Menu

Coluna / Chef Sta. Helena / Taboule com Falafel

Mensalmente o Supermercado oferece uma aula sobre culinária para seus clientes. Em cada oportunidade diversos pratos e temas são abordados, o evento já faz parte do calendário da rede e contempla cerca de 50 pessoas.

As inscrições para as aulas do Chef Santa Helena são gratuitas e limitadas. Elas podem ser realizadas nos guarda volumes de todas as lojas, onde a divulgação é sempre feita com alguns dias de antecedência.  Fique de olho e participe!

PRATO PRINCIPAL: Taboule

Ingredientes:

½ pacote de trigo para quibe
2 tomates picados sem sementes
1 cebola picada
2 pepinos picados
3 colheres (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 colher (chá) de noz-moscada
hortelã picada
salsa picada

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque o trigo para quibe de molho em água por 2 horas. Lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema para retirar o excesso de umidade. Junte os outros ingredientes (exceto o tomate) e deixe gelar.
Acrescente os tomates na hora de servir.

PRATO PRINCIPAL: Falafel

Ingredientes:

2 copos de grão de bico
6 dentes de alho amassados
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 copo de coentro picado
1 copo de salsa picada
1/2 cebola média bem picada
1 colher de sobremesa de cominho
1 colher de chá de páprica
1 colher de sopa de pimenta síria
Sal a gosto
Óleo para fritar
⅕de copo de Farinha de Trigo (para dar liga à massa)

Modo de preparo:

Lave os grãos de bico até toda a sujeira e pó saírem. Deixe-o de molho durante a noite ou por cerca de oito horas, depois lave bem e coloque na geladeira com água (se você não pretender já cozinhar). Bata todos os ingredientes no processador de alimentos até chegar a uma textura úmida e áspera. Adicione mais água e farinha se a ficar sem liga. Deixe na geladeira por 1 hora. Molhe as palmas das mãos para facilitar o manuseio. Molde os bolinhos com 2 a 3 cm cada e mergulhe-os no óleo quente em fogo médio para alto por cerca de 5 a 7 min. A quantidade de óleo deve ser suficiente para cobrir e até ultrapassar um pouco.

ENTRADA: Esfiha de Queijo

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo (e mais um pouco até dar o ponto da massa);
30 g de fermento biológico seco;
125 g de açúcar refinado;
125 ml de óleo de soja;
500 a 700 ml de água filtrada;
Fubá para polvilhar;
Sal a gosto
Ingredientes recheio
350 g de queijo branco amassado
300 g de mussarela
1 1/2 xícara de chá de salsinha picada
6 colheres de sopa de creme de leite
Sal (caso o queijo não tenha a quantidade suficiente)

Modo de preparo:

Recheio
Em uma tigela junte todos os ingredientes, misture bem e reserve
A Massa
Misture a farinha com o fermento e o açúcar e deixe descansar por 5 minutos. Adicione o óleo, a água e o sal. Coloque a massa sobre uma superfície lisa e sove-a até que fique com aparência homogênea. Com uma faca, corte tiras largas da massa e depois, corte-a ao meio. Faça um rolo grosso. Tome como medida três dedos e corte a massa em pedaços iguais. Faça bolas e jogue sobre mesa com fubá. Utilizando três dedos, achate cada bola fazendo laterais altas (como um ninho de beiradas não muito altas). Polvilhe com fubá e descansar por 10 a 20 min. Coloque uma pequena porção de recheio sobre cada disquinho de esfiha. Espalhe por igual e asse em forno preaquecido a 180º.

SOBREMESA: Knéf (Doce sírio de Aletria)

Ingredientes

200 gramas de manteiga
1 pacote de macarrão aletria (cabelo de anjo)
500 gramas de ricota.
1 lata de leite condensado.
1 xícara (chá) de nozes picadas
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

O doce
Derreta a manteiga numa panela grande. Junte o macarrão e mexa bem com uma colher de pau, até fritá-lo. Reserve. Amasse a ricota, junte o leite condensado e 1/2 xícara de nozes picadas, misturando bem. Coloque metade do macarrão reservado em um refratário. Despeje o recheio por cima e cubra com a outra metade do macarrão.
Leve ao forno quente 200ºC por 20 minutos aproximadamente.

A Calda
Misture bem o açúcar,a água e o restante das nozes e leve ao fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda. Despeje sobre o doce,depois de assado.

 

Harmonização comida árabe:

Vinho Rose Casal Mendes

A opção por este vinho se deu por aliar uma equilibrada componente ácida com uma paleta gustativa frutada de enorme persistência. Com cor rosa pálido, aroma intenso, frutado com nuances de abacaxi e banana. Boa acidez, que lhe confere grande frescura e equilíbrio. Temperatura de Serviço: 8 - 10ºC





Links patrocinados