Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Cruzeiro tem dois dos melhores goleiros do Brasil

Os treinamentos das próximas semanas serão decisivos para a escolha do titular no gol do Cruzeiro. Mano Menezes tem dois grandes nomes à disposição. Em alta, Rafael é o titular da meta. Ídolo incontestável do clube, Fábio se recuperou de séria lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e chegou a jogar na vitória por 2 a 0 contra o Democrata de Governador Valadares, no último domingo, em partida válida pelo Campeonato Mineiro.

Foto: Matheus Adler/VAVEL BrasilFoto: Matheus Adler/VAVEL Brasil

Pelo menos a princípio, o mais provável é que Rafael permaneça na equipe, sobretudo por seu desempenho recente e pela ausência de ritmo de jogo de Fábio. Embora a tendência aponte para o menos badalado, Mano Menezes tem evitado falar sobre o fato, que visivelmente tem gerado uma situação de desconforto dentro do clube.

Segundo Mano, Fábio está preparado para receber novas oportunidades e não haverá qualquer tipo de polêmica para a definição do titular da camisa 1 no Cruzeiro. O treinador gaúcho, contudo, não foi o único a falar sobre a situação. Na saída do gramado, após o jogo de domingo, o goleiro Fábio também expôs sua opinião sobre o assunto e cobrou chances para que haja "coerência" na decisão tomada pela comissão técnica.

Segundo ele, Rafael acompanhou a sua trajetória toda e está desde os 18 anos dentro do Cruzeiro, no departamento profissional. Ele teve a oportunidade de fazer parte do grupo nesses 8 anos. Fábio disse que fica feliz de ele ter tido a oportunidade de se firmar, era uma incógnita que existia, se ele daria conta do recado. O goleiro concluiu que a coerência deve existir em todos os lugares e que se não tiver a oportunidade de jogar, fica difícil ter coerência.

Certamente, Mano Menezes terá que conviver com uma situação inédita na história recente do clube. Tem em mãos, dois dos melhores goleiros do Brasil. Um no auge da forma técnica e o outro, mesmo voltando de cirurgia, ocupa a condição de maior ídolo do clube no século XXI. Aguardemos o desfecho da situação!

Enfim a América do Sul supera a Europa
Após muitos anos, a Europa ficou fora da liderança do ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O Atlético Nacional, da Colômbia, é o melhor time de 2016. A equipe colombiana ganhou nada mais nada menos que 05 títulos no ano passado. Foi ainda vice-campeã da Copa Sul-Americana perdendo a final para a Chapecoense (o Nacional “doou” o título para os brasileiros em função do acidente ocorrido com a delegação da Chape).

A equipe colombiana pulou do 62º lugar para o primeiro por causa das boas atuações nas competições disputadas: Mundial de Clubes, Copa Libertadores, Copa Sul-americana, Campeonato Colombiano, Copa da Colômbia e Supercopa da Colômbia. Essa não é a primeira vez que um clube da América do Sul atinge o topo do ranking, superando os adversários europeus. Em 1999, o Palmeiras terminou a temporada em primeiro lugar.

O Brasil aparece primeiro no 13º posto com o Atlético. Em seguida vem Grêmio (34º), São Paulo (36º), Corinthians (44º), Palmeiras (45º), Chapecoense (94º), Flamengo (94º), Santos (132º), Coritiba (159º), Cruzeiro (168º), Internacional (201º), Atlético-PR (214º), Botafogo (221º), Ponte Preta (231º), Vitória (251º), Santa Cruz (263º), Fluminense (280º), Sport (280º) e Figueirense (303º).

Nos últimos anos, a supremacia era da Europa. Os primeiros lugares ficaram com Barcelona (2011, 2012 e 2015), Bayern (2013) e Real Madrid (2014). Confira o Top 10 da IFFHS:
1. Atlético Nacional (Colômbia)
2. Real Madrid (Espanha)
3. Barcelona (Espanha)
4. Paris Saint-Germain (França)
5. ShakhtarDonetsk (Ucrânia)
6. Bayern de Munique (Alemanha)
7. Borussia Dortmund (Alemanha)
8. Sevilla (Espanha)
9. Atlético de Madri (Espanha)
10. Juventus (Itália)

Garimpeiro aplica maior goleada da rodada e confirma favoritismo na busca pelo bicampeonato
A quarta rodada da XVIII edição da Copa João da Cunha de Futebol Amador foi realizada no final de semana com 09 jogos. Somente a partida entre Santa Cruz / FP Rações e Pinheiros não foi realizada, isso porque o time do Pinheiros, após sofrer vários revezes na competição, optou por desistir da disputa e não entrará mais em campo.

O Garimpeiro, atual campeão da Copa João da Cunha, aplicou a maior goleada da quarta rodada e reforçou a tese de que é um dos principais favoritos para conquistar o torneio, novamente.

O Garimpeiro aplicou a maior goleada da quarta rodada da Copa João da Cunha./Foto: Enviada por colunistaO Garimpeiro aplicou a maior goleada da quarta rodada da Copa João da Cunha./Foto: Enviada por colunista

Os resultados do final de semana foram os seguintes:
Campo do Eucalipal:
Carroceria Celeste 0 x 0 Turi
Tchê Garotos 0 x 7 Máfia Azul
Chape 3 x 2 Arizona
Criciúma 0 x 2 Set
União Amigos 4 x 1 ABC Celulares

Campo do Interlagos:
Bela Vista 1 x 7 Uberaba
Brothers 0 x 4 FAFC

Campo do Curitiba:
Bosque 0 x 2 União Brejinho
Grêmio Alkaeda 0 x 9 Garimpeiro

A classificação atualizada do campeonato, faltando uma rodada para o encerramento da primeira fase é a seguinte:
Chave A:
1º Uberaba, FAFC e União Brejinho: 09 pontos
4º Garimpeiro: 07 pontos
5º Pinheiros: 00 ponto

Chave B:
1º Tiradentes e ABC Celulares: 09 pontos
3º Chape: 08 pontos
4º Máfia Azul e Turi: 06 pontos

Chave C:
1º Santa Cruz: 12 pontos
2º Bosque: 04 pontos
3º Bela Vista e Brothers: 03 pontos
5º Grêmio Alkaeda: 00 ponto

Chave D:
1º Carroceira Celeste: 08 pontos
2º União Amigos: 07 pontos
3º Criciúma e Tchê Garotos: 01 ponto
5º Arizona: 00 ponto

Ao todo, 20 equipes disputam o certame. Na primeira rodada foram assinalados 33 gols em 10 jogos, o que propiciou uma média de 3,3 gols por partida. Após a segunda rodada, a média de gols subiu, pois foram assinalados 38 tentos em 10 confrontos, gerando uma média de 3,8 gols por partida. A terceira rodada registrou recorde de gols marcados. Em 09 partidas foram 44, o que propiciou uma média de 4,9 gols por jogo.

Nesta quarta rodada foram assinalados 42 gols em 09 jogos, média de 4,66 gols por jogo. Portanto, já foram assinalados 157 gols em 38 jogos e a média alcançou o ótimo patamar de 4,13 gols por partida.

O jogo entre Bosque e Uberaba, que deveria ter acontecido na terceira rodada, foi confirmado para o próximo sábado, às 15h30, no Campo do Eucalipal. Esta será a única partida do próximo final de semana. A rodada final está confirmada para o outro fim de semana, dias 22 e 23 de abril.

A primeira fase está sendo disputada em confrontos envolvendo os times da chave A contra a chave C e da chave B contra a chave D. Ao final da fase classificatória, os 04 primeiros colocados de cada grupo avançam para a etapa eliminatória.

Clássico marcará a decisão da Copa Cortez de Futebol Society
Após três rodadas de bom futebol e muitos gols, foram conhecidos no último domingo os finalistas da 1º edição da Copa Cortez de Futebol Society. Ao contrário da primeira rodada, em que foram registrados resultados elásticos nos dois jogos, as rodadas seguintes registraram confrontos equilibrados.

O Torneamento Cortez garantiu a classificação para a final da 1ª Copa Cortez com uma vitória sobre o Razena./Foto: Enviada por colunistaO Torneamento Cortez garantiu a classificação para a final da 1ª Copa Cortez com uma vitória sobre o Razena./Foto: Enviada por colunista

O destaque da primeira fase ficou por conta do time da Gellak, que venceu as três partidas e encerrou a sua participação com 100% de aproveitamento. O adversário da Gellak na decisão será o time anfitrião do torneio, o Torneamento Cortez. Robston Imóveis e Razena decidirão o terceiro lugar.

Os resultados da terceira rodada foram os seguintes:
Robston Imóveis 3 x 7 Gellak
Torneamento Cortez 7 x 3 Razena

A classificação final da primeira fase do campeonato ficou assim:
1º Gellak: 06 pontos
2º Torneamento Cortez: 04 pontos
3º Razena: 02 pontos
4º Robston Imóveis: 00 ponto

A Gellak ganhou todos os jogos da primeira fase da Copa Cortez de Futebol Society./Foto: Enviada por colunistaA Gellak ganhou todos os jogos da primeira fase da Copa Cortez de Futebol Society./Foto: Enviada por colunista

Em função dos feriados das duas próximas semanas, a rodada final da competição foi adiada e será realizada no dia 30 de abril. A programação de jogos marca também um confronto de futebol feminino.

Veja a programação:
08h15 – Robston Imóveis x Razena (decisão do terceiro lugar)
09h15 – Futebol Feminino
10h15 – Torneamento Cortez x Gellak (decisão do título)

Conforme destacado anteriormente, a iniciativa para a realização do torneio foi do empresário e anfitrião, Rodney Cortez e de vários amigos. O campeonato tem registrado um ótimo nível técnico e uma confraternização muito bacana após cada rodada.

A TV Sete Lagoas (canal 09 NET – www.setenews.com.br) está filmando os jogos, fazendo várias entrevistas e exibindo os melhores momentos às quartas-feiras no programa Tempo Esportivo, que vai ao ar na emissora diariamente, nos horários de 11h e 19h.




Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar