Logo

Vereadores ouvem secretários e homenageiam jovem escritora da cidade

A Câmara Municipal homenageou a jovem escritora setelagoana Jéssica Aparecida Ribeiro que lançou seu primeiro livro recentemente. Fabrício Nascimento (PRB) foi o autor da Moção entregue a escritora durante Reunião Especial realizada na quinta-feira (28). No encontro a Emater apresentou seu relatório de atividades do ano de 2017 e os secretários de Assistência Social, Paulo França, e Educação, Nires da Silva, esclareceram algumas situações atendendo a requerimentos.

Foto: Divulgação Câmara Municipal de Sete Lagoas Foto: Divulgação Câmara Municipal de Sete Lagoas

O engenheiro agrônomo, Franck Oliveira, prestou contas das atividades realizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) no munício. A estimativa apresentada pelo técnico de que a cada R$ 1 investido na empresa R$ 7 são revertidos ao município através de benefícios chamou a atenção dos presentes.

Para Caramelo (PRB) foram “Importantes os esclarecimentos e empresas como a Emater deveriam ser mais valorizadas”. O vereador Gonzaga (PSL) parabenizou Franck pelo trabalho e completou que “para quem presta o trabalha devia ser mais bem estruturada”. Milton Martins se colocou à disposição para contribuir no que for possível e lamentou o imbróglio acontecido no último ano entre o município e a empresa para assinatura de convênio entre as partes.

Secretaria de Assistência Social

Renato Gomes foi autor do requerimento para a presença do secretário Paulo França. O enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes foi a motivação para a convocação. O gestor falou das campanhas realizadas pelo Executivo para coibir os atos e lamentou que, “infelizmente há um número crescente de abuso sexual contra criança e adolescentes”.

O secretário detalhou várias ações que o município vem desenvolvendo “para enfrentar os problemas de frente”. Dados abriram os olhos de todos para a importância do debate sobre o tema. Apenas no primeiro semestre deste ano foram registrados no município “dois casos de alienação parental, um de bullyng, três notificações de jovens em envolvimento com drogas, 25 casos de trabalho infantil, outros 26 envolvendo negligência e abandono e o que é mais assustador para mim; 27 casos de violência sexual”, apresentou o secretário.

Depois da apresentação o vereador Milton Martins destacou a conscientização com a extinção das campanhas publicitárias que promoviam o tabaco. Milton criticou, porém, a divulgação por atletas de bebidas alcoólicas. “São ídolos para os mais jovens. É inconcebível que isso aconteça” opinou sem esconder sua preocupação com as drogas lícitas “que é onde tudo começa”.

Para a vereadora Gislene Inocência (PSD), “vivemos uma sociedade doente, completamente doente”, reforçou depois de ouvir do secretário que os principais autores de abusos são pessoas próximas às famílias e até parentes. “É uma pessoa totalmente doente. Estamos perdendo todos os valores”, sentenciou. A vereadora cobrou mais prevenção “e pensar também no tratamento e reinserção”.

O alerta do vereador Rodrigo Braga (PV) foi em cima das “estatísticas que são mínimas perto do que acontece realmente”. Rodrigo, em tom de crítica, citou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) “que dá direitos, mas não fala em deveres” o parlamentar defende também um trabalho efetivo de prevenção.

Ismael Soares (PP) parabenizou o secretário, assim como Gonzaga (PSL). Pr. Alcides (PP) acrescentou e chamou de fator nocivo campanhas com artistas e ou jogadores que futebol que induzem crianças ao uso de álcool. “É um grande desserviço que a mídia presta nesse sentido”.

Secretaria de Educação

Encerrando as presenças, a secretária de Educação, Nires da Silva, atendeu a Requerimento do vereador Pr. Alcides para falar sobre a construção de creches, bem como a merenda escolar oferecida nas instituições de ensino do município. O vereador apresentou várias fotos de creches em construção e algumas com obras paralisadas e que já foram depredadas por vândalos.

Foto: Divulgação Câmara Municipal de Sete Lagoas Foto: Divulgação Câmara Municipal de Sete Lagoas

A responsável pela pasta lamentou que os problemas venham “se arrastando por um bom temo. Já pedimos aos nossos parceiros engenheiros da secretaria de Obras para resolver a questão”. Empresas vencedoras de licitações para executarem os serviços abandonaram os canteiros. Apenas nos bairros Iporanga, Dona Dora e CDI II os serviços avançaram. O subsecretário Gutemberg Silva afirmou que todo o trabalho foi inventariado para respaldar o Executivo na busca pela retomada dos trabalhos.

Diante da importância e complexidade da pasta vários assuntos foram abordados como limite prudencial da folha de pagamento do Executivo e alvarás para funcionamento de novas unidades de educação, como na escola Professor Galvão que está em processo de adequação. “Estamos tentando regularizar situações que estão aí a mais de 30 anos”, disse Gutemberg.

Os vereadores Milton Martins e Gislene, cobraram o pagamento da hora atividade para os profissionais da educação do município. A secretária admitiu que a situação “está caminhando no município, ainda não é realidade”, lamentou. “É preciso preparar esse ano para fazer ano que vem”, reforçou a vereadora.

Sobre a construção de novas unidade para o pró-infância, maior déficit do município hoje, Gilson Liboreiro questionou sobre recursos e a resposta dada por Gutemberg foi que algumas unidades serão erguidas como recursos próprios. “Para outras temos que captar com o “Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.

Na conclusão dos trabalhos a secretária pediu uma reunião mais ampla para discutir os problemas da educação que possui uma pauta extensa. “Com certeza debateremos. E temos também a Audiência Pública. A iniciativa é oportunizar a secretária para esclarecer os fatos com realmente são”, disse Pr. Alcides.

Caramelo confirmou a realização de uma futura sessão para outros esclarecimentos. Renato Gomes, da Comissão permanente de Educação, prometeu acompanhar de perto todas as situações.

Com Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks