Logo

Câmara provoca sociedade a acompanhar contas públicas do município

Depois de abrir todas as contas em um novo portal, a atual Mesa Diretora da Câmara parte agora para o projeto “Auditor Cidadão”. O pontapé inicial da nova ferramenta que vai proporcionar ao cidadão sete-lagoano o acompanhamento das contas públicas foi dado no Centro Universitário Unifemm, na noite dessa terça-feira (19). Os alunos do 5° e 7° período do curso de Ciências Contábeis serão os primeiros agentes de verificação das contas públicas da Câmara e, o farão através do projeto próprio da instituição.
 
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que cria o programa quer “contribuir para que o cidadão sete-lagoano possa tornar-se um agente da administração pública, atuando e zelando direta e indiretamente pelo cumprimento dos programas e metas físicas propostas no Plano Plurianual de Ações (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)”. Poderão participar como auditores cidadãos, através de convênios firmados, pessoas jurídicas formadas por grupos de apoios sociais, empresariais fundações e entidades acadêmicas.  
 
Câmara provoca sociedade a acompanhar contas públicas do município/ Foto: ascom CâmaraCâmara provoca sociedade a acompanhar contas públicas do município/ Foto: ascom Câmara

Para viabilizar os trabalhos, a princípio, os “auditores cidadãos” do Unifemm farão visitas à Câmara para uma análise prospectiva e conhecimento dos processos e departamentos para elaborarem uma cartilha que será avaliada pelos professores ao fim de cada período como um trabalho escolar. O  Portal da transparência será a fonte de informações e conteúdo para os trabalhos e será a mola propulsora do projeto para as demais instituições interessadas. Essa é uma maneira de provocar a sociedade para o interesse a administração pública
 
No seminário de contabilidade pública realizada no Unifemm que marcou a apresentação do projeto, o responsável pela Empresa de Serviços de Contabilidade e Assessoria Ltda (ESCAL), responsável pelo envio das contas da Câmara, Saulo Calazans, palestrou para os universitários e apresentou dados reais da contabilidade do Legislativo. O profissional justificou que “para fiscalizar temos que conhecer”.     
 
Saulo Calazans apresentou dados reais da contabilidade do Legislativo/ Foto: ascom CâmaraSaulo Calazans apresentou dados reais da contabilidade do Legislativo/ Foto: ascom Câmara

A iniciativa em mais um projeto como esse que coloca a Câmara como exemplo nacional foi valorizada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, Ricardo Rosa. O professor entende que a “formação dos alunos se baseia dentro da academia e essa parceria permite aos alunos vivenciar a teoria que desenvolvem aqui e uma prática que pode ser exercitada, além de aumentar a possibilidade da entrada no mercado de trabalho”.
 
Beneficiado com o projeto, o aluno do 5° período de ciências contábeis, Túlio Carvalho, confessa que a expectativa é a melhor possível por conta do novo desafio. “Vamos sair da sala de aula para conhecer a contabilidade pública e tentar desenvolver um bom projeto a fim de trazer algum resultado enquanto profissional. Como cidadão será importante com a cartilha que vamos criar com todas as questões que envolvem a contabilidade da Câmara”.
 
A nova ferramenta que vai proporcionar ao cidadão sete-lagoano o acompanhamento das contas públicas/ Foto: ascom CâmaraA nova ferramenta que vai proporcionar ao cidadão sete-lagoano o acompanhamento das contas públicas/ Foto: ascom Câmara

No seminário o gestor administrativo da Câmara, Leonardo Palhares, apresentou aos universitários parte do trabalho desenvolvido e os avanços alcançados pela atual gestão. Para Palhares, o projeto propõe “participação da sociedade no controle das contas públicas”. O gestor divulgou que o legislativo da cidade está com 85% da implementação concluída do processo para a certificação ISO 9001. Quando certificada a Câmara será a primeira do Brasil a conseguir a última versão da norma.

 Com Ascom Câmara



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks