Presidente da Câmara Municipal apresenta economia de gastos no Legislativo
O presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Claudio Nacif apresentou um levantamento de redução de contas referente a verba indenizatória na tarde desta terça-feira (19). Essa redução já vinha sendo discutida pela mesa diretora na gestão passada e questionada pelo Tribunal de Contas, pelo Ministério Público e pela população sobre os gastos mensais dos vereadores.
De acordo com Claudio Nacif (Caramelo), na lista de prestação de gastos, os custos de consumo de gasolina, locação de carros, materiais de escritório e água mineral foram levantados por cada gabinete existente, no caso 17.
Cada gabinete tem em média R$ 2.300 mensais para despesas com gasolina, R$ 3.000 em locação de veículos, R$ 400 com materiais de escritórios e R$ 300 para água mineral.
Na resolução anterior, o vereador podia alugar quantos carros fossem necessários para as atividades parlamentares. Hoje, com a nova resolução (nº 1145), 32 carros foram ofertados. Quinze vereadores solicitaram dois carros; um para o vereador e um para o gabinete, e apenas dois vereadores optaram por uma locação de veículo.
No que se refere ao combustível, cada representante da Câmara tem o direito a um tanque (50 litros para cada carro) por semana, totalizando 200 litros. Já o galão de água mineral de 20 litros, com um custo individual de R$ 7 poderá ser solicitado apenas 10 unidades por mês. “A nossa proposta é ganhar mais transparência, aumentar a moralidade e a economia.”, afirma Caramelo.
Entenda a economia:
Antes eram gastos pelos 17 vereadores um valor de R$ 5.100 mil mensal com água mineral. Agora com a nova resolução, o montante do valor atual chega a R$ 1.445 mil totalizando R$ 3.655 mil de economia.
Com o combustível, o valor aproximava de R$ 39.100 mil, com a nova resolução o valor passou para R$ 14.665 mil tendo uma redução de R$ 24.434 mil por mês.
Na locação de automóveis, as despesas eram de R$ 50.148 mil, com a nova resolução, as despesas caíram para R$ 45.444 mil, poupando um quantia de aproximadamente R$ 5.000 mil.
O presidente Claudio Nacif ainda ressaltou que os materiais de escritório ainda serão fornecidos a partir de outubro deste ano. “Até o momento, a casa do legislativo conseguiu uma economia de cerca de R$ 33 mil mensais. Se a gente conseguir manter essa média no ano atingiremos uma marca de R$ 400 mil [economizados] nos cofres públicos”, disse Nacif.
Por Naiara Barbosa