Menu

Marli de Luquinha fala sobre seu mandato em entrevista especial

O SeteLagoas.com.br está desenvolvendo uma série de reportagens especiais com os parlamentares de Sete Lagoas. Nesta sexta-feira (15) quem fala de suas ações durante este mandato e de projetos futuros é a vereadora Marli de Luquinha (PSC).

Marli é Técnica em contabilidade, casada, possui 50 anos, e já se candidatou duas vezes.  Na primeira obteve 1613 votos, mas não foi eleita. Em 2012 tentou novamente e foi eleita pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) com 2161 votos, sendo a mulher mais votada nas duas eleições. Recentemente a vereadora se filiou ao partido Partido Social Cristão (PSC).

Marli de Luquinha fala sobre seu mandato em entrevista especial/ Foto: ascom CâmaraMarli de Luquinha fala sobre seu mandato em entrevista especial/ Foto: ascom Câmara

1.Fale sobre as ações desenvolvidas durante o mandato (favor citar as 10 mais importantes).

A principal função do vereador é fazer leis e fiscalizar o Poder Executivo. Nesses aspectos, apresentei mais de 1200 matérias e sou, entre os vereadores, uma das pessoas com mais proposições transformadas em lei dessa legislatura, nove delas em vigor. Destaco a regulamentação dos proprietários de food trucks, a obrigatoriedade da instalação de dispositivo que interrompa a sucção em piscinas, a reserva de vagas em estacionamentos de shopping centers, centros comerciais e hipermercados para gestantes e pessoas com crianças de colo, a exclusão dos responsáveis por atos de invasão ou depredação de programas habitacionais e a obrigatoriedade da coleta de medicamentos vencidos ou não utilizados por pontos de venda de medicamentos.

Também trabalhei junto ao executivo, cobrando e buscando respostas sobre problemas enfrentados pela população. Consegui êxito com a revitalização da Lagoa da Catarina e reforma da Escola Municipal Quincas Nogueira.

Gostaria de destacar a implantação da Feira da Várzea. É uma luta que tenho desde que fui eleita. O assunto foi tema de várias reuniões com o prefeito e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em maio de 2015, tive a oportunidade de ver este sonho realizado, que vem sendo bem desenvolvido com profissionalismo e extrema dedicação dos feirantes. Tenho orgulho em ter contribuído para que a Praça do Escorrega voltasse a ser frequentada pelos moradores da cidade, oferecendo opção em lazer e cultura. Não só pela feira, mas também pela implantação do Projeto Mexa-se, Pedido de Providência de minha autoria.

Marli na inauguração da feira da Várzea que contou com secretários municipais, prefeito, vereadores e comunidade local/ Foto: divulgação prefeituraMarli na inauguração da feira da Várzea que contou com secretários municipais, prefeito, vereadores e comunidade local/ Foto: divulgação prefeitura

Durante o mandado, elaborei diversos projetos. Dentre eles:

Anteprojeto de Lei 119/2013: Dispõe sobre a obrigatoriedade de avaliação periódica dos prédios escolares da Rede Municipal de Ensino

Anteprojeto de Lei 69/2013: Cria o Programa de Ampliação do Atendimento em Creches no munícipio de Sete Lagoas

Anteprojeto de Lei 14/2013: Constitui o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e os procedimentos de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano de origem animal e vegetal

Anteprojeto de Lei 148/2014: Institui a Política Municipal de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o mundo do trabalho

Anteprojeto de Lei 21/2014: Dispõe sobre a Política de Tratamento de Doenças Raras.

Anteprojeto de Lei 76/2013: Institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção terapêutica de saúde pública para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida ou outras necessidades específicas.

Anteprojeto de Lei 143/2014: - Programa "Mulher, sua Saúde, seus Direitos" - tem o intuito de promover palestras, seminários, cursos, elaboração de cartilhas e outros manuais que instruam as mulheres sobre questões relacionadas à sua saúde, como gravidez, planejamento familiar, prevenção à AIDS, adolescência feminina, menopausa e terceira idade, direitos no trabalho, direito à educação e o papel da mulher na cidadania.

Anteprojeto de Lei 156/2014: Programa Municipal de Saúde da Criança - objetiva desenvolver ações de promoção, prevenção, tratamento, proteção e recuperação da saúde da criança, principalmente aquelas que não têm plano de saúde e se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Anteprojeto de Lei 157/2014: Programa Municipal de Educação Fiscal - visa prestar aos cidadãos, de forma mais direcionada, a função socioeconômica dos tributos; esclarecer as competências de cada esfera governamental na administração e Anteprojeto de Leiicação dos impostos em obras e serviços como saúde, educação, saneamento, assistência social e outros; promovendo à população o conhecimento e a base para que ela possa cobrar das autoridades e dos governos a gestão responsável dos gastos e a melhoria da qualidade de vida de Sete Lagoas.

Anteprojeto de Lei 150/2014: Política Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento da Primeira Infância - reúne uma série ampla e detalhada de ações destinadas à faixa etária de 0 a 6 anos, que passam pela educação, saúde e medidas socioeducativas.

Marli de Luquinha/ Foto: ascom CâmaraMarli de Luquinha/ Foto: ascom Câmara

Anteprojeto de Lei 62/2015: Institui o Projeto Guardiã Maria da Penha - o objetivo da proposição é dar apoio às vítimas e assegurar o cumprimento da Lei Federal Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como “Lei Maria da Penha”, fiscalizando o cumprimento das medidas protetivas através de visitas e rondas, além de fornecer apoio psicológico e acolhimento humanizado.

Anteprojeto de Lei 69/2015: Dispõe sobre a garantia de acessibilidade nas estruturas temporárias para eventos.

Anteprojeto de Lei 67/2015: Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase e Vitiligo - concede tratamento gratuito aos portadores das doenças através da Rede Municipal de Saúde.

Anteprojeto de Lei 82/2015: Dispõe sobre a divulgação de listagem de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na Rede Pública de Saúde do Município de Sete Lagoas.

Anteprojeto de Lei 141/2015: Dispõe sobre a utilização de sistema informatizado para a solicitação de vagas em creches e pré-escolas que compõem a rede municipal de ensino.

Outro orgulho que tenho é o de ter enviado à Câmara o Projeto de Lei Ordinária que denomina utilidade pública o Centro de Equoterapia Gileade (CEEG). Essa instituição faz um trabalho maravilhoso de equoterapia com portadores de necessidades especiais, proporcionando qualidade de vida, tudo de forma gratuita. Eu e a equipe do CEEG nos reunimos com o Executivo para que fosse feita uma doação de terreno para o Centro. O prefeito enviou o projeto para a Câmara e conseguimos aprovar. Ajudar quem faz um trabalho excelente como esse é muito gratificante para mim.

Vereadora Marli de Luquinha já apresentei mais de 1200 matérias/ Foto: ascom CâmaraVereadora Marli de Luquinha já apresentei mais de 1200 matérias/ Foto: ascom Câmara

2.Quais foram seus maiores desafios? E suas conquistas?

O maior desafio é não conseguir, às vezes, atender a população do jeito que queria. Muitas coisas dependem do trabalho em conjunto com o Poder Executivo, não só do vereador (um recapeamento, limpeza de via, construção de locais públicos, a aprovação de Anteprojetos de Lei, por exemplo). Se dependesse exclusivamente de minha vontade, com certeza, realizaria muito mais e poderia atender a todos de uma forma melhor. Seguindo este raciocínio, minhas maiores conquistas foram justamente os trabalhos que desenvolvi junto ao Executivo. Cada atendimento feito pela Prefeitura mostra que minhas propostas foram importantes para o município e beneficiaram muitas pessoas.

3.Sentiu algum tipo de perseguição por parte de autoridades?

Até a presente data, nunca sofri nenhum tipo de perseguição. Trato todas as pessoas de forma respeitosa e educada, e é desta mesma forma que elas me retribuem.

Marli na palestra do dia da mulher/ Foto: ascom CâmaraMarli na palestra do dia da mulher/ Foto: ascom Câmara

4.Teve o nome envolvido em algum escândalo que se considera inocente?

Sempre prezei pela ética e pelo caráter, muito antes de pensar em uma candidatura a um cargo público. Não tive envolvimento em nenhum escândalo, pois todas as minhas ações seguem o princípio da legalidade e assim continuarão. Tenho a consciência limpa e tranquila, honro a mim e à minha família.

5.Antes de iniciar este mandato traçou metas? Conseguiu alcançar todas? O que impediu?

Antes de ser eleita, tracei metas a serem cumpridas ao longo do mandato. A Feira da Várzea, por exemplo, é uma das quais obtive êxito. Infelizmente, alguns requerimentos não puderam ser atendidos porque são coisas que não dependem exclusivamente de mim. O Anteprojeto de Lei 49/2013, que implanta o Sistema de Diagnóstico da Situação da Mulher e o Índice de Qualidade de Vida da Mulher seria uma das metas que ainda tenho esperança de ver em funcionamento e que depende da sanção do Prefeito.

6.Se não for seu primeiro mandato- Quais mudanças sentiu de um para outro? Tem intenção de se candidatar novamente (para que cargo)?

Este é meu primeiro mandato.

Vereadora Marli de Luquinha está em seu primeiro mandato/ Foto: ascom CâmaraVereadora Marli de Luquinha está em seu primeiro mandato/ Foto: ascom Câmara

Veja também as entrevistas dos vereadores (basta clicar no nome): Caramelo, Padre Décio, Carol Canabrava, Pastor Alcides, Gilberto Doceiro, Milton Saraiva, Marcelo Cooperseltta, João Evangelista, Euro Andrade, Joaquim Gonzaga e Renato Gomes.

Por Cristiane Cândido com Ascom Marli de Luquinha



Publicidade

+ Política

Zula e Toninho da APS se apresentam como pré-candidatos à Prefeitura de Inhaúma

Zula e Toninho da APS se apresentam como pré-candidatos à Prefeitura de Inhaúma

O xadrez eleitoral em Inhaúma conhece suas peças: nesta semana foram definidas as pré-candidaturas de Max Oliveira, o Zu...

Bolsonaro em embaixada: Alexandre de Moraes dá 48h para que ex-presidente se explique

Bolsonaro em embaixada: Alexandre de Moraes dá 48h para que ex-presidente se explique

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um prazo de 4...

STF derruba revisão da vida toda do INSS, impactando milhões de aposentados

STF derruba revisão da vida toda do INSS, impactando milhões de aposentados

Em uma reviravolta histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de 7 votos a 4, derrubar a tese da r...

Andrade Gutierrez e Novonor, ex-Odebrecht, vencem licitação de obras de refinaria pivô da Lava Jato

Andrade Gutierrez e Novonor, ex-Odebrecht, vencem licitação de obras de refinaria pivô da Lava Jato

As construtoras Andrade Gutierrez e Novonor, anteriormente conhecida como Odebrecht, estão na vanguarda da disputa por c...

Preço dos alimentos dispara e preocupa o Governo Federal

Preço dos alimentos dispara e preocupa o Governo Federal

Os preços dos alimentos consumidos nos lares brasileiros têm apresentado um aumento acima da inflação desde outubro do a...

Jornal Nacional lidera verba de publicidade no governo Lula; R$ 24 milhões

Jornal Nacional lidera verba de publicidade no governo Lula; R$ 24 milhões

O Jornal Nacional, transmitido pela TV Globo, conquistou o topo da lista de veículos que mais receberam verba publ...

Abraji recorre de tese do STF que responsabiliza jornais por entrevistas

Abraji recorre de tese do STF que responsabiliza jornais por entrevistas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apresentou um recurso contra a tese jurídica do Supre...

Governo quer criar regras de e-commerce para "fortalecer" Correios

Governo quer criar regras de e-commerce para "fortalecer" Correios

O governo liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), está planejando submeter um projeto...

Governo Lula fecha contrato de  R$ 14,4 milhões com empresa envolvida em garimpo ilegal na Amazônia

Governo Lula fecha contrato de R$ 14,4 milhões com empresa envolvida em garimpo ilegal na Amazônia

Uma matéria recente do Estadão trouxe à tona um contrato significativo entre o governo liderado pelo presidente Lula, so...

Projeto de lei quer acabar com imagens 'inapropriadas' de mulheres em comércios de Minas

Projeto de lei quer acabar com imagens 'inapropriadas' de mulheres em comércios de Minas

Tramita na Assembleia de Minas (ALMG) um projeto de lei que quer acabar com a exposição de “imagens inapropriadas de mul...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos