Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Pra alcançar vaga na Libertadores Galo deverá fazer feito inédito no Brasileiro

1º Tempo
Embora continue sendo um objetivo difícil de ser alcançado, após a vitória sobre o Coritiba, a confiança dos atleticanos aumentou em relação à vaga na Libertadores 2018. O prognóstico é baseado nos números do time na temporada e, também, nas chances matemáticas para o time alcançar o objetivo principal nesta reta final de 2017. Segundo os estudiosos, as chances de o Galo figurar na próxima Libertadores são de apenas 4,6%.

Foto: Bruno Cantini - AtléticoFoto: Bruno Cantini - Atlético

Para conseguir uma das vagas, precisará conquistar um feito inédito neste Campeonato Brasileiro: vencer três partidas seguidas.

Nas 35 rodadas disputadas até aqui, em apenas duas vezes o Atlético conseguiu vencer dois jogos em sequência. A primeira foi nas 10ª e 11ª rodadas: 1 a 0 em cima da Chapecoense, em Chapecó, e 3 a 1 em cima do rival Cruzeiro, no Independência. A outra foi no início da "Era Oswaldo de Oliveira", quando derrotou Atlético-PR e São Paulo (26ª e 27ª rodadas, respectivamente).

Após vencer o Coritiba, a sequência do Galo no Brasileirão aponta para confrontos diretos contra o campeão, Corinthians, em São Paulo, e o segundo colocado, Grêmio, em Belo Horizonte. Se vencer os dois últimos jogos, o Atlético chegará aos 56 pontos, o que, segundo os matemáticos, deixará o time com uma chance de 92,1% de classificação para a Libertadores 2018.

Se vencer apenas uma das partidas finais e chegar a 53 pontos, as chances despencam para 18%. Por ironia do destino, dois dos principais adversários do Galo na briga pelo G7 (que pode virar G8 e até G9) são Vasco e Botafogo. E serão justamente esses dois clubes os próximos adversários do arquirrival Cruzeiro, no fechamento da edição 2017 do Campeonato Brasileiro.

2º Tempo
Após várias reuniões está tudo definido! A diretoria da TV Sete Lagoas e os representantes da TV Câmara assinaram um convênio para a transmissão simultânea da programação esportiva nas duas emissoras. Com isso, O programa Tempo Esportivo, que está no ar há exatos 25 anos (desde 06 de outubro de 1992, quando foi lançado pela extinta ETV) e que, atualmente, é transmitido pela TV Sete Lagoas (canal 9 NET), a partir de dezembro, passará a ser retransmitido pela TV Câmara, canal 60.2. O convênio firmado entre as duas emissoras de televisão irá possibilitar que o programa volte a ser assistido pelas pessoas que não possuem tv a cabo.

Os responsáveis pela programação da TV Câmara estão fazendo os ajustes finais com o setor técnico da emissora e acreditam que brevemente o Tempo Esportivo será disponibilizado também no canal 60.2: A tendência é de que o programa esteja disponível nas duas emissoras a partir do início do mês de dezembro.

O Tempo Esportivo se notabilizou através dos tempos pelo formato abrangente de suas notícias, indo desde assuntos que se referem ao futebol profissional, até temas locais, dos mais variados segmentos esportivos, de grande interesse da população.Atualmente, o Tempo Esportivo vai ao ar, diariamente, de 11:00 às 12:00 e, em reprise, de 19:00 às 20:00.

Fazem parte do programa: Álvaro Vilaça, Magela Martins, Ildeu Fonseca, Marcos Barbosa, Marco Antônio (Marcão), Renato Fonseca, Renato Alexandre, Warley Barbosa e James Carlos Costa, o Caroba, além de diversos desportistas da região.

Alguns colaboradores da Câmara Municipal também irão participar de forma frequente da programação esportiva!


Reunião desta quarta-feira define regulamento, grupos e primeiras rodadas da Copa Eldorado
Será realizada nesta quarta-feira, 22 de novembro, a reunião que definirá os grupos, datas e horários dos jogos da primeira fase da 26ª Copa Eldorado / Smel de futebol amador. O início da reunião está confirmado às 18:30 horas, na sede da Rádio Eldorado, rua Dr. Pena, 35, sala 304, no Centro de Sete Lagoas.

O NF Amigos-Borussia conquistou a última edição da Copa Eldorado, na Arena do Jacaré - Foto: divulgaçãoO NF Amigos-Borussia conquistou a última edição da Copa Eldorado, na Arena do Jacaré - Foto: divulgação

A Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) está confirmada como patrocinadora máster da edição 2017/2018.

Conforme já divulgado, 20 equipes irão participar da 26ª edição da Copa Eldorado. Dentre os participantes, 70% são de Sete Lagoas, ou seja, 14 equipes e outras 06 pertencem a cidades adjacentes, configurando 30% em relação ao número total de inscritos.

A estimativa é de que, entre dirigentes, membros das comissões técnicas, jogadores, patrocinadores, colaboradores e outros, mais de 2.000 pessoas estejam envolvidas, diretamente, no campeonato. Além disso, milhares de torcedores, de todas as regiões da cidade e dos municípios vizinhos, seguramente, farão da edição 26 da Copa Eldorado, a de maior apelo popular de todos os tempos.

Os 20 times confirmados para a edição deste ano são:

- Sete Lagoas: AFP, Bosque, Expresso Progresso, Borussia, Ideal, Industrial, Santa Helena, Curitiba, CAP, Líder Automóveis e Seguros / River, Eldorado / Chorão Tênis, Samba Gol, União Progresso e Operário;
- Fortuna de Minas: Canários;
- Caetanópolis: Sete de Setembro /Rádio POP FM.
- Prudente de Morais: Independente e América;
- Jequitibá: São Sebastião
- Matozinhos: Mocambeirense

O Coordenador da Copa, James Carlos Costa, o Caroba, deu detalhes sobre o formato da competição: “A ideia é fazermos a primeira fase com 05 grupos de 04 equipes. Os times jogarão dentro de cada grupo, num total de 03 rodadas. Ao fim destas rodadas estarão classificados os 03 primeiros colocados de cada chave e o melhor quarto colocado, que será indicado pelo índice técnico. A segunda fase terá 16 participantes e, a partir dela, a competição será disputada no sistema eliminatório, sempre em partida única”.

A primeira rodada da competição está confirmada para os dias 09 e 10 de dezembro, um final de semana após o encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A. A final está prevista para o dia 03 de fevereiro de 2018, um sábado, na Arena do Jacaré.

Supercopa do Brasil Sub-20 será decidida nesta quinta-feira
Atlético e Cruzeiro empataram, em 0 a 0, o primeiro jogo da Supercopa Sub-20, na noite do último sábado (18/11), na Arena Independência. No primeiro tempo, o Atlético teve as melhores chances de gols e volume de jogo, com dois chutes do meia Daniel Penha batendo na trave do goleiro Vitor, do Cruzeiro. Na volta dos vestiários, o Galo perdeu um pouco do ritmo mais ainda assim continuou chegando mais próximo de marcar do que a Raposa, que optou por segurar o resultado adiando a sua obrigação e a decisão para o segundo jogo. O público pagante foi de 4.240 torcedores, proporcionando uma renda de R$ 12.750,00.

Esta é a primeira edição da Supercopa Sub-20, promovida pela CBF para indicar o representante brasileiro para a Copa Libertadores da América, categoria Sub-20. Depois do empate nos primeiros noventa minutos, a decisão de quem será o dono da única vaga do Brasil será na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, na Arena Independência.


Para voltar à elite, Democrata terá que jogar 15 vezes em 2018
Foi realizado, na semana passada, o Conselho Técnico para o Campeonato Mineiro 2018 – Módulo II. Estiveram presentes na assembleia, realizada na sede da FMF, os representantes dos 12 clubes que disputarão o torneio na próxima temporada. Foram discutidas todas as questões pertinentes da competição que terá uma nova fórmula de disputa.

Para o próximo ano, o Módulo II terá o seguinte formato adotado: Na primeira fase, os clubes jogarão entre si, em turno único, classificando-se para as semifinais as quatro melhores equipes. Terão a vantagem de jogar seis jogos como mandante os seis clubes com melhor índice técnico em 2017. Sendo assim, os dois rebaixados do Módulo II, América-TO e Tricordiano, e os quatro melhores classificados da edição passada do Módulo II, com exceção do último campeão e vice, Betinense, Nacional, Uberaba e Tupynambás.

Para as semifinais e final, não será levado em consideração a classificação da equipe na etapa anterior como critério de desempate. Desta forma, para definir os vencedores dos confrontos serão apurados os pontos somados, saldo de gols e penalidades máximas, caso necessário.

Em 2018, ficou mantida a idade limite para os jogadores dos times. O Módulo II será disputado na categoria sub-24 – atletas nascidos até 1994 – podendo cada equipe inscrever, no máximo, sete atletas com idade superior a 24 anos. O atleta que atuar por uma equipe não poderá jogar por outra durante a competição.

Todos os estádios indicados pelos clubes para a realização das partidas serão vistoriados pela FMF e devem atender às normas exigidas. As equipes têm até o dia 02 de fevereiro para apresentar todos os laudos de segurança vigentes.

A partir do dia 17 de fevereiro, América-TO, CAP Uberlândia, Tricordiano, Democrata-SL, Mamoré, Betinense, Guarani, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Social, Tupynambás e Uberaba entrarão em campo em busca da taça e do acesso. No dia 05 de maio será realizada a final do campeonato.

Para retornar à elite do futebol estadual, depois de quase 10 anos, o Democrata terá que jogar 15 vezes no Módulo II de 2018 (considerando os dois jogos da decisão). Segundo o presidente do clube, Jaime Ribeiro, os valores médios para a montagem de uma equipe competitiva, incluindo todas as despesas com alimentação, materiais de treinos e jogos, viagens, hospedagens e salários de atletas e comissão técnica, dentre outros, devem girar em torno de R$ 1.250.000,00. O novo treinador do clube é Gérson Evaristo, que substituirá Fred Incalado, comandante da equipe durante a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2017. A apresentação do elenco para a próxima temporada está marcada para o dia 02 de janeiro de 2018.

 

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos