Menu

Coluna / EliteMaster / Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A prova de ciências do Exame Nacional do Ensino Médio possui 45 questões e abrange as disciplinas Biologia, Química e Física. Por meio de uma divisão equitativa do número de questões, esperaríamos 15 questões para cada matéria citada; contudo esse número variou ao longo das últimas edições. Os conhecimentos biológicos já foram necessários à resolução de 14 questões em uma prova (1ª aplicação de 2013) até mais de 20 questões (1º aplicação de 2011), sendo que a média (considerando todas as aplicações desde 2010) é de 17,6 questões por prova.

Parte da amazônia brasileira em área próxima a Manaus - Foto: Neil Palmer (Wikipédia)Parte da amazônia brasileira em área próxima a Manaus - Foto: Neil Palmer (Wikipédia)

Ecologia, diversidade da vida (bactérias, algas, plantas, animais...), parasitologia e genética estão entre os assuntos mais abordados na prova de Biologia, sendo que o assunto com o maior número de questões no geral e por exame (com exceção de 2015) é a Ecologia. Outra estatística importante de se perceber é a assiduidade do tema, isto é, se ele está presente em todas as provas (ou apareceu com muitas questões em apenas um ou outro exame). Ecologia foi o assunto com maior assiduidade (presente em todas as aplicações, desde 2010), seguida pela genética e parasitologia (ambas ausentes em apenas 2 aplicações, desde 2010), diversidade da vida e bioquímica (ambas ausentes em apenas 3 aplicações, desde 2010).

Dessa forma, abra sua prova de Biologia no próximo dia 5 de novembro, com a segurança (da análise das últimas provas) de encontrar questões de ecologia e, muito provavelmente, genética, parasitologia, diversidade da vida ou citologia. Entretanto, não se esqueça de que o resto da prova abordará os outros assuntos não citados, que possuem uma assiduidade menor.
Dentro do tema mais abordado, já apareceram mais de uma vez, questões que envolvem noções de adaptações de vegetais às condições ambientais e impactos/conservação do ambiente. Seguem, assim, duas questões para exemplificar.


Questão 1 – 2015

Dentre outras características, uma determinada vegetação apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento. Essas são algumas características adaptativas das plantas ao bioma onde se encontram. Que fator ambiental é o responsável pela ocorrência dessas características adaptativas?

A) Escassez de nutrientes no solo.
B) Estratificação da vegetação.
C) Elevada insolação.
D) Baixo pH do solo.
E) Escassez de água.

RESPOSTA: Letra E. A queda de folhas do vegetal, em determinada época do ano, diminui a sua superfície de transpiração e, consequentemente, a perda de água para o ambiente. O controle rápido da abertura e fechamento dos estômatos também permite maior economia, por meio da redução da perda de água especificamente através dos estômatos. Além do mais, o caule suculento proporciona armazenamento do recurso hídrico, caracterizando mais uma adaptação ao ambiente com escassez de água.


Questão 2 – 2014

Cientistas acreditam que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado devido, principalmente, à sua liberação durante a queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos componentes da atmosfera que retém a radiação infravermelha na superfície da Terra, e o aumento na sua concentração contribui para o aquecimento global. Uma das medidas propostas pra combater este problema é o consumo de biocombustíveis no lugar de combustíveis fósseis.
A citada medida se justifica porque o consumo de biocombustíveis:

A) é energeticamente menos eficiente que o consumo de combustíveis fósseis.
B) libera menos dióxido de carbono na atmosfera que o consumo de combustíveis fósseis.
C) não resulta na emissão de poluentes, como acontece com o consumo de combustíveis fósseis
D) não provoca o esgotamento de um recurso não renovável, como acontece com o consumo de combustíveis fósseis.
E) não aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, como acontece com o consumo de combustíveis fósseis.

RESPOSTA: Letra E. A queima de biocombustíveis retorna para atmosfera o dióxido de carbono que foi incorporado pelo vegetal, por meio da fotossíntese, há não muito tempo. Assim, considerando essa escala de tempo, a concentração de CO2 na atmosfera não aumenta. Diferentemente, a queima de combustíveis fósseis coloca na atmosfera, na forma de CO2, carbono que há milhares de anos se encontrava fora dela.


Bons estudos!!!

Professor Caio Squárcio*
*O professor Caio Squárcio leciona Biologia há três anos no Curso EliteMaster.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos