Menu

Brasileirão: Cálculos e projeções para as rodadas finais / Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo

Depois de 28 rodadas realizadas no Campeonato Brasileiro da Série A os matemáticos seguem fazendo cálculos e projeções para as rodadas finais da competição. E conforme o campeonato vai se aproximando do fim, as disputas pelo título, Libertadores e contra o rebaixamento vão se afunilando.

Foto: CBF/DivulgaçãoFoto: CBF/Divulgação

Apesar das dificuldades, o líder Flamengo e o vice-líder Palmeiras venceram duas das equipes de piores campanhas no certame (CSA e Avaí, respectivamente) e a diferença entre os dois se manteve em dez pontos. Já o terceiro colocado Santos empatou com o Corinthians e viu a desvantagem para o Rubro-Negro aumentar para 15 pontos.

Apesar do Flamengo manter boa vantagem agora com uma rodada a menos do fim, o Verdão aumentou sua possibilidade de 2% para 3%, já que triunfos fora de casa pesam mais que em casa. Mesmo assim, o time carioca segue sobrando na briga, com 96% de chances de título e pode levantar o caneco antes mesmo da disputa da final da Copa Libertadores da América, em 23 de novembro, no Chile, diante do River Plate.

Já a disputa pelas quatro vagas diretas pela Libertadores segue aberta. Dos oito primeiros colocados, apenas Santos e Corinthians desperdiçaram pontos ao empatarem entre si. Os demais venceram.

Mesmo vencendo o Atlético em casa, o São Paulo viu sua porcentagem cair consideravelmente. Tudo porque o Inter conquistou uma grande vitória fora de casa sobre o Bahia e entrou de vez na briga. No caso do Galo, as possibilidades de G6 (Pré Libertadores), não passam de 1%.

É válido lembrar que, caso o Flamengo conquiste a Libertadores, o G6 deverá se transformar em G7, pois o Rubro-Negro Carioca já terá garantido a vaga na principal competição continental em função do título da própria Libertadores. Neste momento, o 7º colocado é o Grêmio, com 44 pontos.

Com relação à Copa Sul-Americana, as chances do Atlético são melhores e estão na casa dos 50%. Já o Cruzeiro, considerando o índice de aproveitamento atual, tem pouco mais de 15% de possibilidades.

Na parte inferior da tabela, ninguém venceu. Fluminense e Cruzeiro, com empates em casa, viram os riscos de rebaixamento aumentarem de novo. O Tricolor carioca viu a possibilidade aumentar de 29% para 33%, enquanto as chances de queda da equipe celeste subiram de 35% para 42%. Já o CSA, que perdeu para o Flamengo no Maracanã, e viu os times logo acima na tabela ao menos empatarem, viu suas chances de cair crescerem de 58% para 73%.

 

Mundial de Clubes, em novo formato, será na China

A nova versão do Mundial de Clubes da FIFA será sediada na China entre os meses de junho e julho de 2021.

Após 2021, o torneio passará a ser disputado de quatro em quatro anos e contará com oito equipes europeias e seis equipes sul-americanas. Ao todo, serão 24 clubes na competição. Até 2020, o formato atual do Mundial está mantido, com apenas uma equipe representando cada continente, totalizando somente sete times. Neste ano e no próximo, o país sede será o Catar, que também irá sediar a Copa do Mundo em 2022.

As equipes que farão parte do novo campeonato serão decididas por critérios das confederações de cada continente. Na América do Sul, por exemplo, os campeões da Libertadores e Sul-Americana deste ano e do próximo, estão no torneio. As outras duas vagas serão disputadas na "Supercopa Libertadores", novo torneio só com campeões da Libertadores proposto pela Conmebol.

Já na Europa, a Uefa determinou que as vagas ficarão com os vencedores das edições entre 2018 e 2021 da Liga dos Campeões e da Europa League. Assim, quatro equipes estão confirmadas: Real Madrid (Liga dos Campeões 2017-18); Liverpool (Liga dos Campeões 2018-19); Atlético de Madrid (Europa League 2017-18) e Chelsea (Europa League 2018-19).

O Mundial de Clubes chega como um torneio para substituir a Copa das Confederações, que foi um torneio de aquecimento para o país-sede da Copa do Mundo.

O formato do campeonato será de oito grupos com três equipes cada. O vencedor de cada chave avança para as quartas-de-final. Todas as fases da competição serão disputadas em jogo único, com um clube podendo jogar entre dois e cinco jogos.

Copa Eldorado tem sistema de disputa definido

Faltando menos de 40 dias para o início da Copa Eldorado, em sua 28ª edição, várias reuniões seguem acontecendo para os ajustes finais da parte técnica da competição.

No dia 7 de novembro será realizada a reunião entre a diretoria da Rádio Eldorado, equipe coordenadora e representantes das 24 equipes participantes. O encontro está confirmado para as 18:30 horas e vai acontecer na sede da emissora, na rua Dr. Pena, 35, 1º andar, no Centro de Sete Lagoas.

Das Vinte e quatro equipes inscritas, 19 são de Sete Lagoas: Líder Automóveis e Seguros / Lontra, Industrial, ABC Celulares, Expresso Progresso, União Progresso, CAP, NF Amigos / União Alvorada, Dallas Golo, Reitran Transportes, AFP / Cooperlíder, Ideal, Operário, Santa Helena, Garimpeiros, Inter Eldorado, União do Morro, Curiango / Maguinho Vidros, N.Sports / Sidão e Montreal. Outras cinco equipes representam cidades adjacentes: São Sebastião de Pindaíbas, Sertanejo de Prudente de Morais, Paraopeba, Independente de Pompeu e Cordisburgo.

Dentre os participantes, o maior campeão é o Santa Helena, que já levantou a taça em três oportunidades e pode, em caso de nova conquista, se igual ao River, maior campeão com 04 títulos e que estará ausente nesta edição. Além do Santa Helena, os outros campeões presentes nesta 28ª edição são os seguintes: Cap do Progresso, Ideal e NF Amigos (em parceria com o União Alvorada).

O sistema de disputa indica que as 24 equipes serão divididas em 06 grupos de 04. Essas equipes jogarão em turno único, dentro das próprias chaves. Estarão classificados para a fase de oitavas-de-final os dois melhores colocados de cada grupo e os 04 melhores terceiros colocados.

A primeira rodada terá início no dia 06 de dezembro. A decisão deverá acontecer no dia 25 de janeiro, possivelmente, no Estádio Emílio de Vasconcelos Costa, o Campo do Ideal.

O campeão da Copa Eldorado vai receber troféu, medalhas e R$ 4.000,00 em dinheiro. O vice campeão será agraciado com troféu, medalhas e R$ 2.000,00 em dinheiro.

A Rádio Eldorado de Sete Lagoas, AM 1300 KHZ, vai transmitir todos os jogos da 28ª edição da Copa Eldorado. Também será possível acompanhar as partidas, programas e boletins esportivos através do aplicativo que pode ser baixado no site da emissora: www.eldorado1300.com.br.


Conselho Técnico do Módulo II acontece na próxima semana

O Conselho Técnico para definir as diretrizes do Campeonato Mineiro do Módulo II está confirmado para a terça-feira da semana que vem, dia 05/11, às 14h, na sede da Federação Mineira de Futebol, em Belo Horizonte.

São aguardados representantes dos 12 clubes: Democrata de Sete Lagoas, Guarani de Divinópolis, Tupi de Juiz de Fora, Serranense e Nacional de Muriaé, CAP Uberlândia, Ipatinga, Athletic de São João Del Rey, Democrata de Governador Valadares, América de Teófilo Otoni, Pouso Alegre e Betim.

Pouso Alegre e Betim foram os últimos a garantir participação no Módulo II de 2020, já que foram os finalistas da Segunda Divisão Estadual. A final aconteceu no último final de semana e o Pouso Alegre conquistou o título ao vencer o Betim por 1 x 0, em partida disputada no Sul de Minas. Quase dez mil torcedores estiveram presentes no Estádio Manduzão, estabelecendo recorde de público no campeonato.

O Pouso Alegre derrotou o Betim e conquistou o título do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão — Foto: ReproduçãoO Pouso Alegre derrotou o Betim e conquistou o título do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão — Foto: Reprodução

Sobre o Democrata Jacaré, a expectativa é de que o clube confirme a participação no Módulo II do próximo ano. A diretoria tem sido enfática em afirmar que o time só estará presente na competição se houver recursos financeiros e parceiros capazes de viabilizar a disputa da equipe. Os próximos dias serão decisivos para o Democrata nesse sentido!

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos