Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Números desafiam o Atlético

Uma vitória surpreendente e que pode mudar os rumos do Atlético na temporada 2016, que até o momento tem sido desastrosa! Assim foi considerado o triunfo sobre o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

A boa organização tática e o resultado diante do líder da competição nacional são aspectos que animaram o grupo, o treinador e principalmente a torcida. A esperança é de que o resultado positivo aumente a confiança do elenco para os próximos jogos. 

A matemática é simples e o Atlético ainda terá que recuperar muito terreno perdido para sonhar com o título / Foto: Felipe Cotrim / Veja A matemática é simples e o Atlético ainda terá que recuperar muito terreno perdido para sonhar com o título / Foto: Felipe Cotrim / Veja

A vitória diante do Palmeiras deixou o Atlético com 26 pontos, seis a menos que o líder e foi a primeira fora de Belo Horizonte. Antes disso, a equipe só havia vencido na capital mineira, mesmo como visitante, quando enfrentou o América. 
Até o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Marcelo terá mais um jogo como visitante.

O Atlético enfrentará o São Paulo, pela 18ª rodada, no Morumbi. Além do Tricolor, o Galo enfrentará o Santa Cruz e o Chapecoense, ambos no estádio Independência. 
A matemática é simples e o Atlético ainda terá que recuperar muito terreno perdido para sonhar com o título ou mesmo uma classificação para a Copa Libertadores da América de 2017. 

Em média, o campeão brasileiro quase sempre supera os 72 pontos ao fim da 38ª rodada e a 4ª posição é atingida quando o clube alcança pelo menos 64 pontos. Desta forma, para ter chances de título, o Atlético ainda teria de conquistar pelo menos mais 46 pontos em 66 possíveis (faltam 22 rodadas para o fim do campeonato). 

Tal aproveitamento de campeão registraria um índice de 70% de êxito daqui por diante, algo pouco provável de ser concretizado, se for levado em consideração o histórico de arrancadas dos times nos segundos turnos do campeonato desde o início da era dos pontos corridos, em 2003. 

Para chegar ao G4 a missão é um pouco menos complicada. Neste caso, o Atlético ainda precisaria de pelo menos mais 38 pontos, ou, em termos percentuais, de um índice de aproveitamento de 57%, a partir de agora. O próximo compromisso do Atlético, válido pela 17ª rodada, está confirmado para sábado que vem, às 21 horas, contra o Santa Cruz no Estádio Independência.


Tempo Esportivo
Aonde vamos parar? Esta é a pergunta que continua sem respostas a cada novo episódio de denúncias de corrupção nas mais variadas esferas do Brasil. Os meios político, econômico e empresarial têm sido flagrados a todo instante com operações suspeitas e as diversas investigações têm deflagrado um grande número de escândalos de desvios de verbas em vários segmentos públicos. Agora, o problema parece atingir também o meio esportivo. 

Foto: Stockcar.com.br Foto: Stockcar.com.br

Uma matéria publicada pelo Site Uol, no último final de semana, trata de questões dos delatores da operação Lava Jato. De acordo com a publicação, esses delatores afirmam terem usado contratos de patrocínio da StockCar como lavagem de dinheiro no intuito de pagar propina no âmbito da Petrobrás. 

Uma empresa de marketing, com atuação na principal categoria do automobilismo nacional gerenciava o processo em que grandes empreiteiras estampavam suas marcas nos carros da categoria, embora, tradicionalmente, essas mesmas empresas não tivessem o costume de praticar grandes investimentos em publicidade. 

Desta forma, os patrocínios eram “superfaturados” e os valores excedentes eram devolvidos e usados para pagamentos ilegais de ex-diretores da estatal e políticos.  

Uma quebra de sigilo de um fundo de pensões na Lava Jato mostrou que o banco em questão foi o maior financiador de uma das principais equipes da categoria entre os anos de 2007 e 2013, com R$ 28 milhões pagos durante os seis anos. O que mais impressiona é que esse montante equivale a 13% de tudo o que a empresa recebeu desde a sua fundação. 

Após a máfia das loterias, escândalo no basquete, afastamento e cassação de presidentes na Confederação Brasileira de Futebol, o problema chega ao automobilismo nacional. Por isso, e sem saber se novos capítulos surgirão, esta publicação se encerra da mesma forma que começou: Aonde vamos parar?

Industrial confirma melhor campanha e conquista título da Copa Sete Lagoas
Com boa presença de público no último domingo pela manhã, na Arena do Jacaré, Industrial e Cidade de Deus decidiram o título da Copa Sete Lagoas de Futebol Amador, versão 2016. 

A competição que contou com a participação de 40 equipes de vários bairros da cidade, teve uma primeira fase regionalizada, com dez chaves de quatro equipes. 

Industrial e Cidade de Deus receberam uma bela premiação por terem sido finalistas da Copa Sete Lagoas / Foto: DivulgaçãoIndustrial e Cidade de Deus receberam uma bela premiação por terem sido finalistas da Copa Sete Lagoas / Foto: Divulgação

As agremiações participantes foram: União Santana, Vila Real, Resenha Audax, CFC, Jeito Moleque, ABC Celulares. Corinthians, Curitiba, Cidade de Deus, Industrial, União Expresso, PSG, Máfia Azul, Audax, Internacional, Inter Palmaris, Amigos, Projeto Caminhar Verde Vale, SET, União Brejinho, Paraíso, Borussia/JK, Montreal, Serra Verde, NF/Amigos Alvorada, Trilhar, Mineiros, Santos/Estiva, Fenerbache, Vila Nova, Alvoraquistão, Porto, Juventude/Itapoã, Parma, União Friburguense, União Progresso, Grêmio Alkaeda, Santo Antônio, Universitários e Garimpeiros. 

Confirmando a excelente campanha ao longo do certame, o Industrial bateu a Cidade de Deus por 4 x 0 e faturou o título de 2016. Paulinho Guará foi o destaque da final e marcou dois gols. Japinha e Guilherme completaram a goleada e deram números finais ao confronto. 

O Industrial foi superior durante toda a partida, contando com vários jogadores experientes, como Paulinho Guará, Pires e outros atletas renomados do futebol amador de Sete Lagoas, que fizeram a diferença, sobretudo num campo com dimensões oficiais como é a Arena do Jacaré. Pelo menos 400 torcedores estiveram presentes no estádio. 

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Alex Fabiane, entregou a premiação para os finalistas. Cada time faturou um troféu de medalhas. Outro destaque da final foi a ampla cobertura da Rádio Eldorado, que iniciou os trabalhos por volta das 9 horas da manhã e permaneceu no estádio até o encerramento da entrega da premiação, por volta das 13 horas.

Aqui não é a Europa 
Após mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, em pleno Mineirão, desta vez frente ao Sport Recife, a crise no Cruzeiro se agravou e novas mudanças já foram anunciadas pela diretoria do clube. 

Os resultados obtidos por Paulo Bento fizeram com que a pressão sobre o técnico chegasse ao limite. A confiança da diretoria no trabalho do treinador, contudo, aparentemente, seguia inabalável, mas na segunda-feira veio o veredicto final. 

Paulo Bento é demitido do Cruzeiro / Foto: Pedro Vilela / Light Press / Cruzeiro Paulo Bento é demitido do Cruzeiro / Foto: Pedro Vilela / Light Press / Cruzeiro

A torcida já se manifestou pedindo a volta de Mano Menezes. Durante o revés para o Sport, o nome do treinador foi cantado nas arquibancadas do Mineirão. Parte do conselho também sonha com o retorno do gaúcho à Toca da Raposa II. Uma ala influente tenta convencer a cúpula de que a sua volta é a melhor opção para o clube, vice-lanterna da principal competição nacional com 15 pontos. 

O treinador português, entretanto, seguia prestigiado. A diretoria acreditava que o europeu, contratado em 12 de maio, teve pouco tempo para trabalhar e, portanto, confiava em uma reação sob o seu comando. Não se sabe exatamente como foi tomada a decisão pela diretoria e nem se foi algo de consenso entre todos da alta cúpula celeste, mas o certo é que a “era Paulo Bento” durou pouco mais de dois meses no Cruzeiro. 

Respaldado pelo mandatário Gilvan de Pinho Tavares e pelo vice-presidente de futebol Bruno Vicintin, Paulo Bento afirmou, após o jogo de domingo passado, que respeitava a opinião daqueles que eram favoráveis à demissão, mas ratificou que pretendia cumprir o seu contrato com o clube, de forma integral, ou seja, até o fim de 2017. 

O desejo de torcida e conselheiros por Mano Menezes é devido ao trabalho feito pelo técnico no clube no fim do ano passado. Em 16 partidas sob o seu comando, o Cruzeiro obteve oito vitórias e deixou uma região incômoda da tabela para figurar entre os 10 primeiros colocados. 

O treinador gaúcho está sem clube desde a rescisão contra o ShandongLuneng, da China, em maio passado. Ele figurou entre os prováveis substitutos de Argel Fucks, demitido pelo Internacional. Contudo, por conta das rusgas com a diretoria colorada, optou por recusar o convite. O próximo compromisso do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro está confirmado para domingo que vem, na Vila Belmiro, diante do Santos.





Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos