Menu

Coluna / Recursos Humanos / Perfil temporário

O perfil temporário é um assunto às vezes pouco abordado no meio geral, mas sem dúvida há uma relação direta com os resultados positivos e negativos no âmbito profissional.

O perfil temporário é parte do faz de conta do candidato, que naquele momento ou por determinado tempo, se sustenta para conquistar, se manter ou até ser demitido de uma oportunidade de emprego.

Foto: www.profissionaldeecommerce.com.brFoto: www.profissionaldeecommerce.com.br


Há dois pontos que devem ser considerados:

O primeiro é o principio natural de cada candidato que para defender suas oportunidades, tendem-se naturalmente para a descrição do perfil necessário para aquela conquista pessoal.

Ex.: Aquele perfil que você assume em uma entrevista, tentando alinhar apenas aquele momento de exigências para se apresentar conforme a vaga de seu interesse.

O segundo, são aqueles que possuem como domínio próprio o poder de representar, criando um personagem distante da sua realidade pessoal profissional.

Ex.: Podemos citar a mudança de perfil temporária para ser demitido (Para receber os benefícios da indenização rescisória) o candidato começa a representar o tipo totalmente oposto do seu perfil habitual do cargo.

Mudança de perfil para ser admitido (Só age daquela forma na entrevista, após três meses não existe ninguém daquele candidato que você conheceu na entrevista ou no período de experiência)

Mudança de perfil para vagas alternativas (até você conquistar a sua oportunidade desejada, o candidato sobrevive a um perfil temporário.)

Não se trata de julgamento de valores do candidato e seu comportamento, pois parte disto é natural do ser humano e devemos levar em conta que acontece o contrário também em relação ao prometido pela empresa através da vaga em relação ao candidato.

A finalidade é buscar uma reflexão o quanto se perde ambos os lados, se não houver um alinhamento que satisfaça a realidades do candidato e a vaga oferecida.

A importante satisfação do candidato na vaga preenchida e os bons resultados do candidato dentro do cargo usufruídos pela empresa são resultados de um bom processo seletivo, onde as realidades devem se encontrar, através do profissional de RH, métodos, ferramentas e principalmente a coerência de todos.




Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Obtenção de novo título em Psicologia - Consultor RH – Especialista em Gestão estrategica de Pessoas. Analista Profiler - Consultor em Sete Lagoas e região da Rede de Recrutadores do Brasil.
Administrador da agência APOLO – www.APOLO.srv.br. Diretor de Com. e Eventos CDL- Sete Lagoas.



Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar