Logo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, SAAE e Fumep encerram Audiência sobre LDO

Depois de cinco dias de muito trabalho terminou, nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal, a Audiência Pública que tratou da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Fumep foram os últimos órgãos do Executivo a apresentarem as metas e prioridades do ano que vem para a Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária e de Tomada de Contas (CFFOTC).

Foto: Ascom CMSLFoto: Ascom CMSL

Bruno Violante abriu a sessão e detalhou vários programas da pasta como a manutenção do Centro de Apoio ao Turista (CAT). A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está voltada também para o Incentivo ao desenvolvimento econômico e social. Outra prioridade é instruir pequenas e médias empresas da cidade para que participem de licitações que aconteçam no município. Evoluir mais nesse sentido para que o “dinheiro que circula aqui fique aqui”, avalia.

A Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP) foi representada pela diretora Cláudia Dias que, de forma breve, falou da importância do órgão que é responsável pela gestão da Escola Técnica, que oferece dez cursos, e o Cramam. “A gente tem hoje cerca de três mil pessoas assistidas por essas instituições”, disse. A principal meta apresentada é manter os programas existentes para que a prestação do serviço seja continuada.

Os vereadores presentes se impressionaram com o número apresentado. Gislene (PSD) prometeu acompanhar de forma próxima o trabalho desenvolvido. “Vamos avaliar com tranquilidade para a possibilidade emendas”, o prazo limite é 2 de julho. E Gonzaga (PSL) teve esclarecida a dúvida se o município é o responsável por arcar com 100% dos custos da Fundação. “O recurso é todo do município, sim”, reforçou Cláudia.

Técnicos do SAAE encerraram os trabalhos com a apresentação das metas e prioridades da autarquia para o próximo ano. A engenheira Nuna de Oliveira, o gerente Aislam Dias e o diretor financeiro, Arnaldo Ribeiro, dividiram os trabalhos. A principal meta do SAAE, de acordo com Nuna, é a construção de um reservatório de água nas proximidades do Monte da Oração que vai comportar 10 milhões de litros.

A obra, que gira em torno de R$ 4 milhões, será erguida com recurso próprio e através de contrapartidas. Com possíveis paralisações na Estação de Tratamento Água (ETA) o reservatório manteria o abastecimento da cidade que hoje depende em 40% do Rio das Velhas. O trabalho está na fase de planejamento e captação de recursos.

O presidente da sessão, Milton Martins (PSC), avaliou de forma muito positiva a Audiência. “Foi demonstrado um planejamento realista dentro da condição de queda da receita dos últimos anos”. O vereador, porém, repetiu o que já havia dito ao longo da semana que é “preciso um corte de 20% na folha” para que haja um equilíbrio nas contas.

Com CMSL



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks