Menu

Coluna / Tempo Esportivo / O caótico calendário do futebol nacional

Há algum tempo o assunto “calendário do futebol brasileiro” tem sido alvo de sucessivos debates entre atletas, comissões técnicas, dirigentes, imprensa e até torcedores. A freqüência com que cada equipe entra em campo para disputar uma partida de futebol no Brasil é algo que foge aos princípios básicos da razoabilidade.

Pra completar, 2018 é ano de Copa do Mundo e isso complica a situação que já é caótica  por si só. A partir de 14 de junho a bola vai rolar na Rússia! Como esperado, o calendário de 2018 deixou o futebol brasileiro ainda mais tumultuado do que o de 2017. A Copa do Mundo acontece entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Mantendo a linha de torneio o ano inteiro, a Copa Libertadores da América foi iniciada em janeiro e será disputada até novembro e a Copa Sul-Americana, que começou em fevereiro, vai até dezembro. Os estaduais começaram mais cedo e terminaram em meados de abril. O campeão da Copa do Brasil será conhecido em outubro. Se algum clube brasileiro conquistar o título da Libertadores, o calendário terá de ser estendido um pouco mais, pois o Mundial de Clubes está previsto para acontecer entre 06 e 15 de dezembro, nos Emirados Árabes.

A CBF tentou montar um verdadeiro quebra-cabeça para viabilizar o calendário de 2018 com a Copa da Rússia, em meio a um novo cenário com Libertadores e Copa do Brasil anuais. Federações pressionaram para não perder datas de Estaduais e o resultado disso tudo é quetodos sairão prejudicados no futebol brasileiro. Durante o período de Copa do Mundo, os torneios continentais e a Série A do Campeonato Brasileiro serão interrompidos, retornandoapós a final do Mundial. Porém, outros campeonatos nacionais continuarão tendo jogos. São eles: Campeonato Brasileiro Série B, Série C e Série D, além da Copa do Nordeste.

Traçando um paralelo, os principais clubes europeus, mesmo disputando todas as competições possíveis no continente, não jogam mais que 60 ou 63 partidas na temporada. Aqui no Brasil, quem fizer a proeza de chegar a todos as finais estaduais, nacionais e internacionais num mesmo ano, feito inédito até a presente data, terá que jogar mais de 80 vezes.

Definitivamente, não há elenco no Brasil que suporte tantas competições, intercaladas com treinos, viagens e trabalhos de recuperação física e mental. O calendário do futebol brasileiro, que já era terrível, passou a ser uma aberração em 2018 e quem vai pagar a conta no final do ano serão os clubes, sobretudo aqueles que fizeram grandes investimentos e agora correm o risco de não conseguirem resultados expressivos durante a temporada!


Sete Lagoas terá representante no Campeonato Mineiro de Futebol Americano
A Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem feito um grande esforço para fomentar as diversas modalidades de esportes especializados na cidade, sobretudo aquelas que têm uma conotação de novidade para a maioria dos sete-lagoanos.

Foto: SMELFoto: SMEL

Neste sentido, foram iniciadas no último domingo, 22 de abril, as atividades da equipe de futebol americano Red Boards em preparação para o Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2018, na modalidade Flag, modalidade essa que não se utiliza equipamentos pornão conter contato físico agressivo. O evento realizado pela Prefeitura de Sete Lagoas aconteceu no Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista. Em campo, a equipe dos Red Boards enfrentou o time de Ouro Branco Dark Knights e acabou levando a melhor. O placar final foi de 34 a 30 para o time de Ouro Branco, em uma partida emocionante.

“Na minha visão, o time ganhou experiência em campo e muito mais vontade de jogar. Por ser o primeiro amistoso que a equipe participa, jogaram perfeitamente bem, contra um time experiente e não ficamos atrás em se tratando de técnica.” Falou João Pedro, treinador dos Red Boars.

Também ficou definido, segundo João Pedro, que será realizada outra partida entre as duas equipes, porém, o segundo encontro vai acontecer em Ouro Branco, no dia 08 de julho, um domingo, 10 horas da manhã.

O Campeonato Mineiro de Futebol Americano começa no mês de outubro e a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, divulgará todos os resultados dos jogos e demais informações da disputa.

Prefeitura recupera iluminação em vários campos de Sete Lagoas
A SMEL, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, recebeu nos últimos meses, várias reclamações de jogadores e de equipes de futebol sobre o mau funcionamento dos refletores de diversos campos de futebol de Sete Lagoas, impedindo assim, a utilização e afetando de forma direta a manutenção geral dos mesmos. Tais manutenções são feitas com o dinheiro que é arrecadado pelos próprios atletas, que alugam as praças esportivas para a realização de torneios ou mesmo partidas avulsas, amistosos, etc.

Foto: SMELFoto: SMEL

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Obras e a pedido do Secretário de Esportes Fabrício Fonseca, realizou então a manutenção. Foram feitos vários trabalhos de recuperação nos sistemas de refletores dos campos que funcionavam de forma parcial e outros novos foram instalados nas torres de iluminação. A uniformidade da luz foi trabalhada e adaptada para que não haja ofuscamento em nenhuma parte do campo durante a partida, gerando bom nível de fidelidade de cores. Foi um árduo trabalho em função do longo período sem manutenção deixada por outras gestões.

A empresa responsável pela execução do trabalho foi a CSC - Construtora Siqueira Cardoso Eireli - EPP, acompanhada pelo Departamento de Iluminação Pública. Dentre os campos contemplados com as melhorias, estão: Eucalipal (bairro: Olinto Alvim), Montreal (bairro: Montreal), Curitiba (bairro: São Francisco), Interlagos (bairro: Interlagos), Parque Náutico (bairro: Boa Vista) e quadra de areia do Parque Náutico (bairro: Boa Vista). O Campo do Serrinha, no bairro do Carmo, será o próximo a ter sua iluminação revitalizada.

Essa é mais uma obra realizada pela Prefeitura de Sete Lagoas a pedido da Secretaria Municipal de Esportes, na gestão do Prefeito Leone Maciel, visando incentivar e levar o esporte e o lazer em boas condições para a população.

Montreal conquista a Copa João da Cunha
A edição de 2018 da Copa João da Cunha, uma das mais tradicionais competições da região, foi encerrada na última semana, com presença maciça de público no Campo do Eucalipal.

Com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria de Esportes e Lazer e realização da Liga Eclética Desportiva Sete-lagoana, a competição teve outra final muito equilibrada. Após empatarem em 0 x 0, no tempo normal, Montreal e Bela Vista se confrontaram nos pênaltis. Melhor para o Montreal, que venceu por 4 x 3 e ficou com o título.

A campanha do Montreal ao longo do campeonato foi a seguinte: Duas vitórias e uma derrota na primeira fase e mais duas vitórias nas quartas-de- final e semifinal, contra o Bem Bolado e o Guarani da Sede, respectivamente.

O Bela Vista, time pertencente ao bairro Bela Vista (que não tem nenhuma ligação com o Bela Vista do bairro Santa Luzia) também se despediu da competição de forma honrosa, pois, apesar de todas as dificuldades enfrentadas dentro e fora de campo, conseguiu permanecer “vivo” na disputa até a partida final.

Em 2016, o campeão da Copa João da Cunha foi o Garimpeiro, conquistando o título contra o Santa Cruz. Em 2017, a equipe do bairro Santa Luzia repetiu a dose e faturou a taça em cima do time da Polícia Militar.

Ao todo, em 2018, 16 equipes disputaram a competição. O Montreal recebeu R$1.500,00 de premiação pelo título. Já o Bela Vista, por ter terminado em segundolugar, faturou R$ 750,00.

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados