Menu

Uber gera amplo debate na Câmara Municipal, mas regulamentação ainda é distante

Assim como em todos os municípios onde opera, em Sete Lagoas o aplicativo de transporte Uber chegou trazendo polêmica e acirrando a concorrência com taxistas. O serviço foi tema de amplo debate durante Audiência Pública na Câmara Municipal, nessa quarta-feira (12).

Taxistas e motoristas parceiros participaram em peso de audiência / Foto: Ascom CâmaraTaxistas e motoristas parceiros participaram em peso de audiência / Foto: Ascom Câmara

Divididos até nos assentos do Plenário, taxistas e motoristas parceiros do Uber participaram em peso e discutiram o aplicativo que gera muitas divergências pela novidade e falta de legislação específica. Sincero, o advogado e secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Wagner Oliveira, admitiu que o tema é bastante controverso e gera entendimentos distintos.

“O jurídico da secretaria já iniciou um estudo sobre como proceder com o Uber. Não posso chegar aqui e falar que vamos fazer isso ou aquilo sem um amplo estudo sobre o tema”, revelou o secretário. Ele adiantou que após esse estudo o Executivo fará um Projeto de Lei para regulamentar o transporte na cidade. “Estancar de forma violenta não é o melhor caminho”, ponderou.

Os taxistas já começaram a sentir no bolso a chegada da concorrência e, de acordo com o presidente do sindicato da categoria, Anastácio Tavares, o movimento caiu 70%. O administrador da cooperativa de taxistas, Cooperlagos, Warley Alves, disse que não questiona a legalidade, mas o serviço prestado. Ele lamentou também que a carga tributária pesada para os taxistas e que não é recolhida dos motoristas do Uber.

Foto: Ascom CâmaraFoto: Ascom Câmara

O representante dos motoristas do aplicativo, Lucas Viana, disse que o Uber traz um serviço de qualidade para a população com preço justo. “Quando tem concorrência há uma melhora na prestação do serviço” e completou: “Ficou claro hoje que o Uber não é ilegal. Está tramitando a regulamentação no Senado. Como não existe legislação, então não pode proibir”, defende. 

O vereador Rodrigo Braga (PV) foi quem presidiu a sessão e montou, atendendo sugestão do vereador Fabrício Nascimento (PRB), uma comissão que vai acompanhar o estudo que está em andamento pela Seltrans. Representando a Câmara compõem o grupo de trabalho Euro Andrade (PP), Rodrigo Braga (PV), Fabrício Nascimento, Renato Gomes (PV), Milton Martins (PSC), Zé do União (PSL) e Marli Luquinha (PSC). Farão parte ainda, do Executivo, o secretário Wagner e, das partes envolvidas, Lucas Viana e Anastácio Tavares.

Para o presidente da sessão, a Audiência cumpriu o seu papel. “Agora a comissão montada vai acompanhar a sequência dos trabalhos e o estudo feito pela secretaria para que o aplicativo possa ser regulamentado”, concluiu Rodrigo Braga.


Da Redação com Ascom Câmara



Publicidade
Publicidade

Comentários   

Zé das Couves
+1 #5 Zé das Couves 20-07-2017 13:54
O problema dessa luta Taxistas x "Uberistas" é o mesmo sempre e em toda cidade: os verdadeiros donos das placas dos táxis são grandes empresários e políticos. Portanto, não querem nenhum tipo de concorrência. Porém, concordo que os serviços dos taxistas são ruins.
Citar
CINTIA SOUSA
+7 #4 CINTIA SOUSA 14-07-2017 12:16
Eu faço uso do Uber,e super índico, preço acessíveis, praticidade, qualidade no atendimento.... carros limpos e motoristas educados....Ube r veio pra ficar,eu apoio..... atendimento diferenciado ....e a nossa cidade merece um transporte assim.....sem transtornos...d e alta qualidade..
Citar
Caroll
+6 #3 Caroll 14-07-2017 12:09
O serviço é excelente,um preço Justo, atendimento
diferenciado,eu uso e indico, são motorista são muito educados...o carro está sempre limpo....gosto muito do serviço deles,eu apoio
Citar
Júnior
+8 #2 Júnior 13-07-2017 23:40
Serviço do Uber é atraente não só pelo valor, mas pela educação e gentileza dos motoristas. São veículos limpos e higienizador.
Nossa cidade merece ter um transporte de qualidade, aliado ao um preço justo. Coisas boas como o Uber deve permanecer.
Citar
Camylle
+7 #1 Camylle 13-07-2017 12:20
Acontece que não e serviço do taxi que é ruim, é o serviço da cooperativa. Além
Do atendimento do uber ser diferenciado, sempre sabemos o percurso do carro e quanto vamos pagar. Taxi não dá mais pra chamar pela cooperativa se eu tiver atrasada para um compromisso, pela falará de pontualidade. Que os taxistas dizem que não são os responsáveis pela chamadas que demoram já que eles afirmam que chegam rápido.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar