Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Reta final de clássicos na Copa Eldorado

A 23ª edição da Copa Eldorado / Faculdades Promove chega a reta final com perspectiva de grandes jogos, campos lotados e nervos à flor da pele. Após vários finais de semana e 42 partidas disputadas, o torneio chega á fase semifinal com dois grandes clássicos previstos para o próximo domingo: Ideal x Industrial e River/Neco Tábuas x Montreal são os únicos remanescentes de uma competição que começou no dia 11 de dezembro, com vinte participantes.

Dos quatro semifinalistas, somente Ideal e River já sentiram o “gostinho” de terem conquistado o título do principal campeonato amador do interior de Minas Gerais. Os resultados da fase de quartas-de-final foram os seguintes (todos os jogos foram realizados no Campo do Serrinha):

Sábado:
Ideal 2 x 1 Borussia / Bazar Esporte
Montreal 2 x 0 Máfia Azul

Domingo:
Industrial 1 x 1 Corinthians (nos pênaltis, 4 x 3 para o Industrial)
River / Neco Tabuas 2 x 0 Cooperseltta / Bar do Maurinho

Os jogos decisivos, como reza a tradição, serão disputados no Campo do Serrinha (Bairro do Carmo), sendo que a finalíssima e a decisão do terceiro lugar estão confirmadas para o dia 1º de fevereiro (um domingo pela manhã).

Copa Eldorado / Foto Dênio MoreiraCopa Eldorado / Foto Dênio Moreira

Como de costume, todos os jogos da Copa Eldorado estão sendo transmitidos ao vivo pela Rádio Eldorado AM 1.300 KHZ e também pela internet (www.eldorado1300.com.br). A cobertura também será ampliada para vários veículos parceiros, como o Jornal Hoje Cidade, Portal Sete, Jornal Notícia, Jornal Sete Dias, Jornal Boca do Povo, Site Sete Lagoas e TV Sete Lagoas, dentre outros.

Diariamente, os ouvintes e internautas também podem acompanhar o completo noticiário esportivo nos programas Tempo Esportivo (11:10 às 12:00) e Eldorado nos Esportes (17:00 às 18:00). Ao todo, a 23ª edição da Copa Eldorado vai distribuir mais de R$ 6.000,00 em prêmios (troféus, medalhas, brindes e dinheiro). Os troféus são personalizados e estão sendo cedidos pelo Bazar Esporte, que também pretende agraciar com prêmios especiais, o goleiro menos vazado e o principal artilheiro do certame.

Eldorado, para que tal situação não se repita.

O campeão da Copa Eldorado tem presença garantida na Supercopa Sete Lagoas, que envolverá também o vencedor da Copa Sete Lagoas, numa melhor de dois jogos, possivelmente na Arena do Jacaré. O torneio deverá acontecer em meados de março, ou no mais tardar, no início de abril. O campeão dessa Supercopa será o representante da cidade na Copa Amav, que tem início previsto para o segundo semestre de 2015.

Os principais artilheiros da Copa Eldorado, após a fase de quartas-de-final, são:

GOLS

JOGADOR

EQUIPE

7

Jonathan

Montreal

4

Leozinho

Borussia/Bazar Esporte

3

Juninho

Ideal

3

Juninho ET

Ideal

3

Paulo Marcelo

Ideal

3

Yan

Industrial

3

Marcio Baiano

Máfia Azul

3

Marcio Heleno

River/Neco Tábuas

3

Mateus

Santa Helena/Minas EPI’s












Cruzeiro muda o perfil e sonha com o Japão

Pra sacramentar o sonho de ser campeão da Copa Libertadores da América pela terceira vez na história, o Cruzeiro está mudando, um pouco, o perfil do elenco profissional para 2015.Um bom exemplo disso é a chegada de atletas com experiência internacional.

Mesmo sem ter vaga garantida no time do Cruzeiro, o colombiano Riascos foi contratado e assinou vínculo por três temporadas. No setor ofensivo do Cruzeiro, Marcelo Oliveira ainda conta com outro jogador experiente em termos de competições internacionais. Leandro Damião conquistou a América com o Internacional em 2010 e agora volta para tentar suprir a ausência de Marcelo Moreno e do reserva, Borges.

Inesquecível em Minas Gerais, Riascos teve seu auge em 2013, quando jogava pelo Tijuana, do México. Foi na mesma época que o jogador enfrentou o Atlético pelas quartas de final da Copa Libertadores e perdeu o pênalti defendido por Victor, já nos acréscimos do jogo no Independência. O empate com sabor de vitória no Horto foi fundamental para o time mineiro ganhar ainda mais força no torneio, que seria concretizado com o título no meio do ano.

Outro estrangeiro que teve a sua contratação confirmada é o uruguaio De Arrascaeta, que se destacou em 2013 com a camisa do Defensor, do país vizinho. Esse vem para tentar suprir a saída de Ricardo Goulart, negociado com o futebol chinês.

Embora nem todos concordem, as disputas de campeonatos de regularidade, como o Brasileirão e de torneios eliminatórios, como Libertadores e Copa do Brasil, possuem suas peculiaridades e há que se adaptar a cada uma delas, com suas características específicas de disputa.

Pensando em conquistar a América e disputar o Mundial de Clubes (em 2015, no Japão), o Cruzeiro busca alternativas no mercado do continente americano. A idéia é boa e pode dar certo, sobretudo na Copa Libertadores da América, em que o imponderável está sempre presente.

Falta a referência

O técnico Levir Culpi segue comandando inúmeros treinamentos durante o período de pré-temporada do Atlético. O técnico tem repetido a time titular a cada atividade e jogo-treino. A base é composta por: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete e Rafael Carioca; Dátolo, Maicosuel (Carlos), Luan e Lucas Pratto.

Em linhas gerais, o time reserva tem treinado com Giovanni; Patric, Jesiel, Edcarlos e Emerson Conceição; Pierre, Lucas Cândido, Giovanni Augusto, Marion, Cesinha e André. Também têm sido aproveitados: Eron, Tiago, Emerson e Pedro Botelho; Serginho, Josué e Danilo Pires; Carlos, Dodô e Jô.

Guilherme continua fazendo reforço muscular e pode ter o contrato renovado nos próximos dias, principalmente agora, que Diego Tardelli deixou o clube. Que o grupo é competitivo, ninguém discute e que Levir sabe trabalhar, todo mundo está cansado de saber.

Contudo, sem Ronaldinho Gaúcho, que foi para o futebol mexicano e agora Diego Tardelli, transferido para o futebol chinês, o Atlético ficou sem referência, algum atleta que se identifique de maneira especial com o torcedor, que chame a responsabilidade para si e que faça a função de comandante do grupo. Em síntese, falta alguém para o torcedor chamar de ídolo.

Preocupado com isso, o novo presidente, Daniel Nepomuceno, assinala com a contratação de mais um homem para o setor ofensivo. Levir Culpi prefere o grupo que tem em mãos, sem novos investimentos, com a garantia de que outros atrasos salariais não ocorreram em 2015. Daniel já deixou claro que quer as duas coisas.

Melhor assim, porque toda torcida precisa de uma referência dentro de campo, alguém pra chamar de ídolo o tempo todo!

É pra valer

Parece que agora a coisa vai mesmo sair do papel! A regra do fair play financeiro, já adotada pela Uefa, deve entrar em rigor no Brasil em breve. Semana passada, a CBF anunciou a mudança no regulamento geral de competições e, no novo texto, prevê a possibilidade de adotar essa medida.

Mas, de acordo com Reynaldo Buzzoni, diretor de registro e transferências, a entidade só deve adotar a medida após a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que ainda está em tramitação no Congresso.

Segundo ele, a CBF quer transparência dos clubes e vai cobrar isso, fiscalizando questões de transferências e econômicas . Tal medida poderá ajudar os clubes a se reorganizarem financeiramente. O diretor lembrou ainda que a Fifa proibiu a participação de investidores na compra de direitos econômicos de jogadores.

A Uefa já adota o fair play financeiro há algum tempo. Só em 2014, a entidade européia puniu quatro clubes: Bursaspor (Turquia), Erkanas (Lituânia), Cluj e Astra Giurgiu (ambos da Romênia) estão proibidos de disputar a Liga dos Campeões e a Liga Europa por dois a quatro anos.

Se essa moda pega no Brasil, teremos uma verdadeira revolução no futebol nacional, com risco enorme de punições severas a grandes clubes do país. Vamos aguardar!



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.

 

 

 

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos