Logo

Enquanto a reforma do Posto Manoa não reinicia, morador de rua apropria do local

O Centro de Saúde Manoa, CSM, localizado na rua Gerânio, n° 381 no bairro do Carmo, foi desapropriado para reformas no dia 25 de agosto deste ano. Os atendimentos passaram a serem feitos junto a Estratégia de Saúde da Família, ESF, na rua Novo Mundo, n° 51, também no Manoa.


Centro de Saúde Manoa, fechado para reformas vira novo esconderijo de maradores de rua / Foto: Alan JunioCentro de Saúde Manoa, fechado para reformas vira novo esconderijo de maradores de rua / Foto: Alan Junio

O novo estabelecimento era destinado apenas ao ESF e ficou pequeno para o atendimento das duas outras unidades, como relata a enfermeira chefe do CSM, Cristina Barbosa. “Estamos trabalhando em um cubículo, sem infraestrutura; um aglomerado de pessoas e pacientes,” reclamou a enfermeira.

Além do ESF, o imóvel abriga agora o CSM e a farmácia e atende aproximadamente 400 pessoas por dia. A varanda da casa é usada para a triagem, preenchimento da ficha de cadastro, para pesar e aferir a pressão arterial. Com a chuva os cuidados com o piso molhado precisam ser redobrados para evitar acidentes.


Local atual de atendimento do CSM, farmácia e ESF / Foto: Alan JunioLocal atual de atendimento do CSM, farmácia e ESF / Foto: Alan Junio

O ESF foi uma conquista para o bairro, iniciou suas atividades no mesmo dia que o CSM mudou para o local, em agosto, e até o momento foram atendidas 1.056 famílias, totalizando 2.666 pessoas. “Ainda há muitas famílias para visitarmos e cadastrarmos, hoje a unidade conta com 11 funcionários”, diz a enfermeira chefe do ESF, Daniela Braz.

Com a desapropriação do CSM, dos 25 funcionários, cinco tiveram que ser recolocados em outras unidades. Dois psicólogos foram para ESF Nossa Senhora das Graças, um técnico de enfermagem e um ginecologista foram para o ESF São Francisco e uma assistente administrativa permaneceu no CSM por causa da internet. Sendo que, esta última fica desprotegida, pois moradores de rua têm tomado conta da entrada do posto de saúde. Além de muita sujeira no local, entulhos e cachorros fazem parte desse contexto.


Atendimento na varanda da unidade / Foto: Alan JunioAtendimento na varanda da unidade / Foto: Alan Junio

Segundo informações passadas pela assessoria da secretaria de Saúde, a reforma já foi iniciada, parte do telhado e da alvenaria já foi consertada e o piso já foi retirado. No momento as obras estão suspensas devido a alguns problemas com a planilha inicial, mas o setor jurídico está solucionando a questão junto à empresa responsável pela reforma. A secretaria informa ainda que o problema com o telefone será solucionado em, no máximo, cinco dias e já foi solicitada também uma providência para a internet.

Apesar de parada, a obra tem prazo de conclusão para o dia 31 de dezembro. Enquanto isso o cidadão e representantes da saúde podem manifestar-se na reunião do Conselho Municipal de Saúde, que será realizada no dia primeiro de dezembro as 19h30 no Edifício Liberdade, no centro. Para mais informações sobre o Conselho ligar para (31) 3771-1033.

Por Tatiane Guimarães



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks