Menu

Coluna / Fisioterapia / O alongamento também lesiona (parte II)

Em dezembro de 2011 publiquei neste espaço um artigo (confira AQUI) afirmando que o alongamento muscular antes da atividade pode causar lesão. Este artigo foi baseado em pesquisas científicas realizadas nos últimos 10 anos (desde quando eu frequentava as salas de aula da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais).

Em sua última edição, a revista Veja publicou que estudos “recentes” comprovam que o alongamento realizado antes da atividade física não previne lesões e ainda pode prejudicar. Como sou um profissional muito bacana e mais atualizado do que a revista de maior circulação nacional, vou dar informações novas e ajudar os meus amigos leitores esportistas e os editores daquela revista.


Foto: rodrigoassicore360.blogspot.comFoto: rodrigoassicore360.blogspot.com

Todo e qualquer alongamento muscular estático pode lesionar a musculatura, em qualquer momento e hora do dia. Antes, durante ou após atividade física. Estudos realmente recentes comprovam que quando colocamos o nosso músculo sob tensão estática (entenda-se, parado e esticado por mais de 20 segundos), tanto o tecido contrátil (músculo), como o tecido elástico (tendão) e principalmente o tecido nervoso (nervos) são lesionados. Por que?

1. Tecido elástico não responde bem a estímulo estático e sim ao movimento, seja para tratamento de lesão ou para ganho de flexibilidade.
2. Tecido muscular já foi explicado no artigo anterior.
3. Tecido nervoso não foi feito para ser esticado. Quando colocado em tensão máxima geramos diminuição da sua nutrição e circulação do líquido axoplasmático e consequente hipóxia (falta de oxigênio), gerando dor e lesão.

Quer ganhar flexibilidade? Movimente suas articulações em amplitude máxima repetidas vezes ao dia. Pratique atividades físicas que promovam estes movimentos. E pare de ficar com as articulações dobradas (ex. ficar sentado o dia todo). Movimente-se!

Nunca confunda flexibilidade com alongamento. Flexibilidade muscular continua sendo super importante, o alongamento (principalmente o estático) talvez não!
Sou fisioterapeuta e nunca me alonguei, mas sempre melhorei minha flexibilidade com atividades (corridas, capoeira…).

Quer se informar melhor? Procure um dos vários profissionais atualizados que trabalham em nossa cidade e questione sempre publicações de revistas não especializadas, e também aqueles profissionais que quase sobem em cima de você nas academias. Quem sabe daqui a uns 10 anos eles se atualizam.

Cristiano Henrique Alves Costa. Fisioterapeuta sócio-proprietário das clínicas Auto Estima e Accés Fisioterapia Esportiva (Academia Nado Livre), Especialista em reabilitação esportiva, SDM, RPG, Método Mckenzie.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos