Menu

Brasil conquista sua 14ª Copa do Mundo / Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo

O Brasil conquistou no último domingo a sua 14ª Copa do Mundo da história, levando-se em consideração todas as categorias, sub 17, sub 20 e principal. No caso da Seleção Sub 17, a vitória sobre o México representou o tetracampeão do Mundial (as outras conquistas ocorreram em 1997, 1999 e 2003). Em 2002, no Japão, a Seleção Brasileira principal conquistou o seu último título mundial. A maioria desses meninos campeões de agora no Sub-17 era de recém-nascidos em 2002. Agora, reconciliam com a história do futebol brasileiro e voltam a dar ao país o lugar mais alto no pódio do futebol de base mundial.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

A façanha foi recheada de méritos na campanha de 100% de aproveitamento. Venceu os sete jogos, marcou 19 gols e sofreu 6. Emplacou o melhor jogador do Mundial, Gabriel Veron, do Palmeiras, o melhor goleiro, Donelli, do Corinthians, a chuteira de Bronze, Kaio Jorge, do Santos, terceiro artilheiro da competição com cinco gols.

Tuto certo, porém com ressalvas. Não custa lembrar que a Seleção Brasileira só disputou o Mundial Sub-17 deste ano por cortesia da Fifa, que retirou, de última hora em regime de urgência, a organização do torneio que seria no Peru. Trocou a sede, passou a responsabilidade ao Brasil e nesta condição de país-sede, herdamos a vaga.

No campo de jogo a Seleção estava desclassificada ao não se credenciar entre os quatro primeiros colocados do Sul-Americano Sub-17 disputado no início do ano no Peru. Na última rodada do hexagonal final, se classificaria até com uma derrota por 2 a 0 para a Argentina. Perdeu de 3 a 0 e ficou de fora. Mas aí apareceu a Fifa.

Beneficiados por essa gentileza da Fifa, os meninos do Brasil resolveram fazer as honras da casa. E um a um demoliram os adversários: 4 a 1 no Canadá, 3 a 0 Nova Zelândia, 2 a 0 Angola, 3 a 2 no Chile (oitavas de final), 2 a 0 na Itália (quartas de final), 3 a 2 de virada na França (semifinais) e 2 a 1 também de virada no México (final).

Mais que resultados favoráveis, abriu as cortinas e passou a apresentar sua nova geração. Meninos formados todos eles nos clubes brasileiros. Nenhum deles atua no exterior, pelo menos por enquanto.

A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico paulista Guilherme Dalla Déa, chegou ao título sem as presenças de Reinier, vetado pelo Flamengo, e Talles Magno, cortado na primeira fase do Mundial ao sofrer lesão. Seriam os expoentes do grupo. Sem os dois astros, prevaleceu o jogo coletivo e rabiscos geniais de Veron, Peglow, Kaio Jorge, Yan Couto, Patrick e Lázaro. Meninos que reconciliam o Brasil com sua história de campeão mundial.

A CBF vai colher e se beneficiar dessa safra, não há menor dúvida. E Tite poderia tirar lições da conquista dos garotos. Que tal olhar mais aos jogadores que atuam em clubes brasileiros? A molecada deu o exemplo.

No início da 'Era Tite' no comando da Seleção Brasileira, a equipe viveu um grande momento no coletivo, e individualmente os principais nomes tiveram grande destaque. No entanto, após a Copa do Mundo de 2018, cada vez mais a Seleção parece regredir. Nem o título da Copa América fez a Seleção voltar a ser dominante, jogar bem e convencer.

A verdade é que Tite se enrolou todo na escolha dos jogadores e na utilização do esquema tático. O Brasil de hoje não incomoda ninguém. É impressionante a incapacidade dos jogadores do Brasil em criar jogadas de ataque e em tentar fazer ao menos um gol.

Já o sistema defensivo, que foi destaque na última Copa do Mundo também fracassou em todos os setores nas últimas partidas.
Enquanto surge uma nova safra de atletas para as futuras seleções principais, o Brasil de Tite é sinônimo de mesmice, de futebol previsível, de falta de combatividade e de praticamente nenhuma inspiração para criar jogadas.

A julgar pelo que estamos vendo neste fim de 2019, as Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial do Catar, que começam em março do ano que vem, serão um tormento para a torcida brasileira.

De duas, uma: Ou Tite muda a sua postura na seleção brasileira ou deve ser demitido rapidamente pela CBF!

 

Copa Eldorado tem datas, horários e locais dos jogos definidos

Após sucessivas reuniões e ajustes de critérios técnicos, a Coordenação da 28º Copa Eldorado definiu todos os locais, datas e horários das partidas da primeira fase da competição, cujo início está confirmado para o dia 04 de dezembro e contará com 24 clubes participantes, sendo 19 de Sete Lagoas e 05 de cidades adjacentes.

Na primeira fase as equipes serão divididas em 06 chaves compostas com 04 equipes cada, que jogarão entre si, dentro da mesma chave, classificando para a fase seguinte as 02 melhores colocadas de cada chave por pontos ganhos e as 04 melhores equipes classificadas em 3º lugar no computo geral. Se ao final desta fase uma ou mais equipes empatarem na soma de pontos serão utilizados critérios de desempate.

Se nenhuma questão climática forçar o adiamento de jogos a fase classificatória da Copa Eldorado deverá terminar no dia 22 de dezembro. As oitavas-de-final terão início no dia 04 de janeiro de 2020, após o recesso para as festividades de fim de ano. Uma novidade ficará por conta dos jogos das semifinais, que serão realizados numa segunda e numa terça-feira à noite, dias 20 e 21 de janeiro.

A decisão da Copa Eldorado está prevista para o dia 25 de janeiro, um sábado, às 16 horas no Estádio Emílio de Vasconcelos Costa (Campo do Ideal). Na decisão, se a partida terminar empatada no tempo normal, o título será definido através de cobranças de penalidades, não tendo, portanto, a partir desta edição, a prorrogação de 30 minutos.

A final será precedida pela decisão do terceiro lugar, prevista para as 14 horas.

Das Vinte e quatro equipes inscritas, 19 são de Sete Lagoas: Líder Automóveis e Seguros / Lontra, Industrial, ABC Celulares, Expresso Progresso, União Progresso/ WBRFIT, CAP, NF Amigos / União Alvorada, Dallas Golo, Reitran Transportes, AFP / Cooperlíder, Ideal, Operário, Santa Helena, Garimpeiro, Inter Eldorado, União do Morro, Curiango / Maguinho Vidros, N.Sports / Sidão e Montreal. Outras cinco equipes representam cidades adjacentes: São Sebastião de Pindaíbas, Sertanejo de Prudente de Morais, Paraopeba, Independente de Pompeu e Cordisburgo.

Os grupos foram definidos por sorteio e ficaram assim:

CHAVE A CHAVE B CHAVE C CHAVE D CHAVE E CHAVE F
1- Montreal 1- Industrial Layla água e Gás 1- CAP 1- São Sebastião de Pindaíbas 1- Ideal 1- Santa Helena
2- Reitran 2- Cordisburgo 2- Sertanejo Prudente de Morais 2- N Sports Sidão 2- União Progresso WBRFIT 2- Curiango Maguinho vidros
3- ABC Celulares 3- Expresso Progresso 3- Independente Pompéu 3- Garimpeiro 3- Paraopeba 3- Operário
4- NF União Alvorada 4- Dallas Golo 4- Inter Eldorado 4- União do Morro 4- Líder Automóveis Lontra 4- AFP Cooperlíder

A primeira rodada terá início no dia 04 de dezembro e será desmembrada em várias datas por causa do conflito com o encerramento do Campeonato Brasileiro, no dia 08 de dezembro. Segue a programação:
04/12 – Campo do CAP - 20h - União Progresso WBRFIT X Paraopeba
04/12 – Campo do Ideal - 20h - Ideal X Líder Automóveis e Seguros Lontra
05/12 – Campo do Curitiba - 20h - N Sports Sidão X Garimpeiro
05/12 – Campo do Eucalipal - 20h - São Sebastião de Pindaíbas X União do Morro
06/12 – Campo do Eucalipal - 20h - Reitran X ABC Celulares
06/12 – Campo do Serrinha - 20h - Montreal X NF União Alvorada
07/12 – Campo do Curitiba - 14h - Cordisburgo X Expresso Progresso
07/12 – Campo do Curitiba - 16h - Industrial Layla Água e Gás X Dallas Golo
07/12 – Campo do Bangu - 14h - Sertanejo de Prudente de Morais X Independente de Pompéu
07/12 – Campo do Bangu - 16h - CAP X Inter Eldorado
09/12 – Campo do Serrinha - 20h - Curiango Maguinho Vidros X Operário
09/12 – Campo do Ideal - 20h - Santa Helena X AFP Cooperlíder

O campeão da Copa Eldorado vai receber troféu, medalhas e R$ 4.000,00 em dinheiro. O vice campeão será agraciado com troféu, medalhas e R$ 2.000,00 em dinheiro.

A Rádio Eldorado de Sete Lagoas, AM 1300 KHZ, vai transmitir todos os jogos da 28ª edição da Copa Eldorado. Também será possível acompanhar as partidas, programas e boletins esportivos através do aplicativo que pode ser baixado no site da emissora: www.eldorado1300.com.br.

 

Campeonato Mineiro de 2020 já tem mandos de campo nos clássicos definidos

A Federação Mineira de Futebol vai divulgar esta semana a tabela da primeira fase do Campeonato Mineiro 2020. O evento contará com representantes dos 12 clubes que disputarão o Módulo I.

A competição começará no dia 22 de janeiro (quarta-feira) e termina em 26 de abril. Não haverá jogos no fim de semana do carnaval, dias 22 e 23 de fevereiro.

Apenas o mando dos clássicos entre Atlético x Cruzeiro, América x Atlético e Cruzeiro x América estão definidos. Neste ano, como a Raposa jogou como mandante contra o Galo, em 2020, o clube alvinegro jogará em casa. O mesmo vale para os clássicos envolvendo o América. Em 2019, o Coelho enfrentou o Atlético como visitante e o Cruzeiro como mandante. Assim, no ano que vem, a situação irá se inverter.

Os quatro melhores colocados após o encerramento da primeira fase avançam às semifinais e os dois últimos classificados serão rebaixados para o Módulo II de 2021.

Uma novidade para 2020 é a criação de dois torneios para os clubes que não avançarem para as semifinais. O primeiro é o Troféu Inconfidência, que será disputado pelos clubes que terminarem a fase de classificação do 5º ao 8º lugares em formato de mata-mata. O quinto enfrenta o oitavo e o sexto pega o sétimo, com semifinais e final. O vencedor pode ter uma vaga na Copa do Brasil de 2021 e jogará a Recopa contra o melhor classificado geral do interior, após o fim do Campeonato Mineiro.

Os participantes do Módulo I 2020 são: América, Atletico, Cruzeiro, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova. O Coimbra, campeão do Módulo II, e o Uberlândia, vice, são os novatos da próxima edição do campeonato.

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos