lagoas e outras cidades de Minas Gerais fizeram protesto na 34ª Reunião Extraordinária no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (28). O projeto em questão que tramita em regime de urgência é o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS), elaborado pelo governador Fernando Pimentel (PT) na forma de Lei 2.817/2015.

Empresários e população de Sete Lagoas marcam presença na sessão plenária contra o aumento do ICMS / Foto: Alan JunioEmpresários e população de Sete Lagoas marcam presença na sessão plenária contra o aumento do ICMS / Foto: Alan Junio

A medida incide no aumento de percentuais de 11 classes de produtos e prevê aumento de 18% para 25% das alíquotas sobre energia. Outros produtos também estão inseridos no projeto como: telefone, smartphone, câmera fotográfica ou de filmagem e acessórios, refrigerante, bebida isotônica, bebida energética, ração pet, perfume, água de colônia, cosmético, alimentos para atletas, equipamento para pesca esportiva, exceto os de segurança, equipamento de som ou vídeo para uso automotivo, inclusive alto-falantes, amplificadores e transformadores.

Foto: Alan JunioFoto: Alan Junio

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sete Lagoas, Hudson Viana, se o imposto aumentar, será uma tragédia para os empresários que vão acabar fechando as portas e consequentemente a taxa de desemprego também irá subir. “A meu ver, vai ser um choque para a economia, no aumento do desemprego, na diminuição do poder de compra do consumidor, do contribuinte de forma geral. A gente enxerga como uma coisa catastrófica,” enfatizou.



Segundo o Deputado Durval, líder do governo, o aumento do imposto vai conseguir recursos para suprir o déficit financeiro do estado. A arrecadação vai representar mais de R$ 700 milhões anuais e R$ 400 milhões serão revestidos ao combate à miséria. “Quem é a favor do projeto é a favor da reivindicação à miséria”, expôs o deputado no plenário.

Empresários de Sete Lagoas manifestam contra o aumento do ICMS / Foto: Alan JunioEmpresários de Sete Lagoas manifestam contra o aumento do ICMS / Foto: Alan Junio

Segunda-feira (28) os deputados votaram no 1º Requerimento de Obstrução do projeto governamental, para adiar a votação. Dos 51 parlamentares votantes, 14 votaram no adiantamento do projeto, e 37 na permanência. Confira abaixo a lista de votação.

Lista da votação dos parlamentares na sessão de segunda-feira (28) / Foto: Divulgação/Deputado Sargento RodriguesLista da votação dos parlamentares na sessão de segunda-feira (28) / Foto: Divulgação/Deputado Sargento Rodrigues

Hoje (29), 35 parlamentares votaram a favor do aumento e 28 contra. Amanhã (30), às 9h, acontecerá outra votação do projeto. Representantes da CDL, Sindcomércio e ACI de Sete Lagoas informaram que estarão manifestando no plenário no segundo turno de votação.

Foto: Alan JunioFoto: Alan Junio


Por Tatiane Guimarães



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks