Logo

Anticoncepcional masculino em Gel mostra 99% de efetividade em testes

O anticoncepcional masculino sem hormônios, conhecido como ADAM, foi criado para impedir a liberação de espermatozoides durante a relação sexual. O produto, originário da empresa de biotecnologia americana Contraline, demonstrou uma efetividade de 99% nos testes clínicos preliminares, segundo os cientistas envolvidos. A expectativa é que este anticoncepcional esteja à venda até 2027.

Foto: PEBMEDFoto: PEBMED

O método de aplicação é parecido com uma vasectomia e leva cerca de 15 minutos. Kevin Eisenfrats, líder da Contraline, compara o gel a um “DIU para homens”, pois espera que o contraceptivo seja duradouro, mas reversível.

Nos experimentos, o contraceptivo foi injetado no ducto deferente dos participantes - o tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo - durante uma consulta médica, após a aplicação de anestesia local.

“Esperamos que nosso primeiro produto seja algo que os homens possam obter a cada um ou dois anos. Claro, faremos ensaios clínicos para provar que é eficaz durante esse período de tempo”, disse Eisenfrats em entrevista à STAT News na última quinta-feira (4/1).

Em uma vasectomia convencional, os ductos deferentes são cortados e selados, impedindo que os espermatozoides se movam dos testículos para a uretra, o canal dentro do pênis. O procedimento da Contraline envolve uma pequena incisão no escroto e a utilização de um injetor manual para aplicar o hidrogel por um cateter conectado aos ductos deferentes. Após a injeção, o cateter é removido, e a incisão cicatriza naturalmente.

José Ricardo Amadio, conselheiro federal de Farmácia pelo Mato Grosso, vê a fórmula como um avanço da farmacologia e das formas farmacêuticas, com a contribuição do farmacêutico. Ele também destaca que a descoberta é uma maneira de reforçar a questão do planejamento familiar.

“Temos que avançar e estimular o uso desse contraceptivo, visto que tem menores reações adversas para o homem, bem como envolve a questão da diminuição do uso dos anticoncepcionais para as mulheres que, às vezes, podem causar tromboembolismo e outras complicações quando ingeridos nas fórmulas orais.”

Todos os participantes continuaram a ter ejaculações, mas a contagem de espermatozoides caiu de 99 a 100% apenas um mês após o procedimento, mostrando que o método de contracepção foi eficaz na prevenção da saída dos espermatozoides do corpo. Nenhum evento adverso foi relatado nas semanas seguintes ao procedimento.

da redação com informações do Conselho Federal de Farmácia

[module 1330]}



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks