Menu

Coluna / EliteMaster / Métodos de Cálculo para o ENEM e vestibulares

Inicialmente, tenha em mente que as orientações a seguir são apenas um guia para aprimorar a maneira como você visualiza as expressões tal como elas tradicionalmente aparecem no ENEM, a fim de reduzir o tempo necessário para realizá-las. Procure conciliar o conhecimento que você tem com as dicas a seguir para aproveitar o máximo da sua capacidade.

As orientações servem para reduzir o tempo gasto na realização da prova / Foto Ilustrativa: ifgoiano.edu.brAs orientações servem para reduzir o tempo gasto na realização da prova / Foto Ilustrativa: ifgoiano.edu.br

1ª Orientação: NUNCA
realize as contas a menos que seja para obter simplificações ao longo da questão ou para a resposta final. Prefira fazer divisões a multiplicações primeiro. Evite fazer com que nas simplificações, a quantidade de algarismos iguais a 0 à direita diminua. Operações com potências de 10 se resumem a passar a vírgula para a esquerda ou para a direita, mas não as subestime.

Exemplo resolvido 1: Um pedaço retangular de tecido possui comprimento 272 m; com ele foram recortados 340 quadrados de lado igual a 16 m. Qual a largura do tecido?

Observe que a área do tecido deve ser igual à área dos 340 quadrados somados juntos.
Considerando L a largura do tecido, podemos escrever o problema da seguinte forma:


Veja que realizar os cálculos instintivamente seria um atraso para a resolução da questão, procure sempre isolar a variável procurada antes de realizar as simplificações e contas:



2ª Orientação:
Um método vantajoso para realizar contas mais eficientemente é o de compensação. Esse método consiste em separar somas e produtos em termos os quais sejam mais fáceis de realizar as contas, às vezes mesmo que sejam realizadas mais operações. Por exemplo, para realizar a multiplicação 80•16, note que multiplicar 80 • (10+6) = 800 + 480 = 1280 pode ser mais cômodo por trabalhar com operações as quais estamos mais habituados.

Observação importante: O método de compensação não é recomendável para ser realizado no papel, esta orientação é fortemente sugerida a ser usada para realizar contas de cabeça! Caso seja necessário escrevê-las, faça a conta inicial sem usar compensação.

Compensação em somas e subtrações:

Procure simplificar as somas e subtrações decompondo os números de forma a facilitar as contas, seja igualando os algarismos de ambos os números em questão, ou manipulando-os para aparecer contas às quais estamos acostumados.

Exemplo resolvido 2:



Lembre-se que estas operações devem ser praticadas a serem realizadas de cabeça!

Exemplo resolvido 3:



Neste caso, observe que, apesar de extenso, de cabeça é possível coordenar a soma das centenas, dezenas e unidades para depois efetuar a soma das parcelas. Com prática, estas contas ficarão cada vez mais tranquilas!

Compensação em multiplicações:

Análogo ao processo descrito em somas e subtrações, separar termos em outros mais fáceis de serem multiplicados pode ser extremamente produtivo na hora de fazer contas.

Exemplo resolvido 4:



Exercícios para praticar:

A) 135 - 89
B) 26 + 87
C) 91-37
D) 68 + 53
E) 18 • 15
F) 51 • 21
G) 35 • 35
H) 42 • 13

3ª Orientação: NÃO use a calculadora em hipótese alguma, por maior que seja a preguiça que você tiver de fazer as contas enquanto resolve exercícios! Até o fim dos vestibulares que irão prestar, dediquem-se a fazer as contas, tanto no papel, quanto de cabeça – nesse caso, quando possível. A prática e o manejo das operações aritméticas é um grande fator para economizar tempo no dia da prova.



Um abraço a todos!

Gabriel Benício, professor de Matemática do Curso EliteMaster 





O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos