Menu

Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo / A três rodadas do fim, Estadual segue com indefinições na tabela

Após uma longa separação e quase um litígio, a relação entre o Atlético e o Mineirão parece estar tranquila e as perspectivas para que o clube volte a jogar com frequência no estádio são ótimas. O Gigante da Pampulha foi a principal casa do Galo desde sua inauguração, em 1965, até 2010, quando o estádio foi fechado para a reforma. De lá para cá, o Atlético utilizou a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, entre 2010 e 2012, até escolher como seu terreiro o Independência, de 2012 até os dias atuais.

No Mineirão, o Atlético conquistou o título da Copa Libertadores da América, em 2013. - Foto: Reprodução InternetNo Mineirão, o Atlético conquistou o título da Copa Libertadores da América, em 2013. - Foto: Reprodução Internet

Já são oito anos jogando no Horto. O Atlético foi muito feliz por lá, conseguiu resultados excelentes e um retrospecto impressionante como mandante. O lema "caiu no Horto, tá morto" ganhou força, e o "caldeirão" foi um grande trunfo do Galo, especialmente nas temporadas 2012, 2013 e 2014, período em que o clube conquistou dois campeonatos estaduais, Copa Libertadores, Recopa e Copa do Brasil.

Mesmo assim, apesar de não ter sido o estádio "principal" no cronograma atleticano, o Mineirão foi usado com certa frequência pelo clube em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, sobretudo nos jogos decisivos. Na última temporada, em 2018, o Galo não mandou nenhuma partida no maior estádio da cidade. Vários jogadores do atual elenco, portanto, nunca haviam jogado, pelo Atlético, um jogo no Mineirão com mando do alvinegro. Isso só ocorreu nesta volta ao local, no confronto que abriu a participação do clube na fase de grupos da Copa Libertadores da América, em plena quarta-feira de Cinzas, diante do Cerro Porteño do Paraguai.

A diretoria alvinegra já deixou claro que, a partir de agora, pretende fazer os principais jogos do Atlético no Mineirão, tanto que, as outras partidas da primeira fase da Libertadores já estão confirmadas no Gigante. O clássico contra o América, no dia 17 de março, válido pelo Campeonato Mineiro, também será no Mineirão.

Como já se sabe, desde o início da "era atual" do Mineirão, o estádio só é lucrativo em duas situações: com públicos entre 20 e 30 mil torcedores, com ingressos mais caros; ou, com públicos acima de 40 mil pagantes. Neste caso, existe a possibilidade do ticket médio do valor do ingresso cair um pouco. Portanto, partidas com apelos populares menores deverão ser mantidas no Independência, o que aliás, se acontecer, será uma atitude inteligente da diretoria do Galo!

A três rodadas do fim, Estadual segue com indefinições na tabela

Restam apenas três rodadas para o encerramento da fase de classificação do Campeonato Mineiro do Módulo I e em todas as faixas da tabela de classificação persistem as dúvidas com relação aos participantes. Na briga pela liderança, Atlético, Cruzeiro e América fazem uma competição à parte. A Raposa está em terceiro, mas, em tese, terá compromissos mais fáceis nesta reta final. Atlético e América estão um pouco à frente, mas terão um confronto direto e, naturalmente, um vai tirar ponto do outro, ou até mesmo em caso de empate, os dois poderão ser prejudicados. Portanto, o Cruzeiro corre por fora em busca da ponta, porém está vivo na disputa.

A busca pelo G8 também está em aberto e promete ser decidida ponto a ponto, até a 11ª rodada. Do Patrocinense, que está em quarto lugar, até o Tupi, que segue na lanterna, todos têm chances de classificação. Além do time de Patrocínio, o Tupynambás de Juiz de Fora e a Caldense também estão com os passaportes quase carimbados para a fase eliminatória.

Em compensação, na parte de baixo, na luta contra o rebaixamento para o Módulo II do Campeonato Mineiro, pelo menos quatro equipes estão em situação mais delicada: Além de Guarani e Tupi, que estão na zona do rebaixamento, Villa Nova e URT seguem ameaçados.

Ao final da fase de classificação, duas equipes serão definidas, através de índice técnico para se juntarem ao Tupi, na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Atlético e Cruzeiro já estão garantidos na Série A, América na Série B e Tombense e Boa Esporte na Série C.

Veja a classificação atualizada após nove rodadas:

PG: Pontos Ganhos | J: Jogos | V: Vitórias | E: Empates | D: Derrotas | GP: Gols Pró | GC: Gols Sofridos | SG: Saldo de Gols | %: Aproveitamento

Democrata segue sem vencer, ocupa a zona de rebaixamento no Módulo II e troca o comando técnico três vezes em uma semana

A quarta rodada do Campeonato Mineiro do Módulo II foi desmembrada por causa do recesso do carnaval. Na quinta-feira da semana passada foram realizadas as primeiras partidas e ninguém conseguiu vencer: No Vale do Aço o Ipatinga apenas empatou com o CAP de Uberlândia em 0 x 0 e segue sem conquistar nenhum triunfo na competição. No Vale do Mucuri, o clássico entre América de Teófilo Otoni e Democrata de Governador Valadares também ficou na igualdade: 2 x 2.

Outras rês partidas agitaram o Módulo II no sábado de carnaval. Em São João Del-Rei, O Athletic bateu o Uberaba por 3 a 1. Rudi, Matheus Sousa e Guilherme colocaram a bola na rede em favor do Athletic; Wallace marcou o gol de honra do Uberaba.

Já em Uberlândia, o Uberlândia venceu o Nacional, de Muriaé, por 3 a 2, em um grande jogo realizado no estádio Parque do Sabiá. O time da Zona da Mata chegou a sair na frente com gol de Léo Índio. Jhuliam empatou e virou para o time da casa. Com Léo Índio, o Nacional conseguiu o empate. Porém, o dia era mesmo de Jhuliam, que fez o terceiro e garantiu a vitória do Uberlândia por 3 a 2.

O Democrata segue seu calvário na competição e acumula quatro jogos sem vitórias. Jogando em Nova Serrana, o time foi facilmente derrotado pelo Serranense por 4 x 2. O destaque da partida foi Wendell, autor de três gols. Paulo Roberto colocou o time da casa em vantagem e Rodolfo chegou a empatar em favor do time de Sete Lagoas. Atuando diante de seus torcedores, que não paravam de gritar, incentivando a equipe o tempo todo, o Serranense abriu uma larga vantagem no jogo ao fazer 4 a 1 no placar. O Democrata diminuiu a contagem na etapa final em cobrança de pênalti de Vander. No final, de acordo com a equipe da Rádio Eldorado, que transmitiu o jogo, o placar ficou de bom tamanho para o Democrata, que foi massacrado durante a maior parte do tempo. O serranense perdeu inúmeras chances para ampliar o marcador.

O presidente Jaime Aleluia esteve no estádio Arena do Calçado e disse que Marco Antônio Milagres, apresentado na semana passada como novo treinador do clube, foi cuidar do pai que está com problemas de saúde no interior do Rio de Janeiro, por isso não dirigiu a equipe diante do Serranense. Jaime declarou que Milagres continua sendo o treinador do Jacaré e que o Thiago Mancha segue como auxiliar. Perguntado sobre o limite de prazo que iria esperar pelo Milagres, o presidente disse que ouviria o treinador e que se ele não puder voltar, pode definir pela efetivação de Thiago Mancha como técnico. Porém, na terça-feira de carnaval, o auxiliar de Milagres, Charles Guerreiro, chegou em Sete Lagoas para dirigir a equipe. No mesmo dia foi dispensado.

Em meio a tudo isso, numa reunião com a diretoria, os atletas pediram que Paulinho Guará fosse efetivado como treinador para o restante da competição. E foi exatamente isso que aconteceu. Desde esta quarta-feira de Cinzas, Paulinho Guará passou a ser o técnico do Democrata.

Enfim, com a primeira fase chegando à metade, o Democrata já trocou cinco vezes de treinador em apenas dois meses. Na última semana foram três mudanças. Não há projeto que resista a tantas oscilações. O time segue sem rumo no Módulo II do Campeonato Mineiro e resta agora torcer para que Paulinho Guará opere novo milagre à frente do clube, como fez em 2018. O resultado disso tudo é que o time está na zona de rebaixamento para a Terceira Divisão Estadual, mais uma vez!

A quinta rodada tem os seguintes jogos agendados para este final de semana:

Sábado (09/03):
16h – Democrata Uberlândia – Sete Lagoas
16h – Serranense x Democrata-GV – Nova Serrana
16h – CAP x Coimbra – Uberlândia
18h30 – Uberaba x Ipatinga - Uberaba
19h00 – Tricordiano x Athletic - (jogo cancelado em função da desistência do Tricordiano em disputar a competição).

Segunda-feira (11/03):
20h00 – Nacional x América-TO - Muriaé

Após quatro rodadas, a classificação do Campeonato Mineiro do Módulo II é a seguinte:

PG: Pontos Ganhos | J: Jogos | V: Vitórias | E: Empates | D: Derrotas | GP: Gols Pró | GC: Gols Sofridos | SG: Saldo de Gols | %: Aproveitamento

O Módulo II do Campeonato Mineiro apresenta uma grande novidade em 2019: todos os jogos estão sendo transmitidos ao vivo, via streaming, com links disponibilizados no facebook da FMF (Federação Mineira de Futebol).

Mudanças nas regras de futebol entram em vigor a partir de junho

Após encontro realizado no último sábado, na Escócia, a International Board (IFAB) decidiu fazer algumas alterações nas regras relativas à marcação de mão na bola, ao local para substituição dos jogadores, cobranças de tiro de meta e bola ao chão. Entre as determinações aprovadas pelo órgão - responsável por gerir o regulamento do esporte -, chamam a atenção a obrigatoriedade que os atletas terão de deixar o campo através da linha mais próxima, além da mudança da interpretação da intenção em lances de ataque em que houver toque da bola na mão.

As alterações entrarão em vigor em 1º de junho, quando a temporada européia já terá terminada. Entretanto, ligas como o Brasileirão estarão em pleno vapor e terão que se adaptar às determinações, que valem para todo o esporte ao redor do mundo. A Copa América no Brasil, que começa em 14 de junho, já ocorrerá diante das novas normas.

Segue o detalhamento das alterações:
Mão na bola - De acordo com comunicado divulgado pela IFAB após o 133º encontro anual de sua história, com a presença de representantes da Fifa, foi decidido que a regra da mão na bola será "mais precisa e detalhada". A nota afirma que gols marcados diretamente com a mão ou oportunidades de gol criadas depois de ganhar a posse da bola com a mão, mesmo que de forma acidental, não deverão mais ser permitidas.

Substituição na linha mais próxima - O comunicado também afirma que, depois de fazer experimentos ao redor do mundo, a IFAB decidiu que os jogadores substituídos passarão a ter a obrigação de deixar o campo na linha mais próxima, seja lateral ou de fundo. Tiro de meta cobrado para dentro da área - Entre as mudanças está, também, uma pequena alteração com relação às cobranças de tiro de meta. A IFAB apontou que, agora, não haverá mais obrigação de que a bola deixe a grande área na saída de bola em tiros de meta ou cobranças de falta dentro da área.

Bola ao chão - O comunicado ainda cita mudanças na questão de quando o árbitro deve interceptar o jogo para dar bola ao chão. O juiz deverá reiniciar a partida desta forma quando a bola bater em seu corpo.

Goleiro com um pé na linha em pênaltis - Outra mudança ocorrerá no posicionamento dos goleiros em cobranças de pênaltis. Os arqueiros, que antes deveriam permanecer na linha para poder defender, agora só serão obrigados a manter um de seus pés sobre a linha de gol.

Cartões para comissão técnica - A IFAB também aprovou que as más condutas de membros de comissões técnicas deverão ser punidas com cartões amarelos ou vermelhos, assim como já acontece com atletas.

Posicionamento sobre o VAR - No encontro, a IFAB também fez uma análise sobre a utilização do árbitro de vídeo em eventos como a Copa do Mundo, no ano passado. O comunicado afirma que o órgão "expressou sua satisfação com o impacto significante e o sucesso que o VAR teve".

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos