Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Brasil ganha Campeonato Sul-Americano Sub-17

Um verdadeiro show, um chocolate épico, um título para lavar a alma! Assim foi a participação do Brasil no Campeonato Sul-Americano, categoria Sub-17, disputado no Chile.

Na última rodada do hexagonal final o Brasil enfrentou o anfitrião Chile. Jogando pelo empate para conquistar o título, a Seleção Brasileira fez mais e goleou o time da casa por 5 a 0. Os gols foram marcados por Alan (3), Lincoln e Paulinho. Com o resultado, o Brasil conquistou o 12º título da competição, dessa vez de maneira invicta, com sete vitórias e dois empates. As duas seleções garantiram vaga no Mundial da categoria, que será realizado no mês de outubro na Índia. Além delas, Colômbia e Paraguai também garantiram presença no torneio mundial. As surpresas negativas ficaram por conta de Argentina e Uruguai, que fizeram campanhas pífias e não vão ao Mundial da Índia.

Brasil ganhou o Campeonato Sul-Americano, categoria Sub-17 / Foto: esportes.estadao.com.brBrasil ganhou o Campeonato Sul-Americano, categoria Sub-17 / Foto: esportes.estadao.com.br

Mais do que o título e a classificação para o Mundial, o melhor de tudo foi constatar que o Brasil terá, brevemente, uma safra muito boa de zagueiros, laterais, volantes, armadores e atacantes. São jogadores que, se forem bem trabalhados em seus clubes, certamente estarão na seleção principal muito mais rapidamente do que se imagina. É uma safra bem diferente daquela comandada recentemente por Rogério Mikale, que terminou o Campeonato Sul-Americano Sub-20 no Equador em 5º lugar e sequer conseguiu vaga para a Copa do Mundo na Coréia do Sul, ficando atrás, por exemplo, de países inexpressivos no futebol, como a Venezuela.

Em tempos de escassez de grandes craques, a Seleção Sub-17 trás alento para o torcedor brasileiro e uma perspectiva diferente para os próximos anos, quem sabem, já com bons frutos para a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Que assim seja!

Cruzeiro tem início de ano igual a 2016

Se fosse feita uma pesquisa junto à torcida do Cruzeiro, evidentemente que a preferência pelo trabalho de Mano Menezes em relação ao treinador que iniciou a temporada de 2016, Deivid, seria esmagadora. Há diferenças em vários pontos na forma de jogar, mas o Cruzeiro de Mano Menezes tem início idêntico ao de Deivid no Campeonato Mineiro. Nos oito primeiros jogos do Estadual, o time obteve seis vitórias (Villa Nova, Tricordiano, Tupi, Caldense, América de Teófilo Otoni e América-MG) e dois empates (URT e Tombense), o que acarreta em aproveitamento de 83,3%. No ano passado, quando contava com o questionado Deivid no banco de reservas a equipe tinha o mesmo rendimento. Os mineiros obtiveram igualdades diante de URT e América-MG e venceram Tombense, Tupi, Tricordiano, Caldense, Uberlândia e Villa Nova. Em 2017, sob a batuta de Mano Menezes, os mineiros fizeram 14 gols e sofreram cinco. No ano passado, com o comando do ex-centroavante, foram 12 gols assinalados, contra quatro sofridos.

A evolução da equipe foi nítida em 2017, numa comparação feita com o mesmo período de 2016, mesmo com números semelhantes. A forma de jogar e as perspectivas para o restante da temporada deixam o torcedor do Cruzeiro mais animado. É aquela velha história: Para times com torcedores exigentes como os do Cruzeiro, não basta vencer, tem que ganhar e convencer sempre!

Definidos os classificados para a Taça de Ouro da Copa Embrapa

Uma rodada emocionante, com bons jogos, muitos gols e ótima presença de público. Assim foi o final de semana que definiu os classificados para as Taças de Ouro e Prata da Copa Embrapa Master.

As dez equipes envolvidas no torneio disputaram oito vagas na fase eliminatória. Os ganhadores conseguiram a classificação para a Taça de Ouro e os perdedores ficaram na disputa da Taça de Prata. Foram eliminados da competição, ainda na primeira fase, o Sete de Setembro de Caetanópolis e o Santa Cruz, que terminaram o campeonato como lanternas de seus respectivos grupos.

Os resultados dos jogos do final de semana foram os seguintes:

Veteranos de Prudente de Morais 1 x 1 Bosque (vitória do Bosque nos pênaltis: 5 x 3)
Embrapa 5 x 0 Criciúma
Santa Rita de Cordisburgo 6 x 1 União Expresso
Uberlândia / Ideal 5 x 1 Sete Lagoas / Fortaleza

Portanto, a fase final da Copa Embrapa ficou assim:

Classificados para as semifinais da Taça de Ouro: Bosque, Embrapa, Santa Rita de Cordisburgo e Uberlândia / Ideal.

Classificados para as semifinais da Taça de Prata: Veteranos de Prudente de Morais, Criciúma, União Expresso e Sete Lagoas / Fortaleza

Na terceira etapa, marcada para o próximo final de semana, caso algum confronto termine empatado no tempo regulamentar, a decisão do classificado se dará através da cobrança de pênaltis.

Todas as partidas da Copa Embrapa estão sendo realizadas aos sábados à tarde e aos domingos pela manhã. Os jogos estão acontecendo na Associação dos Empregados da Embrapa, próximo à chegada em Prudente de Morais e o público tem acesso liberado através da portaria da estrada das Areias, na região do Tamanduá.

Dois jogos movimentaram a Copa João da Cunha no final de semana

Após a realização da primeira rodada da XVIII edição da Copa João da Cunha, na semana passada, com 10 jogos, criou-se uma grande expectativa para a sequência da competição que faz parte do calendário oficial da Liga Eclética Desportiva Sele-Lagoana e que é reconhecidamente uma das mais importantes da cidade.

Contudo, apenas dois jogos foram disputados no último final de semana e vários confrontos foram adiados em função da chuva que caiu em Sete Lagoas na madrugada de sábado para domingo.

O Santa Cruz conseguiu uma boa vitória diante do União Brejinho, em jogo válido pela segunda rodada da Copa João da Cunha / Foto: colunistaO Santa Cruz conseguiu uma boa vitória diante do União Brejinho, em jogo válido pela segunda rodada da Copa João da Cunha / Foto: colunista

Ao todo, 20 equipes disputam o certame. Na primeira rodada oram assinalados 33 gols em 10 jogos, o que propiciou uma média de 3,3 gols por partida.

Os resultados do final de semana foram os seguintes:

Santa Cruz 1 x 0 União Brejinho
Máfia Azul 3 x 1 Arizona

A primeira fase será disputada em confrontos envolvendo os times da chave A contra a chave X e da chave B contra a chave D.

Ao final da fase classificatória, os 04 primeiros colocados de cada grupo avançam para a etapa eliminatória.

Eis as chaves:

Grupo A:
Garimpeiro
FAFC
Pinheiros
União Brejinho
Uberaba

Grupo B:
Máfia Azul
Turi
SET
ABC Celulares
Chape

Grupo C:
Santa Cruz / FP Rações
Bosque
Bela Vista
Grêmio Alkaida
Juventude / Itapuã

Grupo D:
Arizona
União Amigos
Celeste
Tchê Garotos
Criciúma

O restante da segunda rodada foi remarcada com as seguintes partidas para o próximo final de semana:

Domingo, 26 de março:

Campo do Eucalipal:
08:30 – ABC Celulares x Criciúma
10:30 – Chape x Carroceria Celeste
13:30 – Tchê Garotos x Set
15:30 – União Amigos x Turi

Campo do Interlagos:
08:45 – Bosque x Garimpeiros
10:30 – Bela Vista x Pinheiros
13:30 – Grêmio Alkaeda x Fafc
Campo do Curitiba:
10:00 – Brothers x Uberaba

Galo busca marca inédita em 2017

Uma campanha irretocável, melhor ataque, melhor defesa e classificação antecipada para as semifinais do Campeonato Mineiro! Com 24 pontos em oito rodadas, o Atlético é líder isolado do Estadual e única equipe com 100% de aproveitamento. Restando três rodadas para o término da primeira fase, o time alvinegro já está classificado e com vantagem, pois já garantiu pelo menos o segundo lugar nesta fase inicial. Com URT, Cruzeiro e Caldense pela frente, o Atlético busca uma marca inédita no atual formato da competição. Desde que o Mineiro passou a ser disputado com os clubes se enfrentando numa fase inicial seguido por mata-mata, em 2004, jamais algum time conseguiu fechar a primeira fase com 100% de aproveitamento. O Cruzeiro, em 2013, foi quem chegou mais perto. Foram dez vitórias e somente um empate nas 11 rodadas de primeira fase do Mineiro. O empate aconteceu diante do Guarani, de Divinópolis. Já o Atlético fez sua melhor campanha na fase inicial em 2012, quando somou 29 pontos, com nove vitórias e dois empates. Marca que o Cruzeiro também atingiu em duas oportunidades, em 2014 e 2016.

Desde 2012, quando foi campeão invicto, que o Atlético não termina a primeira fase do Mineiro na liderança. Naquele ano, o time comando por Cuca, somou oito vitórias consecutivas, até empatar o clássico com o Cruzeiro. Marca que a equipe de Roger Machado já atingiu e pode superar neste domingo, contra URT, no Independência.

Um ponto positivo para o Atlético nesta disputa do Campeonato Mineiro é o calendário folgado em relação à Copa Libertadores. O time alvinegro só volta a jogar pela competição continental após o encerramento da fase inicial do Estadual, dando a Roger Machado a possibilidade de sempre ter força máxima no torneio local.

Em termos de Copa Libertadores da América, a sequência do Atlético até o encerramento da primeira fase é a seguinte:

13/04 – Atlético x Sport Boys da Bolívia – Belo Horizonte – 19:30
19/04 – Libertad x Atlético – Assunção (Paraguai) – 21:45
26/04 – Atlético x Libertad – Belo Horizonte – 19:30
03/05 – Sport Boys x Atletico – Warnes (Bolívia) – 19:30
16/05 – Atlético x Godoy Cruz – Belo Horizonte – 21:00



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos