Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Definidos os 20 participantes da Copa Eldorado

1º Tempo

A temporada 2017 não acabou, o Atlético ainda tem mais seis jogos do Campeonato Brasileiro para disputar e tentar conquistar uma improvável vaga na próxima Copa Libertadores. No entanto, fora de campo, o trabalho já é voltado para 2018. Entre as novidades para o próximo ano está a contratação de Alexandre Gallo como diretor de futebol. Certamente, no entanto, a grande mudança vai ser na forma de fazer futebol. Se durante a gestão do presidente Daniel Nepomuceno, entre 2015 e 2017, o Atlético apostou em jogadores renomados e caros, casos de Lucas Pratto, Robinho e Fred, entre outros, a partir do ano que vem uma nova filosofia vai ser implantada. É o que pretende o candidato a presidente do clube, Sérgio Sette Câmara.

Foto: SuperEsportes - D.AFoto: SuperEsportes - D.A

Como ele encabeça a chapa da situação e é grande favorito para vencer o pleito que acontecerá em 11 de dezembro, Sette Câmara já tem trabalhado na montagem do time. Com Alexandre Gallo já está tudo acertado, dependendo apenas da confirmação do resultado da eleição para que ele seja oficializado como diretor do Atlético. Sette Câmara também tem mantido contato com outros nomes, mas evitou dar detalhes.

No entanto, o possível próximo presidente atleticano já mandou um recado para a torcida, deixando claro que a política de reforços do clube vai mudar para 2018. Uma possível queda na receita, sobretudo em função de uma provável não participação na Copa Libertadores da América em 2018, é um dos motivos para que o clube se readéque a esta nova realidade. Nos últimos 05 anos o Atlético sempre participou da Copa Libertadores, algo que parece estar cada vez mais distante para a temporada do ano que vem!

2º Tempo

O Cruzeiro assumiu a condição de time de melhor campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro. A equipe chegou a 24 pontos, em 13 partidas disputadas desde avigésima rodada da competição. O São Paulo somou a mesma pontuação, mas o Tricolor paulista tem um gol a menos de saldo nesse período. O posto de melhor equipe do returno foi alcançado após a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, no último domingo. Esse triunfo significou a reabilitação do clube no campeonato. O Cruzeiro vinha de duas derrotas (1 a 0 para o Coritiba e 3 a 1 para o Atlético) e um empate (2 a 2 com o Palmeiras).

Foto: SuperEsportes - D.A.Foto: SuperEsportes - D.A.

Na classificação geral do Brasileiro, o Cruzeiro ocupa a quinta colocação, com 51 pontos. O time mineiro está a três pontos do Palmeiras, que aparece em quarto lugar, e também a três do Botafogo, que surge na sexta posição. Campeã da Copa do Brasil, a Raposa tem vaga garantida na próxima Taça LIbertadores. Apesar disso, os jogadores não têm tratado a reta final de Brasileiro como simples tabela a ser cumprida. Cada nova posição alcançada na parte de cima da tabela é sinônimo de mais dinheiro para o clube no fechamento da temporada. Se o orçamento de 2018 ficar mais robusto, a tendência é de que o elenco fique ainda mais qualificado. Aliás, elenco forte e competitivo é o que o Cruzeiro mais vai precisar em 2018, com tantas competições de alto nível a serem disputadas ao longo do ano.

 

Definidos os 20 participantes da Copa Eldorado

Dentro das previsões feitas pela coordenação, mesmo ainda faltando duas semanas para a reunião que irá definir todos os detalhes da tabela da competição, as 20 vagas para a 26ª edição da Copa Eldorado já estão preenchidas. Ao todo, serão 14 equipes de Sete Lagoas e outras 06 de cidades adjacentes.

A 26ª edição da Copa Eldorado já tem os 20 participantes definidos - Foto: divulgaçãoA 26ª edição da Copa Eldorado já tem os 20 participantes definidos - Foto: divulgação

Para esta edição, entre dirigentes, membros das comissões técnicas, jogadores, patrocinadores, colaboradores e outros, estima-se que mais de 2.000 pessoas estarão envolvidas, diretamente, no campeonato. Além disso, milhares de torcedores, de todas as regiões da cidade e dos municípios vizinhos, seguramente, farão da edição 26 da Copa Eldorado, a de maior apelo popular de todos os tempos.

Os 20 times confirmados para a disputa da 26ª edição da Copa Eldorado são:

- Sete Lagoas: AFP, Bosque, Expresso Progresso, NF Amigos / Borussia, Ideal, Industrial, Santa Helena, Curitiba, CAP, Líder Automóveis e Seguros / River, Eldorado / Chorão Tênis, Samba Gol, União Progresso e Operário;
- Curvelo: Bom Jesus;
- Caetanópolis: Sete de Setembro.
- Prudente de Morais: Independente e América;
- Jequitibá: São Sebastião
- Matozinhos: Mocambeirense

Algumas equipes estão na lista de espera, caso ocorra alguma desistência. São elas: Canários de Fortuna de Minas, Maravilhas e possivelmente, a Embrapa.

A reunião que irá definir os grupos, datas e horários dos jogos e confrontos da primeira fase está confirmada para o dia 22 de novembro, às 18:30 horas, na sede da Rádio Eldorado, rua Dr. Pena, 35, no Centro de Sete Lagoas.


Democrata aguarda Conselho Técnico da Federação Mineira

A próxima segunda-feira, 13 de novembro, será muito importante para o futuro do futebol profissional do Democrata de Sete Lagoas. Na ocasião, a partir das 14 horas, será realizado o Arbitral que irá definir todos os detalhes do Campeonato Mineiro do Módulo II, que deve começar no final de janeiro ou no início de fevereiro de 2018.

Democrata foi o vice-campeão da Segunda Divisão - Foto: FMFDemocrata foi o vice-campeão da Segunda Divisão - Foto: FMF

Tradicionalmente, o Módulo II do Campeonato Mineiro é disputado de forma paralela ao certame da divisão principal.

Além de Ipatinga (campeão da Segunda Divisão) e Democrata-SL (vice-campeão da Segunda Divisão), outras 10 equipes foram convocadas para a reunião da próxima semana: Uberaba, CAP de Uberlândia, Mamoré, Guarani de Divinópolis, Betinense, América de Teófilo Otoni, Tricordiano (que deve mandar os seus jogos em São Gonçalo do Rio Abaixo), Social de Coronel Fabriciano, Nacional de Muriaé e Tupynambás de Juiz de Fora.

Embora não seja oficial, já é considerada a hipótese de se fazer a primeira fase num formato regionalizado, com o objetivo de diminuir os custos para cada agremiação. Se isso acontecer, a tendência é de que os grupos sejam formadas da seguinte forma:

Primeiro grupo: Uberaba, CAP de Uberlândia, Mamoré de Patos de Minas, Guarani de Divinópolis, Betinense e
Democrata.
Segundo grupo: América de Teófilo Otoni, Tricordiano, Ipatinga, Social de Coronel Fabriciano, Nacional de Muriaé e Tupynambás de Juiz de Fora.

Algumas equipes têm enfrentado problemas financeiros e ainda não estão garantidas na disputa do próximo ano: América de Teófilo Otoni e CAP de Uberlândia podem desistir da competição. Se isso for confirmado, Coimbra de Nova Lima e Poços de Caldas, que participaram do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão serão convidados para entrarem no Módulo II.

Copão movimenta o final de semana em Sete Lagoas e tem recorde de gols marcados

O final de semana foi marcado pelos jogos da terceira rodada da Copa Sete Lagoas. O que mais chamou a atenção na rodada foi o número de gols marcados: Um total de 84 tentos foram assinalados em 17 jogos, o que propiciou uma incrível média de 4,94 gols por partida. O grande número de gols marcados nas vitórias do Bosque sobre o Tricolor Mineiro e da Locmaqfer em cima do Feriado contribuíram para o aumento da média.

Ao todo, 34 equipes disputam o Copão. Os participantes foram divididos em 06 grupos de 04 equipes e em 02 grupos de 05 equipes.

A abertura aconteceu no sábado, 21 de outubro e o encerramento deverá acontecer no dia 03 de dezembro, exatamente um final de semana antes do início da Copa Eldorado de futebol amador, que também receberá o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas.

As 34 equipes participantes do Copão 2017 são: Serra Verde, Turi, União Raça, Feriado FC, Deportivo Raça, Internacional WRS, União ITA, Expresso Progresso, Internacional Leão, Distrito Unido Barreiro, Cidade de Deus, União PT, Meninos da Vila, Paraiso Esporte Clube, Palestra Itália, Industrial, Corinthians, Locmaqfer/Minas Epi’s, Anjos da Guarda, Tricolor Mineiro, Abc Celulares, Curitiba, Cachoeirense, Juventude Itapoã, União FC, Criciúma, União Orozimbo, Bosque, Arte Cozinhas, Montreal, Coqueiros, Criciúma Veteranos, União Expresso e Lagoinha.

Os resultados dos jogos da terceira rodada foram os seguintes:

Industrial 5 x 0 Criciúma Veteranos
Juventude 0 x 2 Paraíso
Arte Cozinhas 0 x 5 Expresso Progresso
Bosque 15 x 0 Tricolor Mineiro
União 0 x 2 Coqueiros
Feriado 4 x 9 Locmaqfer/Minas Epi’s
Lagoinha 4 x 0 Serra Verde
ABC 1 x 3 Curitiba
Deportivo Raça 1 x 3 Meninos da Vila/Santa Rosa
Cachoeirense 1 x 2 Internacional WRS
Internacional Leão 3 x 1 União Ita
Distrito Unido Barreiro 4 x 3 União PT
Criciúma 2 x 3 União Orozimbo
Turi 4 x 1 Real Minas
União Raça 5 x 1 Montreal

Ao longo da semana a coordenação do Copão irá definir os locais, horários e datas dos jogos da próxima rodada.


Campeonato Mineiro de 2018 terá alteração na fórmula de disputa

Depois de sete anos mantendo o formato de disputa, o Campeonato Mineiro terá uma nova fórmula em 2018. Em reunião arbitral técnica realizada semana passada, na sede da Federação Mineira de Futebol, a maioria dos 12 clubes participantes da elite decidiu que, na próxima temporada, haverá a implementação das quartas de final, com oito equipes se classificando para a fase de mata-mata, sendo mantidos dois times rebaixados.

O Campeonato Mineiro 2018 começará no dia 17 de janeiro e está previsto para terminar no dia 08 de abril, data estabelecida para o segundo jogo da decisão. O formato da próxima temporada será mantido também para a edição 2019.

Nas quartas de final do Campeonato Mineiro 2018, haverá jogo único, com a partida sendo disputada no estádio do time de melhor campanha na primeira fase. Se houver empate, o confronto será definido nos pênaltis. Nas semifinais e final, o formato atual está mantido, com o time de melhor campanha na primeira fase tendo vantagem de dois resultados iguais (dois empates ou vitória e derrota com a mesma diferença de gols).

Os times na disputa serão: América, Atlético, Boa Esporte (vice-campeão do Módulo II do Mineiro) Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Patrocinense (campeão do Módulo II), Tombense,Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova.

A última vez que isso aconteceu foi em 2010, quando oito de 12 equipes participantes se classificaram às quartas de final. Desde 2011, o campeonato vinha sendo disputado com 12 equipes, com quatro chegando às semifinais e dois rebaixados.

Caso duas equipes do interior se classifiquem para as semifinais e sejam eliminadas, haverá disputa pelo título de Campeão do Interior. A decisão será em dois jogos e haverá disputa de pênaltis, em caso de empate.

O valor mínimo do ingresso para os jogos do Campeonato Mineiro 2018 será de R$10,00. A partir deste preço, cada clube é liberado para definir qual o valor cobrará para suas partidas quando for mandante.

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos