Logo

Pesquisa do jornal O Tempo aponta liderança de Leone e rejeição de Marcio Reinaldo

Levantamento de intenção de votos feito pelo instituto DataTempo/CP2 em Sete Lagoas, na região Central de Minas, com 700 moradores, aponta vantagem do ex-prefeito da cidade Leone Maciel (PMDB) num cenário em que são apresentados aos eleitores os nomes de outros dois candidatos que concorrem à prefeitura da cidade.

Leone Maciel lidera com 30% das intenções de voto, seguido por Emílio Vasconcelos (PSB), com 24,3%, e pelo atual prefeito Marcio Reinaldo (PP), que obteve 18,4% das intenções, número inferior ao registrado entre os eleitores que responderam que votariam em branco ou anulariam seu voto: 20,9%.

Com 160 mil eleitores e três candidatos à prefeitura, Sete Lagoas, na região Central de Minas, não terá segundo turno / Foto: Jean VictorCom 160 mil eleitores e três candidatos à prefeitura, Sete Lagoas, na região Central de Minas, não terá segundo turno / Foto: Jean Victor

Já na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos postulantes ao cargo de prefeito para o eleitor, o número de indecisos em Sete Lagoas aparece na frente, somando 37,3% dos moradores ouvidos. Em seguida, vêm as pessoas que votariam em branco ou anulariam o voto, um total de 22,7%.

O primeiro nome citado pelos entrevistados na pesquisa espontânea é o do deputado estadual Douglas Melo (PMDB), que aparece com 10,1% das intenções de voto. Diferentemente da pesquisa estimulada, nesse cenário, o prefeito Marcio Reinaldo leva uma pequena vantagem sobre Leone Maciel.

Ambos obtiveram 8,7% e 8,1% das intenções, respectivamente. Emílio Vasconcelos surge em seguida, com 6,7% das intenções de voto. Apresentando números mais modestos, aparecem nomes como o do vice na chapa de Leone Maciel, Duílio de Castro (PMDB), com 1,7% das intenções de voto, e outros que não estão na disputa majoritária do município.

Rejeição

A pesquisa também sondou a rejeição dos entrevistados em relação aos candidatos a prefeito. Nesse cenário, são apresentados os nomes dos postulantes ao eleitor, que responde em qual deles não votaria de jeito nenhum. Dos 700 ouvidos, 47,7% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito Marcio Reinaldo. Já 15,1% disseram o mesmo sobre Emílio Vasconcelos, e 13,6%, em relação a Leone Maciel.

O instituto de pesquisa simulou também um quadro em que cita para o eleitor nomes de pessoas que poderiam apoiar os candidatos da cidade e pergunta a ele se esse apoio político aumentaria ou diminuiria o desejo de votar em determinado concorrente.

Nesse cenário, apresentados os nomes do prefeito Marcio Reinaldo, do deputado Douglas Melo, do ex-prefeito Leone Maciel e do candidato Emílio Vasconcelos, a resposta “não faz diferença” é a que se sobressai, tendo sido a opção para cerca de 60% dos moradores ouvidos.

O apoio de Douglas Melo é o mais bem-avaliado pelos eleitores entrevistados, que disseram que a adesão dele aumentaria em 32,9% o desejo de votar no candidato. Enquanto isso, o atual prefeito, entre todos, é o que menos suscita essa vontade. Das pessoas questionadas pelos entrevistadores, 8,3% afirmaram que o apoio político de Marcio Reinaldo não as ajudaria a votar em algum candidato.

Histórico

Os nomes que disputam a preferência do eleitor sete-lagoano não são novos na política local. Leone Maciel já esteve no comando do Executivo municipal em 2006, após a cassação do então prefeito, Ronaldo Canabrava (DEM).

E Emílio Vasconcelos já foi secretário por seis vezes e também concorreu na última eleição, em 2012, para prefeito, tendo ficado em segundo lugar, atrás do atual prefeito da cidade, Marcio Reinaldo.



Dados da pesquisa

Registro. A pesquisa do instituto DataTempo/CP2 foi realizada em Sete Lagoas entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. Ao todo, foram entrevistados 700 moradores do município, sendo eles maiores de 18 anos. O levantamento, estratificado em cotas de sexo, idade, escolaridade, renda mensal familiar e local de moradia, compreendendo região e bairro, está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG02274/2016.

Margem. De acordo com o instituto, a pesquisa apresenta um nível de confiança de 95% e erro amostral de 3,7%.

Nota do SeteLagoas.com.br

A pesquisa divulgada pelo Jornal O Tempo, feita pelo instituto DataTempo/CP2, não considerou o candidato a prefeito Elson Copafer (PPL).


Da Redação com Jornal O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks