Menu

Coluna / tempo Esportivo / Concorrência cresce e elenco sofrerá novas mudanças

A forte concorrência no setor ofensivo do Cruzeiro começa a fazer suas primeiras vítimas. Pouco utilizado no primeiro semestre desde que chegou ao clube, o atacante Douglas Coutinho não deverá terminar seu contrato de empréstimo, que vai até o final do ano.  

Emprestado pelo Atlético-PR até dezembro deste ano, Coutinho foi envolvido na negociação que levou Paulo André para o Paraná, também por empréstimo. Apesar de ser cria do próprio Cruzeiro, o atacante não conseguiu se firmar nas poucas chances que ganhou em seu retorno, seja com o técnico Deivid ou com o português Paulo Bento. 

Jogador celeste Douglas Coutinho / Foto: Super Esportes Jogador celeste Douglas Coutinho / Foto: Super Esportes

Das 30 partidas oficiais disputadas pelo clube até o momento, Coutinho atuou por 13 vezes e marcou quatro gols, mas começou a maioria dos compromissos no banco de reservas. 

Além de Willian e Rafael Silva, primeiras opções para o ataque desde o início do ano, Coutinho perdeu ainda mais espaço depois da chegada de Riascos. Se a situação já era ruim, o cenário futuro não seria nada animador e diminuiria ainda mais as chances do jogador em atuar, já que na semana passada o brasileiro Rafael Sóbis e o argentino Ramón Ábila desembarcam em Belo Horizonte e passam a reforçar ainda mais as opções de frente do time. 

Por falar em ataque, com os dois gols anotados no último sábado (25), Willian chegou a 25 tentos pelo Cruzeiro no novo Mineirão. O atacante é o artilheiro do estádio desde que o Gigante da Pampulha foi reaberto após as reformas. 

Além da artilharia e dos três pontos, a vitória contra o Palmeiras ainda foi a primeira do Cruzeiro dentro de casa no Brasileirão. De quebra, foi a primeira vez que o time emplacou duas vitórias seguidas no campeonato. Sinal de novos tempos! 

Tempo Esportivo 

Duas semanas atrás o Atlético perdeu para o Internacional por 2 a 0, no Beira-Rio, no encerramento da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma série de sete partidas sem vitórias, a equipe seguia dentro da zona do rebaixamento, com apenas sete pontos, na 18ª colocação, bastante longe dos líderes da competição e o técnico recém-chegado, Marcelo Oliveira, já sofria com as primeiras críticas da torcida e opinião pública. 

Coelho perdeu pelo placar de 1 a 0 para o Atlético dentro do Horto / Foto: Globoesporte Coelho perdeu pelo placar de 1 a 0 para o Atlético dentro do Horto / Foto: Globoesporte

Algoz daquela noite, o Inter estava na primeira posição, com 19 pontos, 12 a mais do que o Atlético. Já o Santos completava o G4 com 13 pontos, portanto, seis a mais do que o Galo. Naquele momento, a aposta da comissão técnica e dos jogadores era na sequência de jogos em Belo Horizonte. Quatro partidas diante da torcida, sendo uma como visitante contra o América, para mudar a situação. 

A meta traçada foi única: Conseguir 100% de aproveitamento contra Ponte Preta, Corinthians, América e Botafogo. Passadas mais três rodadas, vieram três triunfos consecutivos. Junto com demais resultados, a motivação atleticana ficou ainda maior e as perspectivas dentro do campeonato também. 

Após a 11ª rodada, ao alcançar 16 pontos, o Atlético já não olha mais para a zona de rebaixamento, mas sim para o G4. A distância que chegou a ser de seis pontos caiu para três. 

O líder não é mais o Internacional, é o Palmeiras. E a distância que foi de 12 pontos é somente de seis. Motivos mais do que suficientes para fazer o atleticano querer mais. A confiança após três vitórias não é apenas dos jogadores, mas também dos torcedores. 

A decisão da diretoria de transferir alguns jogos do Estádio Independência para o Mineirão também foi outro fator que contribuiu para o aumento da presença de público nos jogos da equipe em Belo Horizonte. Com quase um terço do campeonato já realizado, a grande pergunta neste momento passa a ser sobre o futuro do clube em 2016. Até onde o Atlético de Marcelo Oliveira, agora mais equilibrado e reforçado, poderá chegar numa temporada que já parecia praticamente perdida? 

Sete Lagoas participa, com sucesso, da etapa de Pitangui do Jemg 

Respaldada por grandes resultados na etapa anterior, a equipe de Sete Lagoas disputou o Jemg em Pitangui e, mais uma vez, conquistou várias medalhas. 

A abertura oficial da Etapa de Pitangui dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2016 ocorreu na terça-feira (21) da semana passada. A solenidade foi realizada no Estádio Homero Silva (Campo do PEC). Delegações de mais de 50 municípios estiveram presentes, naquela que já pode ser considerada como uma das maiores competições de esportes estudantis do estado. 

O Secretário Municipal de Esportes, Alex Fabiane, acompanhou a equipe de Sete Lagoas em mais uma etapa do JEMG / Foto: Divulgação O Secretário Municipal de Esportes, Alex Fabiane, acompanhou a equipe de Sete Lagoas em mais uma etapa do JEMG / Foto: Divulgação

Cerca de 2.000 atletas estiveram envolvidos na disputa, sendo que a cidade de Pitangui acolheu no último final de semana mais de 5.000 pessoas entre delegações e visitantes. 
A equipe de Sete Lagoas conseguiu a manutenção de ótimos resultados conquistados em edições anteriores na maioria das modalidades esportivas, tanto masculinas quanto femininas. 

Os principais destaques foram: Basquete Masculino Módulo I (E. E. Professor Rousset) foi vice-campeão, perdendo a final para Nova Lima. Handbol Masculino Módulo II (E. E. EditeFurst) foi vice-campeão, perdendo a decisão para Abaeté. 

No xadrez, o aluno Cláudio Alves, da Escola Estadual Eponina Soares dos Santos terminou em 5º lugar, numa disputa que envolveu 30 atletas. O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Alex Fabiane, compareceu à cerimônia de abertura dos jogos, representando também o Prefeito Márcio Reinaldo. 

Os Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2016 são o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, onde participam as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio. 

Nesta etapa regional, Pitangui recebeu alunos-atletas das modalidades de basquete, futsal, handebol, peteca, vôlei, vôlei de praia e xadrez. 

Ao todo, foram 316 jogos em cinco dias de competição, envolvendo 150 escolas de 51 municípios. Os municípios participantes foram: Abaeté, Arcos, Belo Vale, Betim, Biquinhas, Bom Despacho, Caetanópolis, Carmo do Cajuru, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Diogo de Vasconcelos, Divinópolis, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Florestal, Funilândia, Ibirité, Itabirito, Itatiaiuçu, Itaúna, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Luz, Maravilhas, Mariana, Martinho Campos, Mateus Leme, Nova Lima, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Ouro Preto, Pará de Minas, Paraopeba, Piranga, Pompéu, Quartel Geral, Ribeirão das Neves, Rio Espera, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sete Lagoas e Vespasiano.

Vale lembrar que, por ocasião da Etapa Microrregional do Jemg 2016, realizada em Pompeu, entre os dias 11 e 17 de abril, as equipes de Sete Lagoas tiveram excelente desempenho e conquistaram nada mais, nada menos, do que seis vagas para a Etapa Regional que aconteceu em Pitangui. 

A cidade foi campeã nas seguintes modalidades: Basquete masculino I ( E.E Professor Rousset), Basquete masculino II ( E.E Professor Rousset), Futsal Feminino I ( E.E Professor Rousset), Futsal masculino II ( E.E. Eponina Soares dos Santos), Handebol Feminino I ( Colégio Franciscano Regina Pacis) e Handebol Masculino II ( E. E. Edite Furst).Bronze (E. E. Eponina Soares dos Santos). 

Pista de skate da Boa Vista será reinaugurada em breve 

Após algumas reuniões e ajustes entre membros da Secretaria Municipalde Esportes e Lazer e representantes de um grupo de praticantes do Skate em Sete Lagoas, os trabalhos para a recuperação da pista existente no Parque Náutico Boa Vista estão a todo vapor e deverão ser finalizados nas próximas semanas. 

Após anos, a pista de skate do Parque Náutico da Boa Vista está sendo inteiramente reformada / Foto: Divulgação Após anos, a pista de skate do Parque Náutico da Boa Vista está sendo inteiramente reformada / Foto: Divulgação

A pista, construída na década de 1980, jamais foi reformada ao longo dessas três décadas. Com o passar dos anos, o sistema que cuida da operacionalização da bomba, através de energia elétrica, foi danificado, impedindo assim, que a água fosse escoada a cada período chuvoso. Tal acúmulo de água num terreno predominantemente oval propiciou a formação do aterro e, consequentemente, tornou inviável a utilização da pista de skate. 

Os serviços de desaterro e nivelamento, estão sendo realizados com máquinas e materiais cedidos pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e a capacitação técnica e mão-de-obra foram disponibilizadas pelo grupo praticante de skate na cidade. Uma parceria que culminou com a resolução de um problema antigo! 

De acordo com Fábio Ferreira, um dos componentes do grupo, o momento é de extrema felicidade: “Ando de skate desde a década de 90 e esperava por essa obra há muitos anos. Felizmente estamos recebendo o apoio e vamos recuperar o nosso único local de prática de skate em Sete Lagoas e por isso, essa retomada é muito significante para todos nós”, explicou. 

Sobre a modalidade esportiva, Fábio teceu relevantes comentários: “O skate, hoje, é a segunda modalidade mais praticada no mundo. É um esporte que não se norteia somente pela conquista de resultados, mas também por apresentações e exibições com alta exigência de manobras arrojadas. Em relação ao ranking de Minas Gerais, no que tange aos aspectos de competição, Sete Lagoas está em primeiro lugar”, explicou. 

Para Fábio Ferreira, o skate ainda pode crescer muito na cidade: “Acredito que, caminhando juntos, atletas, Secretaria de Esportes e iniciativa privada, temos tudo para melhorar o nosso rendimento de forma contínua. Também vamos desenvolver projetos sociais, pois o skate tem essa capacidade. Inclusive, o primeiro desses projetos será implantado no CEU do bairro Jardim dos Pequis, já nos próximos meses”, concluiu.





Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos