Logo

Ministério da Agricultura determina recolhimento de dez marcas de azeite de oliva; veja quais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tomou uma medida cautelar na sexta-feira, 15 de março, determinando o recolhimento de dez marcas de azeites de oliva extravirgem dos mercados. Essa ação faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani, que revelou um esquema ilícito envolvendo importação, adulteração e distribuição de produtos fraudados.

Foto: depositphotosFoto: depositphotos

As marcas de azeite que devem ser retiradas de circulação por comerciantes, varejistas e atacadistas são as seguintes:

  1. Terra de Óbidos
  2. Serra Morena
  3. De Alcântara
  4. Vincenzo
  5. Az Azeite
  6. Almazara
  7. Escarpas das Oliveiras
  8. Don Alejandro
  9. Mezzano
  10. Uberaba

Após o recolhimento, os fornecedores devem comunicar o Ministério através do canal Fala.BR para que a devida ação fiscal seja realizada e os produtos sejam corretamente destinados. Para os consumidores que adquiriram esses produtos fraudados, o governo orienta a deixar de consumi-los e solicitar a substituição. Além disso, é importante informar ao Ministério da Agricultura o estabelecimento e endereço onde o produto foi adquirido, também pelo canal Fala.BR.

A Operação Getsêmani foi conduzida em março, com a participação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Militar de São Paulo. Durante a operação, foram fechadas indústrias, apreendidos 104.363 litros de azeite de oliva fraudados e diversos tipos de rótulos e embalagens. Esses produtos apresentavam composição desconhecida e condições higiênico-sanitárias impróprias, representando risco à saúde pública e concorrência desleal.

da redação com informações do Estadão

Clique e siga as redes sociais do SeteLagoas.com.br para ficar bem informado: InstagramTwitterThreadsYouTubeTikTok e Facebook

Receba as notícias do SeteLagoas.com.br via Whatsapp AQUI



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks