Menu

Comitiva vai até Betim para reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Com o objetivo de criar mecanismos para ampliar a segurança pública na cidade, uma comitiva, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo, saiu de Sete Lagoas com destino a Betim.

Foto: Ascom Vereador Caramelo Foto: Ascom Vereador Caramelo

Na cidade, o vereador e os componentes do Conselho Municipal de Defesa Social de Sete Lagoas (Comdessel) acompanharam a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, GGIM, ligado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “O decreto para a instalação do GGIM em Sete Lagoas já foi publicado, agora queremos trabalhar o funcionamento do gabinete para que ele seja realmente efetivo”, justifica Caramelo.

O secretário de Segurança Pública de Betim, Júlio César de Paula, foi quem presidiu a sessão, que discutiu a implantação do Centro Integrado de Aplicação de Penalidades e Medidas Socioeducativas (CIA) na cidade. Ele explicou que o GGIM é composto por todos os atores que podem cooperar na área de segurança pública, incluindo os poderes executivo, legislativo e judiciário. As reuniões são mensais e o assunto é discutido até esgotamento do tema. “As pautas são sempre definidas nas reuniões anteriores e hoje temos um problema grande envolvendo o menor, por isso, resolvemos começar por esse assunto”, explica.

Para o secretário, ainda há muito o que melhorar nas ações do GGIM de Betim, mas, segundo Júlio, os encaminhamentos estão acontecendo. “O GGIM traz organização, pois os atores envolvidos nas questões se reúnem e trocam informações”, afirma. Para o presidente da Câmara, a visita a Betim trouxe novas informações para a futura instalação do Gabinete na cidade. Caramelo é autor do requerimento para a realização de Audiência Pública sobre o assunto, no dia 23 de agosto, às 19h. “Foi de muita valia, pois vimos a organização e a participação das pessoas, como a presença da juíza da Vara de Infância da cidade. Estamos montando uma união de forças para garantir uma cidade com maior segurança”, afirma.

A presidente do Comdessel, Graça Almeida, achou interessante a reunião do GGIM e ressaltou que o conselho tem feito o trabalho de melhorar a segurança pública em Sete Lagoas. Conforme Graça, a maioria das 19 instituições que compõem o Comdessel fará parte do GGIM. “Sete Lagoas só tem a ganhar com mais uma força atuando em prol da segurança pública”, garante.


Com Ascom Vereador Caramelo



Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar