;
Menu

Coluna / Recursos Humanos / Os Currículos Preferidos pelas Empresas

Antes de escolher o profissional as empresas escolhem o currículo e isto vale também para os currículos eletrônicos nos sites das grandes empresas e dos RHs. Lembre-se o currículo, seja ele eletrônico, cadastro ou impresso, ambos é seu primeiro contato com a empresa. Entenda alguns detalhes.

Currículo impresso 

A não ser para se apresentar em uma entrevista, esta modalidade esta praticamente extinta, devido a sua limitação de controle e método de seleção e triagens. Imagina uma empresa recebendo 200 currículos de papel para uma determinada seleção, onde cada currículo deverá ser lido, separado e selecionado conforme cada necessidade e perfil? Agora imagine arquivar e controla-los em grandes RHs e grandes empresas, que possuem alto fluxo de candidatos e vagas? Mesmo assim se é preciso fazê-lo, ele deverá ter no máximo duas laudas, com informações distintas, corretas e pertinentes a sua formação, experiência profissional e trajetória no mercado.

O modelo deve ser enxuto, com apresentações de forma objetiva e clara, seguindo a estética e formatação adequada a uma edição oficial de texto em uma folha A4. Fuja dos modelos exuberantes, o tradicional é ainda a melhor maneira de transmitir informações rápidas e precisas, com exceções de perfis e áreas especificas, onde a criatividade parte inicialmente da criação de um currículo personalizado.

Processo de analise de currículo / Foto Ilustrativa: guiadoestudante.abril.com.brProcesso de analise de currículo / Foto Ilustrativa: guiadoestudante.abril.com.br

Currículo via cadastro pela web 

Considere o seguinte: Nesta modalidade é o oposto do impresso, quanto mais informações melhor, pois os sistemas de cadastros de currículos via web, usam de filtros avançados para separar e realizar as triagens (buscas) necessárias referentes aos perfis de cada vaga, considerando todo o detalhamento das informações que você inseriu. Ex.: Use sempre o campo das descrições de suas habilidades/resumo profissional, para informar de forma coesa sobre seu histórico profissional, pois faz parte da ferramenta de busca do filtro do sistema de seleção, rastrear informações especificas desde uma frase técnica, uma palavra especifica relativa à sua atuação, descrição de rotinas especifica, entre outras informações. Nunca insira informações de cunho pessoal, como: sou pontual, comprometido, dinâmico, etc.

O que você nunca deve Fazer?

Omitir informações, alterar datas e históricos profissionais e experienciais que não sejam possíveis serem comprovadas, tudo é sempre conferido seja no inicio do processo seletivo ou durante seu período de experiência, ao detectar informações não coesas provavelmente você perderá a oportunidade.

O que a empresa espera que tenha em seu currículo?

Informações reais e atualizadas coerentes com sua experiência profissional, formação e disponibilidades para atuação no mercado, que sejam passíveis de comprovações. Mas lembre-se às vezes seu currículo deve ser ajustado para concorrer a vagas por perfil especifico, quando se tratar do currículo impresso.

Validade do currículo

Os currículos impressos são comuns serem válidos apenas para cada processo seletivo, devido ao seu grande e dispendioso processo de arquivamento e controle, mas considerando um aspecto geral os currículos tem validade de seis meses. Nos cadastros online são necessários que o candidato acesse o seu currículo neste prazo, pois independente que não vá realizar nenhum tipo de alteração de informações, o registro de seu acesso aparece como atualização.

Após conseguir o emprego

O maior erro de um candidato é abandonar seu currículo após conseguir um emprego, pois é justamente nesta hora que você deve atualiza-lo com as informações do momento e permanece-lo pronto para qualquer convite e testes. As melhores oportunidades no mercado nem sempre surgem apenas quando estamos desempregados. É possível testar seu currículo no mercado mesmo estando empregado. Mantenha-o em circulação.

O que é currículo administrável.

Esta modalidade chegou para ficar e já praticamente aposentou o currículo impresso como forma de seleção, com exceção da utilização do impresso para apresentar-se nas entrevistas. O currículo administrável é aquele que você acompanha, interage e participa do controle sobre ele, ou seja, é possível acompanhar, administrar, candidatar-se ou direcioná-lo a vagas especificas, falar com o administrador do RH, etc. Procure conhecer as ferramentas disponíveis, nos RHs e grandes empresas que trabalham com currículo e cadastro online. 




Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade
SENAC – BH – Obtenção de novo título em Psicologia - Consultor RH – Especialista em Gestão estrategica de Pessoas
Analista Profiler - Consultor em Sete Lagoas e região da Rede de Recrutadores do Brasil.
Adminitrador da agência APOLO – www.APOLO.srv.br 
Diretor de Com. e Eventos CDL- Sete Lagoas.



Publicidade
Publicidade

Comentários   

Ricardo
+6 #2 Ricardo 04-03-2015 09:26
Erros na escrita devem ser principalmente analisados e isto não foi mencionado. Administrador da agência APOLO esta escrito errado no texto. Alem disto a agencia Apolo deixou de procurar empregos e hoje vende outros serviços, é sua maior preocupação de renda. Fujam.
Citar
João
+5 #1 João 04-03-2015 09:19
A verdade é que currículos só servem para cargos com vagas numerosas e salários mais baixos, para cargos únicos e de salários mais atrativos o que manda mesmo é o QI (quem indica), com raras exceções.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar