Menu

Coluna / Tempo Esportivo / É preciso rever

Após algumas derrotas no início da temporada, incluindo formações com o time titular e reserva, uma certa desconfiança passou a rondar o grupo atleticano para a sequência da temporada 2015. Apesar disso, o técnico Levir Culpi não tem se mostrado preocupado com o futuro do Atlético. Ainda bastante confiante no elenco que tem em mãos, o treinador descartou a chegada de reforços, pelo menos por agora, e segue apostando na sequência de jogos para a retomada do ritmo da equipe que conquistou a Copa do Brasil, em novembro do ano passado.


Técnico Levir Culpi / Foto: espn.uol.com.brTécnico Levir Culpi / Foto: espn.uol.com.br

Mais do que os resultados adversos, a postura do Atlético diante de Colo-Colo e América, especialmente, preocuparam a torcida e chamam a atenção da imprensa. Preocupação compartilhada pelo treinador, que atribuiu à falta de espírito as duas derrotas.

As primeiras derrotas de 2015 ocorreram justamente no momento em que o Atlético precisou provar a força que tem no elenco. Do time considerado o 'ideal', quatro jogadores estavam ausentes da partida no Chile, o lateral direito Marcos Rocha, o lateral esquerdo, e os atacantes Lucas Pratto e Carlos, esse último sacado da equipe por opção de Levir, por causa do comportamento fora do campo.

Já contra o América foi a vez de usar um time praticamente todo de reservas. Victor e Carlos foram os únicos titulares que entraram em campo.

Nunca é tarde para rever conceitos, mudar pensamentos e buscar novas soluções para problemas que surgem, inesperadamente. Um erro na avaliação do elenco poderá custar caro para o Atlético, deixando o time menos competitivo do que se imaginou no início. Ainda dá tempo de corrigir!

Não vai deixar saudades

Ausente da lista de inscritos do Cruzeiro para a disputa da fase de grupos da Taça Libertadores da América, o armador Júlio Baptista será submetido a um procedimento cirúrgico nesta semana, em Barcelona, na Espanha, para corrigir uma lesão na cartilagem do joelho direito.

A recuperação do apoiador será iniciada na cidade espanhola. No país europeu, ele fará 15 dias de fisioterapia sob acompanhamento do doutor responsável por sua operação. Posteriormente, ele retorna ao Brasil e termina o tratamento na Toca da Raposa II.

Em princípio, a ausência entre os inscritos do Cruzeiro para a disputa do torneio continental é devido à contusão sofrida no joelho. Contudo, Júlio Baptista tem contrato com o Cruzeiro até o fim de agosto.

O tempo de recuperação não é divulgado pelo departamento médico. A expectativa é que tudo seja revelado pelos membros do setor nos próximos dias, mas a julgar pelo restante do contrato que o jogador tem com o clube, pelo tempo de recuperação da cirurgia e principalmente, pela baixíssima produtividade do atleta ao longo desses quase três anos, a tendência natural é de que ele não vista mais a camisa estrelada.

Vai começar do jeito que terminou

Depois de vários dias de treinos, em Jerez de la Frontera e na Catalunha, em Barcelona, já surgiram elementos que permitem supor, com alguma base, embora sem nenhuma certeza, qual o estágio de cada equipe nessa fase da preparação para o campeonato de Fórmula I que irá começar dia 15 de março, na Austrália.

Já é possível afirmar, no que diz respeito à ordem de forças da F-1 que: O modelo W06 da Mercedes, do campeão do mundo, Lewis Hamilton, e do vice, Nico Rosberg, não terá adversários no início da temporada, ao menos em condições normais. Ainda que os treinos sejam apenas indicativos, nem sempre seguros do que vai acontecer na competição, um dado sugere ser não apenas revelador, mas conclusivo a respeito da maior velocidade, constância e até confiabilidade do W06 da Mercedes.

Williams e RBR deverão travar o duelo para ver quem será a segunda escuderia da Fórmula I, pelo menos nas primeiros provas. Já Ferrari e Maclaren seguem como grandes incógnitas e ainda não forneceram subsídios suficientes para qualquer análise no que tange ao grau de competitividade.

Para os amantes da velocidade, pelo andar da carruagem, pelo menos num primeiro momento, provavelmente, é lógico dizer que tudo vai seguir o mesmo caminho da temporada passada.



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos