Menu

Saia da Poupança

Olá pessoal, nessas próximas colunas, iremos abordar algumas oportunidades de investimentos que são melhores historicamente que a caderneta de poupança.

A princípio, vou abordar apenas as oportunidades de Renda Fixa, ou seja, investimentos sem riscos para o cliente. O primeiro tema que vou comentar é o investimento de renda fixa que teve o melhor retorno nos últimos 10 anos. Trata-se dos títulos públicos, mais conhecidos no mercado como Tesouro Direto.

O que são Títulos Públicos?
São títulos com a finalidade principal de captar recursos para financiamento da dívida pública, e atividades do Governo federal como educação, saúde e infra-estrutura. Ou seja, você literalmente empresta dinheiro ao governo.

E qual seria o risco de emprestar dinheiro ao governo?
Diferentemente do que muita gente pensa, poupança tem risco sim, seria o risco da instituição onde está o dinheiro quebrar, no caso, os bancos. Já no Tesouro Direto, o risco seria do país quebrar.

Mas convenhamos, se chegarmos ao ponto do nosso país quebrar, os bancos já teriam quebrado a muito tempo, concordam?

Características dos Títulos Públicos:

Destinado a pequenos investidores (Pessoa Física) com CPF, residência no Brasil e conta em Instituição cadastrada (podendo ser bancos ou corretoras de investimentos);
Mínimo de R$200,00, isso mesmo, com R$200,00 você já pode investir em títulos públicos. 
Liquidez: Diária na compra, e podendo ser vendidos semanalmente às quartas-feiras, ou seja, pode comprar todos os dias, mas vender apenas nas quartas.

 

Exemplos de Títulos Públicos:

Títulos

Rentabilidade

Características

NTN-B

(IPCA) + (juros)

Juros semestrais e o principal no vencimento

NTN-B Principal

(IPCA) + (juros)

Juros +  principal no vencimento

NTN-C

(IGPM) + (juros)

Juros semestrais e o principal no vencimento

LFT

Selic

Juros +  principal no vencimento

NTN-F

Juros Pré-Definido

Juros semestrais e o principal no vencimento

LTN

Juros Pré-Definido

Juros +  principal no vencimento

Lembrando que IPCA e IGPM são índices de inflação e Selic trata-se da nossa taxa básica de juros, que hoje está em 10.5% ao ano. Nós brasileiros temos a cultura de investir em poupança, mas acredito que ainda estamos muito ligados a ela por falta de informação. E a grande culpa disso são os bancos, pois é nossa porta de entrada no mundo dos investimentos e nem sempre nos oferecem a melhor opção.  

Acredito que na medida em que o tempo for passando, as pessoas vão ganhar mais conhecimento e credibilidade no mercado financeiro. Nas próximas oportunidades abordaremos outras formas de investimentos, para quem quiser mais informações, desde já coloco-me à disposição.

Um grande abraço a todos e até uma próxima oportunidade.



Assessor de investimentos. Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos – Afiliada XP Corretora. Professor de Mercado Financeiro e de Capitais – Faculdade Promove. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos