Logo

Central de Compostagem para atendimento às hortas comunitárias é inaugurada

A Prefeitura Municipal inaugurou, na manhã desta terça-feira (14), a Central de Compostagem, uma reivindicação antiga dos agricultores das hortas comunitárias. A obra foi construída na Rua F, nas proximidades da Escola Municipal Maria da Conceição Azeredo Dias, no bairro Cidade de Deus. A Central viabilizará a produção de fertilizantes de qualidade, padronizando a adubação em todas as hortas, aumentando a produção orgânica de hortaliças não só nas hortas, mas também nas propriedades rurais, além do aumento na produtividade e lucratividade no setor agropecuário local.

Central de Compostagem era reivindicação antiga dos agricultores da região / Foto: Ascom PMSLCentral de Compostagem era reivindicação antiga dos agricultores da região / Foto: Ascom PMSL

A estrutura do local foi totalmente concluída, inclusive com o material de prevenção e combate a incêndio. Foram adquiridos também um triturador, uma esteira, uma carreta e um trator, máquinas essenciais no processo de produção do fertilizante. Atualmente, cada produtor obtém o adubo, em geral esterco “in natura”, por conta própria, o que pode prejudicar a qualidade do produto final por propiciar a proliferação de doenças e pragas. Durante o processo de compostagem, os rejeitos orgânicos serão misturados ao material resultante das podas das árvores e gramas da cidade, ficando pelo menos 90 dias em fermentação, na qual as sementes de ervas daninhas e outras pragas serão eliminadas.

A Central de Compostagem possibilitará a otimização das hortas comunitárias, além de garantir a procedência de toda a adubação, resultando num produto orgânico de qualidade. O programa de hortas comunitárias de Sete lagoas, implantado em 1982, atualmente possui sete hortas (JK, Nova Cidade, São Paulo, Montreal/Canadá, Cidade de Deus, Vapabuçu e Barreiro), beneficiando 314 produtores em uma área total de 22 hectares e tem sido referência para cidades mineiras.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sílvio de Sá, ressaltou o orgulho pela inauguração da Central de Compostagem que demandou uma luta árdua. “A Central representa muito para os produtores e realiza um sonho coletivo”, afirmou. Para o representante da Horta JK, Benedito Costa, a Central vem suprir as necessidades de insumos para as hortas comunitárias que, segundo ele, são as maiores não só do Brasil, mas do mundo.

O prefeito Marcio Reinaldo enfatizou a felicidade pela realização desse projeto que é entregue à população. “É importante aproveitarmos as hortas comunitárias de uma forma bacana. A merenda escolar pode assumir na compra, grande parte dessa produção, bem como as redes hospitalar e social. Para isso é preciso desenvolvermos um projeto eficaz e que será altamente positivo. Então, eu acho que Sete Lagoas dá um salto de qualidade em termos de conquistas, assim como o Banco de Alimentos. Estamos chegando ao produtor com uma melhoria para a sua produção”, finalizou.


Da Redação com Ascom PMSL



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks