Logo

Presidente do SAAE fala sobre primeiras ações em reunião na Câmara Municipal

Nomeado recentemente como presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o engenheiro Arnaldo Nogueira, atendendo requerimento do vereador João Evangelista (PSDB), esteve na última terça-feira na Câmara Municipal. Ele falou sobre suas primeiras ações à frente da autarquia, com foco para a situação de alguns bairros que sofrem com a intermitência de água e a necessidade da Estação de Tratamento de Água (ETA – Rio das Velhas) funcionar plenamente. 

Presença de Arnaldo Nogueira foi convocada pelo vereador João Evangelista (PSDB), diante dos problemas de falta de água / Foto: Ascom CâmaraPresença de Arnaldo Nogueira foi convocada pelo vereador João Evangelista (PSDB), diante dos problemas de falta de água / Foto: Ascom Câmara

Segundo Arnaldo, hoje, apenas 1/3 da capacidade da ETA vem sendo explorada por questões técnicas e problemas já detectados no processo construtivo e de operação. “O contrato entre a Prefeitura Municipal e a empresa prevê 490 litros por segundo ou 1.788.000 litros por hora, ou seja, atingimos 73% da vazão contratada. A demanda atual tem sido 540 mil litros por hora, com previsão de acréscimo imediato para atendimento dos bairros da região Jardim Arizona, Mangabeiras, JK, CDI, Montreal, Morro do Claro, Bairro das Indústrias e adjacências”, explica.

Também foi ressaltada a redução da capacidade de produção dos poços tubulares profundos, alguns chegando à exaustão. “Eventualmente, encontramos algum poço com água fora dos padrões aceitáveis para o consumo. Quanto à intermitência no abastecimento de água dos bairros Planalto, JK e Alvorada, estamos com os trabalhos em fase bastante adiantada para solução do problema de forma definitiva em um prazo estimado de 15 dias”, cravou Arnaldo.

Já nos bairros Jardim Arizona, Recanto da Serra e Mangabeiras, o SAAE espera que o prefeito Leone Maciel decrete emergência para agilizar a compra de materiais, bens e serviços para uma solução definitiva. “Nesta mesma região – Sistema Teófilo Otoni - foram perdidos oito poços artesianos, os dois últimos pararam de produzir, recentemente, água dentro dos padrões aceitáveis, nos obrigando a tomar medidas urgentes. Os bairros Montreal, CDI, São Vicente, Monte Carlo e vizinhos receberão água do Rio das Velhas, já em fase de testes, com resultados satisfatórios. Dessa forma, os poços do Sistema Montreal serão isolados”, completa o presidente da autarquia.

Dentre os trabalhos realizados, também foi realizada a vistoria do maior reservatório do bairro Montreal para recebimento de água do Rio das Velhas. “Detectamos desaprumo e desnível das fundações, o que nos impede de utilizá-lo. Convocamos a empresa para uma reunião a fim de cobrarmos uma solução definitiva; ou seja, uma construção de um novo reservatório no Morro do São João”, finalizou Nogueira.


Da Redação com Ascom SAAE



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks