Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Mudanças da Conmebol pode favorecer o Galo

A Conmebol fez uma importante mudança no regulamento da Copa Libertadores da América. Ao invés de três alterações na lista de inscritos no torneio, os clubes classificados às oitavas de final vão poder fazer até seis substituições entre os 30 inscritos na fase de grupos da competição.

Foto: Bruno Cantini Foto: Bruno Cantini

Mudança que vai ajudar muito o técnico Roger Machado, do Atlético. Após o início da Libertadores para o clube mineiro, quatro novos jogadores foram incorporados ao elenco: O lateral direito Alex Silva, o volante Roger Bernardo e os meias Valdívia e Marlone.

Como Alex Silva chegou por uma situação de emergência, com as graves lesões de Marcos Rocha e Carlos César, o treinador do Atlético teria de fazer uma opção e deixaria um dos atletas de fora da lista da Libertadores.

Com a nova determinação da Conmebol, Roger Machado não vai ter de cortar ninguém. Pelo contrário, caso seja necessário, o Atlético pode até buscar reforços para a sequência do torneio continental, algo que não foi descartado pela direção do clube.

E caso o Atlético vá mesmo em busca de reforços, a diretoria tem somente esta semana para conseguir contratar e regularizar os jogadores. O clube tem até 3 de julho para mandar a nova lista para a Conmebol, dois dias antes do primeiro jogo das oitavas de final, diante do Jorge Wilstermann, na Bolívia.

Dos 30 inscritos pelo Atlético na fase de grupos da Copa Libertadores, três já deixaram a Cidade do Galo. Os meias Maicosuel e Carlos Eduardo, além do atacante Clayton, não fazem mais parte do elenco alvinegro. Mais do que novas contratações, o que o Atlético mais aparenta estar precisando neste momento é de uma nova formatação tática.

O time segue jogando de forma muito previsível, com falhas de marcação no sistema defensivo, erros grosseiros de posicionamento entre os zagueiros e os volantes e uma dificuldade enorme para levar a bola da defesa para o ataque. Geralmente, os homens que trabalham atrás se vêm obrigados a fazer a chamada ligação direta, por falta de opção no setor de meiocampo, o que facilita a vida dos marcadores da equipe adversária.

Quando joga em casa a situação fica ainda pior, pois, na maioria das vezes a equipe rival concentra os 11 jogadores atrás da linha da bola. Com isso, a falta de inspiração para a criação de jogadas se transforma num ritmo de jogo lento, excessivamente cadenciado, culminando com uma intensidade medíocre, algo com o que a torcida do Atlético não está acostumada, principalmente quando o time joga no Horto! 

Com espaço revitalizado, Parque Náutico da Boa Vista terá aulas de futevôlei a partir de julho 
Conforme já divulgado algumas semanas atrás, está surgindo um projeto inovador em Sete Lagoas e que poderá ajudar no acréscimo de novidades da área esportiva.

O complexo esportivo no Parque Náutico da Boa Vista está ganhando duas quadras de futevôlei / Foto: Demétrio Duarte O complexo esportivo no Parque Náutico da Boa Vista está ganhando duas quadras de futevôlei / Foto: Demétrio Duarte

Através da parceria com os professores Makson Antônio e Charles Formigão, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está finalizando a reformado campo de areia, com a adequação de duas quadras de futevôlei no Parque Náutico da Boa Vista. Será um projeto gratuito, voltado para atletas acima de 10 anos de idade (sem limite de idade).

De acordo com o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Cooperseltta, as dificuldades financeiras não podem ser empecilho para a resolução dos problemas: “Essa foi a solução encontrada para a recuperação de uma das áreas mais nobres da cidade. Com criatividade e parcerias junto a pessoas sérias são encontradas as melhores alternativas para a obtenção do resultado almejado.”

Segundo Makson, as pessoas terão várias possibilidades para participar: “Teremos aulas de segunda a sexta-feira, durante o dia, já que à noite eu desenvolvo um projeto parecido com este no Clube Náutico. Faremos uma grande aula inaugural, contando com os parceiros da região de Curvelo. O objetivo desta apresentação é aproximar o público do futevôlei.”

Makson também destacou as vantagens para os praticantes desta modalidade esportiva: “Quem pratica futevôlei consegue resultados com maior rapidez, tanto no que tange ao emagrecimento, quanto aos aspectos voltados para o fortalecimento muscular. O jogo é desenvolvido na areia e isso obriga o atleta a empregar mais força física ao fazer cada movimento. Saúde física e melhoria da qualidade de vida são os pontos que mais se destacam para os praticantes.”

Para quem tiver interesse em saber mais detalhes sobre o projeto basta entrar em contato com a Secretaria de Esportes, que funciona na orla da Lagoa da Boa Vista, ou através do telefone: 3771-8165.

Liga confirma a realização do Campeonato Regional de futebol amador com 13 equipes
Com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e da Secretaria de Esportes, a Liga Eclética Desportiva de Sete Lagoas, através da presidente Lea Dias, confirmou a realização da edição número 36 do Campeonato Regional de Futebol Amador.

Dirigentes de 13 equipes estiveram presentes na sede da Liga Eclética e confirmaram presença do Campeonato Regional de futebol amador / Foto: DivulgaçãoDirigentes de 13 equipes estiveram presentes na sede da Liga Eclética e confirmaram presença do Campeonato Regional de futebol amador / Foto: Divulgação

Em reunião realizada na semana passada ficou definido que um total de 13 equipes irá disputar o certame. De Sete Lagoas serão 05 representantes: Ideal, Sociedade Esportiva Ícaros, Curitiba, Paraíso e Industrial. A competição contará também com 08 agremiações de outras cidades: Independente e América de Prudente de Morais, Nova Aliança de Cordisburgo, Paraopeba, Paraíso de Araçaí, Canários de Fortuna de Minas, Vasco da Gama de Papagaios e Inhaumense de Inhaúma.

O árduo trabalho desenvolvido com muito sacrifício pela direção da Liga de Sete Lagoas tem como principal objetivo resgatar a tradição do futebol amador da região. Nesta edição de 2017 os clubes da região de Pompeu, Abaeté e Martinho Campos, dentre outras cidades, não irão participar porque já haviam firmado compromisso com a liga local.

A previsão é de que o campeonato tenha início no dia 23 de julho. Pelo regulamento as 13 equipes serão divididas em 04 chaves, sendo uma com 04 times e as outras três com 03. Os times da chave A vão enfrentar os times da chave B e os da C vão se confrontar com os da D, classificando-se 02 equipes de cada chave para a etapa eliminatória.

Em todas as fases, o time de melhor campanha poderá decidir a classificação jogando perante o seu torcedor. Somente a final será realizada em jogo único, em local a ser definido pela Liga.

As equipes foram distribuídas da seguinte forma:
Chave A: Ideal, América de Prudente de Morais e Paraíso de Araçai.
Chave B: Nova Aliança de Cordisburgo, Industrial e Canários de Fortuna de Minas.
Chave C: Curitiba, Independe de Prudente de Morais e Paraopeba.
Chave D: Paraíso de Sete Lagoas, Inhaumense, Ícaros e Vasco da Gama de Papagaios.

Os jogos da primeira rodada são os seguintes:
Nova Aliança x Ideal – Cordisburgo
Industrial x Paraíso de Araçai – Campo do Ideal
Canários x América – Fortuna de Minas
Curitiba x Paraíso de Sete Lagoas – local indefinido
Independe x Vasco da Gama – Prudente de Morais
Paraopeba x Icaros – Paraopeba
Folga: Inhaumense 

Fórmula I e Stock Car em Curvelo movimentam o calendário do automobilismo 
Para os amantes do automobilismo mundial, o final de semana que se passou foi especial! Aconteceu de tudo no Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku.

Numa corrida de sobrevivência Daniel Ricciardo que, largou da 10ª colocação, saiu ileso de diversas confusões na prova e venceu a primeira dele na temporada, quinta na carreira.

Grande Prêmio do Azerbaijão / Foto: Globo esporte Grande Prêmio do Azerbaijão / Foto: Globo esporte

O triunfo da RBR também é o primeiro em 2017 de uma equipe que não seja a Ferrari ou a Mercedes. Na segunda colocação ficou Valtteri Bottas, que chegou a ser o último após toque com Kimi Raikkonen na largada, e ultrapassou Lance Stroll a metros da linha de chegada quando ninguém mais esperava. O canadense, porém, tem muito a comemorar. Muito criticado no início da temporada, ele garantiu o terceiro lugar, seu primeiro pódio na Fórmula 1 aos 18 anos de idade.

Os rivais diretos na briga pelo título terminaram colados um no outro, porém, na quarta e quinta posições respectivamente. O inglês liderou grande parte da corrida, com o alemão próximo, mas um safetycar mudou tudo.

Vettel acertou a traseira de Hamilton, quando o tricampeão freou tentando abrir distância para o carro de segurança. O piloto da Ferrari ficou extremamente irritado com a situação, e jogou o carro propositalmente para cima do britânico batendo lateralmente pneu com pneu.

Vettel foi punido com um drive through de 10s, mas acabou beneficiado por um problema com a espuma protetora no carro de Hamilton, que teve que parar nos boxes para trocar a peça.

O tetracampeão cumpriu a punição e conseguiu voltar à frente do rival, ampliando a liderança no campeonato para 14 pontos. Hamilton, ainda na pista, reclamou muito da punição dada a Vettel pela organização de prova, por considerar "pequena demais" diante da atitude do alemão.

Já Felipe Massa iniciou a prova fazendo grande largada, quando saiu de nono para sexto ainda na primeira volta. Rei das relargadas, ele aproveitou as entradas do safetycar, para ir galgando posições no grid. Primeiro ultrapassou Raikkonen e EstebanOcon, para ser o quarto. Na segunda relargada, foi para cima de Sergio Pérez e assumiu a terceira colocação. A próxima vítima parecia ser Vettel.

A corrida, então, foi interrompida com bandeira vermelha para que a organização pudesse limpar os detritos na pista. Ao voltar para a pista para andar atrás do safetycar, Massa relatou para que a equipe que o carro da Williams tinha problemas.

O temor se tornou realidade na relargada, e Felipe foi perdendo rendimento aos poucos até abandonar duas voltas depois, quando já estava em último lugar.

A classificação do mundial de pilotos após a 8ª etapa é a seguinte:
1º Sebastian Vettel: 153 pontos
2º Lewis Hamilton: 139 pontos
3º ValtteriBottas: 111 pontos
10º Felipe Massa: 20 pontos
A 9ª etapa está confirmada para o dia 09 de julho, na Áustria.

STOCK CAR – Enquanto a Fórmula I pega fogo, cresce a expectativa por mais uma etapa da StockCar em Minas Gerais. Sucesso de público e entre os pilotos, a etapa de Curvelo está marcada para 23 de julho, período de temperaturas mais amenas na cidade mineira.

A Vicar, organizadora da competição, sujeitou a confirmação definitiva da prova a ajustes no Circuito dos Cristais, já evidenciados quando da estreia da categoria, em novembro passado – plantio de grama e colocação de caixas de brita em áreas de escape; reforço e aumento de algumas áreas de muros de concreto e guard-rails e instalação de maior número de barreiras de pneus.

Os administradores do autódromo trabalham para cumprir as determinações com a devida antecedência. Ainda não há a definição das demais categorias que comporão a programação do evento – além dos brasileiros de Marcas e Turismo, a Fórmula 3 e o Mercedes-Benz Challenge fazem parte dos certames que podem acelerar ao lado da Stock nos 4.420m do mais novo traçado do país.





Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos