Menu

Coluna / Chef Sta. Helena / Lombo Suíno Recheado

Mensalmente o Supermercado oferece uma aula sobre culinária para seus clientes. Em cada oportunidade diversos pratos e temas são abordados, o evento já faz parte do calendário da rede e contempla cerca de 50 pessoas.

As inscrições para as aulas do Chef Santa Helena são gratuitas e limitadas. Elas podem ser realizadas nos guarda volumes de todas as lojas, onde a divulgação é sempre feita com alguns dias de antecedência.  Fique de olho e participe!

PRATO PRINCIPAL: LOMBO SUÍNO RECHEADO

Ingredientes:
2 peças de lombo suíno
2 limões
3 folhas de louro
250g de bacon
3 cebolas grandes
1 cabeça de alho (8 dentes grandes) ou alho desidratado
1 pimentão vermelho grande
250g de queijo muçarela
250g de queijo parmesão
Salsinha picada a gosto
Mix de pimentas a gosto
Catchup para aplicar sobre a carne
Sal a gosto

Barbante
Papel laminado

Modo de preparo:
Abra a carne na tábua de corte. Com uma faca, retire o couro (excesso de gordura). A sobra pode ser utilizada para outras receitas, como por exemplo, um torresmo. Coloque o lombo num recipiente, tempere com sal e pimenta, regue com o suco dos limões e deixe curtir de 15 a 20 minutos. Pique o alho, corte as cebolas e o pimentão em tiras.
Tire o couro do bacon e corte em tiras finas. Coloque o bacon no fogo e frite-o em sua própria gordura, até dourar. Corte o queijo em tiras. Abra o lombo numa superfície lisa. Espalhe os ingredientes em uma das extremidades maiores do lombo, deixando uma pequena parte sem recheio, para facilitar. Salpique a salsinha por cima do recheio e comece enrolando pela parte mais recheada. Enrole o lombo com cuidado para o recheio não cair. Amarre com barbante. Feche bem as extremidades (outra opção é costurar).
Coloque os lombos recheados numa assadeira e cubra com papel laminado. Leve ao forno para assar, após 45 minutos, retire o papel laminado e deixe por mais 15 minutos ou até dourar.
Fatie e sirva quente com o acompanhamento de sua preferência.

ENTRADA: ROLINHOS MEDITERRÂNEOS

Ingredientes:
1 Abobrinha grande cortada em fatias ao comprido
150g de tomate seco
300gr Mussarela de búfala de corte
1 molho de rúcula
100ml de Azeite balsâmico
250ml de molho Shoyu
8 a 10 colheres de sopa de açúcar mascavo
Palitos para fechar os rolinhos

Modo de Fazer:
Branqueie as fatias de abobrinha em água fervente com sal, deixe esfriar. Disponha cada uma das fatias sobre uma tábua e recheie com uma folha de rúcula, um bastonete de muçarela de búfala e 1 pedaço de tomate seco. Enrole, feche com um palito e reserve.
Em uma panela coloque o shoyu, o balsâmico e o açúcar mascavo. Mexa um pouco e deixe formar uma calda de consistência média. Use para temperar e decorar os rolinhos

SOBREMESA: SEMIFREDO DE CHOCOLATE

Ingredientes:
3 ovos
2 gemas peneiradas
100g de açúcar
½ colher (chá) de essência de baunilha
500ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
200g de chocolate ao leite ralado no ralo grosso
300g de chocolate meio amargo derretido

Modo de preparo:
Numa vasilha coloque 3 ovos, 2 gemas, o açúcar e a de essência de baunilha. Bata com um batedor de arame até formar um creme homogêneo. Leve a vasilha com o creme para cozinhar em banho-maria, continue mexendo até dobrar de volume e formar uma mousse. Retire a vasilha do banho-maria, transfira o creme para uma tigela de batedeira e bata até esfriar.
Retire o creme da batedeira, adicione o creme de leite fresco batido em ponto de
Chantilly, o chocolate ao leite ralado e misture delicadamente. Divida este creme branco em 2 partes. Numa delas adicione o chocolate meio amargo derretido e misture bem.
Em seguida, utilize uma faca para mesclar os cremes bem devagar e com delicadeza para formar desenhos. Leve a travessa ao freezer por até 4h.

HARMONIZAÇÃO:

Vinho Gato Negro Merlot
Com visual vermelho rubi com tons púrpuros, este vinho leve traz aromas de ameixas, amoras, baunilha e especiarias, sendo frutado e macio, harmonizando perfeitamente com carnes não muito temperadas e massas.