Menu

Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo / Campeonato Brasileiro começa no último final de semana de abril

1º Tempo
De forma dramática, o Democrata segue na disputa do Campeonato Mineiro do Módulo II e tenta encerrar a competição com um único objetivo, o mesmo que perseguiu na edição anterior do torneio: Não ser rebaixado para a Terceira Divisão Estadual! Com o rebaixamento antecipado do Tricordiano, que abandonou a competição antes mesmo do seu início, restou apenas uma vaga a ser ocupada na zona da degola. Pois, acreditem, numa competição de 11 clubes, o Democrata de Sete Lagoas consegue ocupar esta única vaga e de forma dramática, vê o término da primeira fase se aproximar cada vez mais (restam apenas três rodadas para o término da fase inicial).

Nestas últimas rodadas o time não sai mais de Sete Lagoas. Vai enfrentar o Ipatinga neste sábado, na Arena do Jacaré, a partir das 16 horas e depois, na rodada final, recebe o CAP de Uberlândia, que briga por vaga no G4 do Módulo II. Contudo, isso não é garantia de “vida fácil” para o Jacaré. As melhores apresentações da equipe aconteceram longe de seus domínios, incluindo a vitória sobre o América, em Teófilo Otoni.

Jogar na Arena do Jacaré não tem sido vantagem para o Democrata: Em quatro jogos como mandante, a equipe conquistou somente dois pontos. Foram dois empates e duas derrotas. A necessidade de propor o jogo quando atua em seus domínios, a falta de qualidade técnica do grupo, aliada à falta de confiança dos atletas, e a pequena presença de torcedores em seu estádio, fazem com que o Democrata atue em campo neutro quando joga em Sete Lagoas, facilitando a vida dos visitantes.

É uma triste constatação, sobre a qual não há perspectiva imediata de mudança, infelizmente, ainda mais com a falta de planejamento, dificuldade de tomada de decisão e a apatia que se abateram sobre esta diretoria democratense.

2º Tempo
Já falamos a respeito disso aqui, mas o assunto ganha espaço nos bate papos esportivos, principalmente porque o Campeonato Mineiro caminha para o seu encerramento: Como se sabe, o Atlético voltou a mandar jogos no Mineirão. O clássico contra o América, ainda na primeira fase da competição, registrou, na época, a maior presença de público no estádio em 2019. Mais de 43 mil pessoas prestigiaram a partida. Nas quartas-de-final, diante do Tupynambás de Juiz de fora, o torcedor alvinegro bateu seu próprio recorde e mais de 47 mil pessoas compareceram ao gigante da Pampulha. Além dos confrontos da fase de grupos da Copa Libertadores, que também estão ocorrendo no estádio, se o Atlético avançar na competição, novos jogos serão confirmados para o mesmo local. Por fim, o jogo da volta das semifinais do Campeonato Mineiro, no próximo domingo, diante do Boa Esporte também está confirmado para o Mineirão. Agora fica a dúvida: Se Atlético e Cruzeiro avançarem para a final do Campeonato Mineiro, como se desenha no momento, onde o Galo vai mandar a segunda e decisiva partida, já que fez a melhor campanha da primeira fase? Mineirão ou Independência? Vai priorizar a arrecadação financeira, que no Mineirão será maior, ou vai retornar ao Horto, por entender que a pressão feita à equipe adversária, que é mais qualificada, é maior naquele estádio? Aguardemos os próximos capítulos desta novela!

Campeonato Brasileiro começa no último final de semana de abril

Em meio a decisões dos campeonatos estaduais, Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana, a CBF confirmou a lista das partidas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. Tão logo terminem os estaduais, já na semana seguinte, serão realizadas as dez partidas da rodada inaugural. A Série B do Campeonato nacional também será iniciada em 27 de abril.

O torneio começa em 27 de abril, um sábado, e a primeira partida oficial será sediada por Palmeiras e Fortaleza (campeões da Série A e B, respectivamente em 2018). A rodada de estreia também traz uma reedição de final de Copa do Brasil entre Flamengo e Cruzeiro. Veja os outros confrontos marcados:
Grêmio x Santos – Porto Alegre
Atlético x Avaí – Belo Horizonte
Ceará x CSA – Fortaleza
Palmeiras x Fortaleza – São Paulo
São Paulo x Botafogo – São Paulo
Flamengo x Cruzeiro – Rio de Janeiro
Fluminense x Goiás – Rio de Janeiro
Chapecoense x Internacional – Chapecó
Bahia x Corinthians – Salvador
Athletico-PR x Vasco – Curitiba

Assim como em 2018, haverá a interrupção do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil para a disputa da Copa América, que acontecerá entre 14 de junho e 07 de julho. A Série B, que teve cinco rodadas disputadas ao longo da Copa do Mundo em 2018, também será interrompida durante a Copa América em 2019.

Oito rodadas da Série B serão disputadas até a parada para a Copa América e a partir de 13 de julho as outras 30 rodadas serão disputadas, até 30 de novembro. A Série A terá 9 rodadas entre 28 de abril e 12 de junho – apenas dois dias antes do início da Copa América – as outras 29 rodadas serão realizadas entre 14 de julho e 8 de dezembro.

Os conflitos com as datas-Fifa vão continuar em 2019: O calendário dos clubes brasileiros não será interrompido durante as datas-FIFA e os jogadores convocados por seleções vão seguir desfalcando suas equipes no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

As datas das duas finais da Copa do Brasil, por exemplo, vão coincidir com a data-FIFA no mês de setembro. Os dois jogos decisivos da Copa do Brasil estão marcados para 4 e 11 de setembro, e a FIFA prevê jogos das seleções nos dias 5 e 10 deste mês.

Os jogos de volta das oitavas da Copa do Brasil também serão afetados, assim como o Campeonato Brasileiro, que terá conflitos com alguma data-Fifa em sete rodadas. Partidas das rodadas 8ª, 9ª, 18ª, 24ª, 25ª, 26ª e 33ª devem ter equipes desfalcadas por convocações de seleções.

Copa João da Cunha terá rodada decisiva esta semana

A fase classificatória da 19ª edição da Copa João da Cunha de futebol amador teve sequência no final de semana com vários jogos decisivos.Considerada uma das principais competições de Sete Lagoas e região e que faz parte do calendário esportivo do município, a Copa João da Cunha se aproxima do encerramento da primeira fase. Faltando apenas uma rodada para o fechamento da fase inicial, praticamente todos os participantes ainda alimentam chances de classificação, já que os quatro primeiros colocados avançam e apenas o lanterna de cada chave será eliminado. Neste sentido, apenas a Chave D já tem a situação definida, uma vez que o PSI já está fora da disputa.

Foto: Reprodução InternetFoto: Reprodução Internet

Nesta edição, 20 equipes foram inscritas e divididas em quatro grupos de cinco agremiações:
Chave A: Bela Vista, Dallas Gollo, Serra Verde, Lanchonete do Ponto e Progresso Promec
Chave B: Grêmio Alkaeda, Abc Celulares, Chape, Paraíso e São Sebastião
Chave C: Lagoinha, Amigos CDD, Montreal, Bosque e Garimpeiro
Chave D: Inter União Juventude, PSI, União Alvorada e Santa Cruz/Santa Helena
Seguem os resultados da quarta rodada:
Santa Cruz / Santa Helena 2 x 0 União Juventude
União Alvorada 3 x 0 PSI
Montreal 3 x 0 Bosque
Garimpeiro 2 x 0 Amigos CDD
Expresso Progresso / Promec 0 x 1 Dallas
São Sebastião das Pindaíbas 1 x 0 Chape
Serra Verde 2 x 2 Lanchonete do Ponto
ABC Celulares 2 x 2 Grêmio Alkaeda

A quinta e última rodada da primeira fase será realizada no Campo do Eucalipal e tem os seguintes confrontos programados para esta semana:
Quarta-feira:
19:30 – Bela Vista x Expresso Progresso / Promec
Sábado:
14:00 – Amigos CDD x Bosque
16:00 – Inter x Santa Cruz / Santa Helena
18:00 – ABC Celulares x Paraíso
Domingo:
08:45 – União Juventude x União Alvorada
10:45 – Dallas x Lanchonete do Ponto
13:00 – Grêmio Alkaeda x São Sebastião
15:30 – Lagoinha x Garimpeiro

Folgam na rodada: Serra Verde, Montreal, PSI e Chape.

Os últimos campeões da Copa João da Cunha foram o Garimpeiro em 2017 e o Montreal no ano passado.

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos