Menu

Coluna / Empreendedorismo / 4ª Reunião do Comitê Regional de Sete Lagoas

A 4ª Reunião do Comitê Regional de Sete Lagoas para a Semana Global de Empreendedorismo 2014, aconteceu no dia 16 de setembro, nas instalações da Faculdade UNA, localizada na Av. Secretário Divino Padrão, 1411, Bairro Santo Antônio, em Sete Lagoas. O encontro foi prestigiado por diversas instituições públicas e privadas da região, onde em um primeiro momento, foram recebidas pelo Diretor e anfitrião Wilfred Sacramento Junior com um café de boas vindas e posteriormente puderam conhecer as instalações da instituição.

Reunião aconteceu na Una em Sete Lagoas / Foto: DivulgaçãoReunião aconteceu na Una em Sete Lagoas / Foto: Divulgação

No início da reunião, o presidente do Comitê Regional, Thomas Aurbach, apresentou um resumo das reuniões passadas com as ações desenvolvidas e resultados obtidos, afim de que os novos membros e parceiros presentes pudessem se inteirar do movimento, que tem por finalidade: Inspirar, capacitar e conectar as pessoas, além de tornar o movimento perene ao longo de todo o ano. Na sequência, apresentou os resultados obtidos através de contatos com as entidades: Receita Federal, através do Claudio Maia, no qual ofertou 02 (duas) ações para a SGE 2014, Pepsico, Embrapa, APAC, Unimed, Minas pela Paz, Tio Flavio Cultural, SENAC, AMBEV, Cemig e ainda CEF pendente.

Com o objetivo geral de trabalhar a cultura empreendedora, o comitê busca ainda desenvolver objetivos específicos como:
I) Realizar ações nas diversas instituições e organizações;
II) Buscar atuação mais integrada do sistema “S”;
III) Divulgar a Lei 7.951 que garante a participação de micro e pequenas empresas em licitações públicas;
IV) Ativar a “Sala do Empreendedor” na Prefeitura;
V) Apresentar o Projeto Pedagogia Empreendedora ao Prefeito. Sendo este último propósito já realizado e tendo como resultado positivo a aprovação do Governo Municipal.

Grupo que participou do encontro / Foto: DivulgaçãoGrupo que participou do encontro / Foto: Divulgação

Com relação aos desdobramentos do Projeto Pedagogia Empreendedora, a Secretaria de Educação, através da representante, Vânia Lúcia Tavares, explanou que a mesma não conseguiu realizar contato com o Fernando Dolabella, idealizador do projeto, mas que o Projeto de treinamento de professores através do SEBRAE já está acontecendo paralelamente e recentemente foram formadas duas turmas para capacitação sobre empreendedorismo, sendo que em algumas escolas foram necessários a realização de sorteios de nomes devido o grande interesse por parte dos professores. Além deste, foram divulgados os projetos já em fase de elaboração
como: teatro e capsula do tempo.

Na sequência, o setor de expansão do Comitê, representado por Elci Diniz, apresentou os contatos realizados, através do contato com: Fórum Permanente Mineiro das ME e EPP, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Agência de Desenvolvimento de Funilândia, Agência de Desenvolvimento de Jequitibá, Agencia de Desenvolvimento de Ribeirão das Neves, Unimontes, Epamig, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Como resultados diretos, tivemos a participação na reunião do representante do Corpo de Bombeiros Cap. Adler Augusto Dias Silva e do Agente de Desenvolvimento Vinicius Diniz Lourenço, além de vários órgãos que não puderam estar presentes devido à falta de agenda, mas que se dispuseram a apoiar a iniciativa e participar efetivamente da SGE 2014.

Os resultados da Comunicação e Gestão Interna foram apresentados por Kelsen Nether, sendo que, para a comunicação foi realizado através da Ana Paula Araújo, um mapeamento nos municípios pertencentes à AMAV para verificar os meios de comunicação e divulgação da SGE 2014, no qual foi constatado que poucos possuem Jornais locais, sendo a grande maioria das informações obtidas através de mídias regionais, principalmente do município de Sete Lagoas. Com relação aos correios eletrônicos de massa, foram criados e-mails MKT para testes, dentre os que a Fernanda Verdolim sugeriu o Mail Chimp parece ser o melhor porém está dando erro na criação da conta, e o RDstation é pago. Até então o melhor é o SimplyCast que oferece 30 mil envios por mês para até 2 mil contatos no plano gratuito, porém ainda não está no ar por causa de algumas configurações. 

A gestão Interna, apresentou os novos membros: SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais, na oportunidade representados por Tatiane Cristelli (SENAR). Para conclusão das metas ainda falta contatos com IMA e Emater. A SMDET, através da representante Claudia Elane Soares, apresentou as representantes do SINE-UAI, Ana Regina Viana e Leandra Daniela Mendes, resultado alcançado através das metas estabelecidas.

Na oportunidade, tivemos a mensagem do representante do SEBRAE, Sidnei Calisto de Oliveira, que apresentou propostas e projetos que estão sendo desenvolvidos junto às empresas e sindicatos e que já serão tema de ações desenvolvidas e voltadas para a SGE 2014 como parceiros, além de se apresentarem como apoiadores em eventos como os realizados pela Secretaria de Educação.

Durante a reunião, foi apresentado o link da semanaglobal.org.br que já está operando para cadastro dos parceiros e suas respectivas ações a serem desenvolvidas na SGE 2014. Além do mais, foram apresentados exemplos e modelos de ações como: Painéis de debates, oficinas, palestras, maratonas, viradas, sessões de cinema, encontros, happy hours temáticos, eventos de lazer com mentoring, CAT’s móveis, entre outros. Também foi reforçado a utilização da logomarca do evento pelos parceiros e membros do Comitê.

Por fim, foi discutido as metas com relação ao Nº de Parceiros, Nº pessoas impactadas e Nº de ações realizadas, no qual chegou-se ao consenso de alcançar a meta de 44 parceiros, 77 ações e 1777 pessoas impactadas. Os membros do Comitê Regional manifestaram a necessidade de antecipar a nova Reunião, com data para 01.10.14 na Faculdade Cenecista, devido à proximidade do Evento. Para esta reunião foi estabelecido como meta que os membros apresentem as ações que serão realizadas pelas respectivas empresas e entidades além de novos parceiros e projetos para captação de recursos.

Participaram da Reunião:
- SMDET - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
- APAC /SL - SINDCOMÉRCIO
- CDL /SL - N/A COMUNICAÇÕES
- ACI - SEBRAE MG
- JORNAL SETE DIAS - AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO
- ETMSL - SINE UAI
- SAMU - CORPO DE BOMBEIROS MG
- SENAR - SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS SL
- FACULDADE CIENCIAS DA VIDA - FACULDADE CENECISTA
- FACULDADE UNA - FACULDADE SANTO AGOSTINHO
- FACULDADE PROMOVE SL

Mais informações sobre o movimento acesse: http://semanaglobal.org.br ou https://www.facebook.com/semanaglobal?ref=ts&fref=ts.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos