Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Copa João da Cunha começa com grandes jogos e muitos gols

Foi dado o pontapé inicial para a realização da XVIII edição da Copa João da Cunha, um dos principais campeonatos de futebol amador da região. Ao todo, 20 equipes disputam o certame. Foram assinalados 33 gols em 10 jogos, o que propiciou uma média de 3,3 gols por partida.

A abertura da edição deste ano aconteceu no Campo do Eucalipal, na Rua Santa Juliana e contou com as presenças dos finalistas da edição de 2016: o atual campeão, Garimpeiro, foi surpreendido e perdeu para o Santa Cruz / FP Rações por 1 x 0, em jogo que contou com grande presença de público.

O time da Chape, do bairro São João, estreou com vitória na Copa João da Cunha / Foto: colunistaO time da Chape, do bairro São João, estreou com vitória na Copa João da Cunha / Foto: colunista

Os outros jogos foram disputados no domingo. Seguem os resultados:

Abc Celulares 02 x 00Tche Garotos
Chape 01 x 00 Criciúma
Bosque 07 x 00 Pinheiros
FAFC 03 x 00 Bela Vista
Turi 04 x 01 Arizona
Carroceria Celeste 02 x 00 Set
Uberaba 02 x 00 Grêmio Alkaeda
Máfia azul 02 x 03 União Amigos União
União Brejinho 05 x 00 Brothers
Garimpeiro 00 x 01Santa Cruz/Avant Autocenter

A primeira fase será disputada em confrontos envolvendo os times da chave A contra a chave X e da chave B contra a chave D.

Ao final da fase classificatória, os 04 primeiros colocados de cada grupo avançam para a etapa eliminatória.

Eis as chaves:

Grupo A:
Garimpeiro
FAFC
Pinheiros
União Brejinho
Uberaba

Grupo B:
Máfia Azul
Turi
SET
ABC Celulares
Chape

Grupo C:
Santa Cruz / FP Rações
Bosque
Bela Vista
Grêmio Alkaida
Juventude / Itapuã

Grupo D:
Arizona
União Amigos
Celeste
Tchê Garotos
Criciúma

A segunda rodada marca as seguintes partidas para o próximo final de semana:

Sábado, 18 de março:
Campo do Eucalipal:
15:30 – Máfia Azul x Arizona

Domingo, 19 de março:
Campo do Eucalipal:
08:30 – ABC Celulares x Criciúma
10:30 – Chape x Carroceria Celeste
13:30 – Tchê Garotos x Set
15:30 – União Amigos x Turi

Campo do Interlagos:
08:45 – Bosque x Garimpeiros
10:30 – Bela Vista x Pinheiros
13:30 – Grêmio Alkaeda x Fafc
Campo do Bernardo Valadares:
10:00 – Brothers x Uberaba
14:00 – União Brejinho x Santa Cruz / FP Rações

Tempo Esportivo

Iniciar o ano com resultados positivos trás tranquilidade e boas perspectivas para a temporada! Além disso, começar bem uma competição é sempre bom, já que enche os jogadores de confiança, faz com que os torcedores se sintam motivados a ir ao estádio e coloca aquele medo extra nos adversários.

Na maioria das competições, é assim mesmo que funciona. Mas, na Copa Libertadores da América deste ano, brilhar demais logo no início do torneio pode acabar se tornando um problema, por mais estranho que possa parecer. A ampliação no período de disputa da principal competição interclubes da América do Sul, que agora terá a final jogada apenas em novembro, fará com que ela atravesse as janelas de transferências do meio do ano da Europa e da China.

Certamente, os times mais atingidos pela cobiça dos mercados mais ricos serão aqueles que mais estiverem se destacando e apresentando melhor futebol na Libertadores.

No ano passado, a bola da vez da janela de transferências foi o Atlético Nacional. O clube colombiano negociou dois dos seus principais jogadores para o futebol europeu. No entanto, Davinson Sánchez e Marlos Moreno ainda puderam jogar a final da Libertadores porque ela foi disputada em julho, antes do início da temporada no Velho Continente.

Mas agora, com o novo calendário, os clubes europeus não poderão mais esperar. A janela de transferências da Europa (e também da China) abrirá após encerramento da fase de grupos da Libertadores e fechará depois das oitavas de final.

E, por isso, destacar-se na etapa de grupos pode acabar sendo uma armadilha capaz de afastar um time da briga pelo título continental, no fim do ano.

Isso também não quer dizer que um time possa seguir sem críticas apresentando um futebol de baixa qualidade, como temos visto o Atlético fazer, neste início de temporada. Tem que melhorar e jogar pelo menos o básico, para não passar por grandes sustos na primeira fase, que em tese, não deverá representar grandes tormentos para a maioria dos clubes brasileiros.

Cruzeiro amplia projetos para esportes especializados

Sucesso nas quadras de vôlei, o Sada Cruzeiro agora também terá um time de futebol americano. Na semana passada a diretoria do clube mineiro confirmou a parceria com o BH Eagles e o Grupo Sada para a criação do Sada Cruzeiro Futebol Americano, a modalidade do clube com a bola oval.

A parceria com a conhecida equipe mineira de futebol americano será nos mesmos moldes que o Cruzeiro tem com o Sada no time vôlei masculino, mundialmente conhecido e um dos melhores da modalidade.

Sada Cruzeiro Futebol Americano / Foto:Yuri Edmundo/CruzeiroSada Cruzeiro Futebol Americano / Foto:Yuri Edmundo/Cruzeiro

O BH Eagles surgiu em 2014 e é composto por 70 atletas, alguns deles na Seleção Brasileira. No ano passado, a equipe conquistou a Liga Nacional, divisão de acesso do Campeonato Brasileiro, além de terminar o campeonato estadual em segundo lugar e erguer a Copa América, disputada no México.

Já tradicionalmente conhecido como grande seleiro revelador de talentos no vôlei e no atletismo, agora o Cruzeiro se envereda também pelos caminhos do futebol americano.

Além de ser uma das maiores potências do futebol nacional, o clube trilha um caminho para se consagrar como a maior referência dos esportes especializados do Brasil!

Confrontos eliminatórios da Copa Embrapa já estão definidos

A última rodada da Copa Embrapa de Futebol Máster foi realizada no final de semana. As dez equipes envolvidas no torneio disputaram oito vagas na fase eliminatória. Agora, os ganhadores estarão classificados para a Taça de Ouro e os perdedores ficarão com a disputa da Taça de Prata. Foram eliminados da competição o Sete de Setembro de Caetanópolis e o Santa Cruz, que terminaram a primeira etapa do campeonato como lanternas de seus respectivos grupos.

Os resultados da quinta rodada foram os seguintes:

Embrapa 3 x 0 Sete Lagoas / Fortaleza
Uberlândia / Ideal 3 x 0 Santa Cruz
Bosque 3 x 0 Sete de Setembro
Veteranos de Prudente de Morais 2 x 0 União Expresso

Após a realização das cinco rodadas, a classificação final da primeira fase ficou assim:

Grupo A:
1º Santa Rita de Cordisburgo, Bosque e Embrapa: 09 pontos
4º Sete Lagoas / Fortaleza: 03 pontos
5º Sete de Setembro de Caetanópolis: 00 ponto

Grupo B:
1º Uberlândia / Ideal: 12 pontos
2º Veteranos de Prudente de Morais: 09 pontos
3º União Expresso: 06 pontos
4º Criciúma: 03 pontos
5º Santa Cruz: 00 ponto

As partidas fase eliminatória, que vão indicar os classificados para as taças de ouro e prata são as seguintes:

Sábado, 18 de março:
14:15 – Veteranos de Prudente de Morais x Bosque
16:00 – Embrapa x Criciuma

Domingo, 19 de março:
08:30 – Santa Rita de Cordisburgo x União Expresso
10:30 – Uberlândia / Ideal x Sete Lagoas / Fortaleza

Nesta etapa, caso algum confronto termine empatado no tempo regulamentar, a decisão do classificado se dará através da cobrança de pênaltis.

Todas as partidas da Copa Embrapa estão sendo realizadas aos sábados à tarde e aos domingos pela manhã. Os jogos estão acontecendo na Associação dos Empregados da Embrapa, próximo à chegada em Prudente de Morais e o público tem acesso liberado através da portaria da estrada das Areias, na região do Tamanduá.

Fifa define datas do mundial de 2017

Passada a fase de Pré-Libertadores e, agora, já na fase de grupos, composta por 32 agremiações, o sonho está cada vez mais vivo dentre os participantes do maior campeonato de futebol do continente! Dentre esses sonhadores estão 08 clubes brasileiros. Afinal de contas, quem será o representante da América no Mundial de Clubes de 2017?

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2017 será a 14ª edição do torneio que reunirá os clubes campeões das seis confederações continentais, além de um representante do País-Sede.

No início desta semana, a Fifa definiu as datas da competição: o torneio será realizado de 6 a 16 de dezembro de 2017. Os Emirados Árabes Unidos foi o país escolhido para sediar as edições de 2017 e 2018. A princípio, a maioria dos jogos deverá acontecer em Dubai, mas, certamente, a Federação de Futebol local deverá indicar mais uma cidade como ponto de apoio para partidas das fases preliminares.

Brasil, Índia e Japão também concorriam para sediar as edições de 2017 e 2018 do Campeonato Mundial de Clubes. O Brasil aparece como favorito para ter o torneio em seu território nos anos de 2019 e 2020.

Formados por uma confederação de monarquias árabes, cada uma detendo sua soberania, chamadas emirados (equivalentes a principados), os Emirados Árabes Unidos estão situados no sudeste da Península Arábica e fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital, Abu Dhabi, é também a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. A cidade é o centro de atividades políticas, industriais e culturais do País.



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos