Logo

SAAE, Prefeitura e Cemig definem forma de pagamento de dívida e inserção no PEE

Na última quinta-feira (16), ocorreu uma reunião entre a administração municipal e representantes da Cemig para acertar a forma de parcelamento da dívida do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e concretizar a parceria para racionalizar o uso da energia elétrica. O presidente da autarquia alega que as negociações atestam a “credibilidade do governo Leone Maciel junto à Cemig”.

O encontro ocorreu no gabinete do prefeito e estavam presentes: Leone Maciel, o presidente do SAAE, Aluísio Barbosa, o presidente da Câmara, Caramelo Nacif, o gerente de Atendimento ao Poder Público., Marcone Sebastião Nascimento, e o gerente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público, Ernando Antunes Braga.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Na ocasião, foi acordada a forma de pagamento da dívida de cerca de R$ 16 milhões, que somados aos juros, às multas e à nova negociação formam um montante de cerca de R$ 20 milhões. A proposta do SAAE, em janeiro, era pagar 1% de entrada. Ficou definido na reunião que a entrada será de 5% do montante a ser paga pela autarquia em março. O restante do saldo devedor será pago em 100 parcelas, com juros de 1% ao mês, a iniciar em abril.

Aluísio reforça que a população não será afetada pelo pagamento da dívida e que pagará as parcelas da negociação com a economia de energia. Ele explica que o recente aumento na tarifa é decorrente de “uma atualização das taxas de expediente, ligação, religação, ‘Bay Pass’, dentre outras taxas”.

A negociação foi iniciada no dia 16 de janeiro, em uma reunião do presidente da autarquia com o presidente da Cemig, Bernardo Salomão, o superintendente de Coordenação, Anderson Ferreira, o deputado estadual Douglas Melo e o presidente da Câmara (Relembre aqui).

Programa de Eficiência Energética (PEE)
Em janeiro, Salomão ofereceu ao SAAE apoio técnico para otimizar o uso da energia para reduzir o consumo. Na reunião da última quinta, a parceria foi efetivada e a autarquia passou a integrar o Programa de Eficiência Energética da companhia.

“Iremos implantar a Bandeira Verde em diversos postos autorizados: Casas de Máquinas, Estações de Tratamento de Água (ETA) , Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), inclusive com a substituição de bombas, caso necessário”, expõe o presidente do SAAE. Com a Bandeira Verde, que é uma modalidade tarifária, “o SAAE não ligará as bombas e motores das casas de máquina nos horários de pico, compreendidos das 17h às 20h em dias úteis”, explica.

Segundo o site da companhia, a Cemig, desde a década de 1960, investe sistematicamente em projetos e ações para promover a correta utilização da energia elétrica, adiando os investimentos com novas obras, evitando mais impactos ao meio ambiente, disseminando assim a cultura de eficiência energética.


Por Ana Amélia Maciel



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks