Menu

Informação e debate prometem marcar Dia Mundial da Água em Sete Lagoas

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março desde o ano de 1993. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e busca conscientização a respeito da importância da água para os seres vivos. No município, a Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também comemora esta importante data.

Dia Mundial da Água será celebrado em reunião especial / Foto: Portal BrasilDia Mundial da Água será celebrado em reunião especial / Foto: Portal Brasil

Através do requerimento do vereador e presidente do Legislativo Municipal, Cláudio Caramelo (PRB), uma reunião especial será realizada no dia 22 de março, quarta-feira, às 19h, no plenário da Câmara Municipal. “Trata-se de um momento de reflexão e buscar fazer a diferença. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e contaminação dos mesmos”, considera Caramelo.

Com o tema “O mundo tem sede de iniciativas", quatro importantes explanações prometem esquentar o debate sobre o assunto. O presidente do SAAE, Aluísio Barbosa Júnior, vai falar sobre a estrutura atual da autarquia, disponibilidade de água em Sete Lagoas e desafios. Já o bacharel em Geografia pela UFMG, analista ambiental na Equipe de Mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e colaborador do Projeto Manuelzão/UFMG, Élio Domingos Neto, abordará “Sete Lagoas no contexto da bacia hidrográfica do Rio das Velhas”.

Por sua vez, o biólogo, pós-graduado em gestão e certificação ambiental, Guilherme Dias de Freitas, falará sobre “Conservação Ambiental e Produção de Água na Estância Séjour – Sete Lagoas”. Também confirmou presença o ex-diretor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e hoje servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Geraldo Abreu.

Anualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água. Este ano, o tema é “Água Residual”. Trata-se da água resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade.




Da Redação com Ascom Vereador Caramelo




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados