Menu

Coluna / Fisioterapia / Promessa de fim de ano

A maioria das pessoas fazem, nessa época do ano, várias promessas. Uma das mais requisitadas é a perda de peso e melhoria no físico. Quantos atingem seus objetivos e os mantêm em um ano? Segundo o Rodrigo Paiva, colunista deste site, 50% dos que fazem dietas atingem seus objetivos e apenas 2% mantêm seus pesos em 3 anos.

Para aqueles que largaram e não cumpriram suas promessas nem mesmo em 3 meses, segue abaixo um exemplo a ser seguido:



F.J.S. me procurou para uma avaliação física em dezembro de 2012, à pedido do Educador Físico, pois iniciaria uma atividade física, mas gostaria de prevenir lesões e saber como realmente estava fisicamente. Todas as pessoas que fazem avaliações físicas comigo saem assustadas com as fotos que faço e envio. Porque elas não têm truques posturais, roupas que escondem aquela gordurinha, nada! Foto de frente, lado e costas. O real!



Tirando todas as desculpas possíveis (falta de tempo, preguiça, cansaço…) ela encarou a atividade física com profissionais capacitados e começou a cumprir suas metas. Em agosto de 2012 ela retornou e refizemos a sua avaliação. Com 3 kilos a menos, F.J.S. ficou feliz, mas não satisfeita. A final de contas, ela não tinha perdido nenhum centímetro de cintura (local mais perigoso para se armazenar gordura no nosso corpo).

Para atingir melhor o seu objetivo expliquei à ela que a sua atividade física estava correta, mas estava faltando um fator essencial, saber o que comer, quanto comer e quando comer. Então foi encaminhada à nutricionista para reeducação alimentar. O resultado de 4 meses (dezembro 2013) de acompanhamento nutricional e atividade física foram impressionantes: perdeu 4,5 Kg e 6 cm de cintura.

Ficamos felizes com os resultados, mas expliquei à ela que o nosso objetivo é ficar nos 2% citados no início do texto. E pela determinação que ela vem apresentando, não temos dúvida disso.



Não estou aqui fazendo propaganda de uma atividade física, academias ou profissionais ideais. Só demonstrando com fotos e números que é possível atingir essa promessa de fim de ano, mas sem milagres, radicalismo e pressa. Até hoje não inventaram receita melhor: atividade física, reeducação alimentar e persistência.

Quer uma dica? Leia o livro “As verdades que você precisa saber”, do nutricionista e educador físico Rodrigo Paiva. Leitura fácil e confiável. Desejo à vocês um feliz 2014 e que consiga cumprir essa difícil, mas possível promessa.


* Plicometria medida nas duas últimas avaliações. Não realizada na primeira avaliação.


Profissional citado nessa matéria:
Rodrigo Paiva - Educador Físico, Nutricionista - Proprietário da Academia Nado Livre, autor de “As verdades que você precisa saber" e colunista deste site.

Dúvidas e sugestões envie para cristianohcosta@hotmail.com

Cristiano Henrique Alves Costa. Fisioterapeuta sócio-proprietário das clínicas Auto Estima e Accés Fisioterapia Esportiva (Academia Nado Livre), Especialista em reabilitação esportiva, SDM, RPG, Método Mckenzie. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos