Menu

Coluna / Pitacos culinários/ Harmonização, muito mais que combinar comida e vinho

Há pouquíssimo tempo só se falava em harmonização entre vinhos e comida.

O tempo veio nos mostrar que harmonizar é muito mais do que isso. Hoje já observamos uma grande evolução em outros segmentos de bebidas, não só alcoólicas, que descortinam um mundo de opções de combinação e prazer de experimentar seu resultado.

Para quem aprecia bons pratos, esta é uma das atividades mais complexas e prazerosas, combinar e provar até acertar.

O senso comum afirma que o que é bom pode melhorar, e o que é ruim pode piorar. A harmonização é um desses aprendizados que podem fazer o que é bom ficar ainda melhor e o que não é quase passar despercebido.

Harmonizar é combinar os sabores dos alimentos com as características das bebidas e molhos, buscando a melhor parceria possível, para que essa seja uma experiência que inspire e agrade nossos sentidos.

Os sabores e aromas presentes em um prato devem combinar entre si. Isso quer dizer que a preparação sozinha já deve ser deliciosa de ser degustada.

Isto inclui os temperos que serão utilizados bem como os molhos que complementarão o prato.

A partir daí, vem a escolha da bebida que vai acompanhar o prato. Pode ser um vinho, uma cerveja e até mesmo um suco de frutas.

Para fazer essas combinações, é necessário guardar alguns conceitos, e o mais importante deles é lembrar do sabor e da intensidade da bebida e do que está mais aparente em um prato.

Por conta desses fatores, que necessitam de uma boa memória tanto olfativa quanto gustativa, é que muita gente acredita que harmonizar é muito difícil. Porém, não é tão complicado assim. É mais uma questão de prática.

Nos próximos artigos vou descrever um pouco melhor esses conceitos e veremos que a harmonização é um prazer e não um bicho de sete cabeças.

Bom, para trazer um pouco de frescor e alivio nos dias quentes do nosso verão tropical, podemos usar uma bebida tradicional de um país que possui uma gastronomia deliciosa, a Espanha.

A sangria é uma ótima opção nos dias quentes/ Foto: reproduçãoA sangria é uma ótima opção nos dias quentes/ Foto: reprodução

Sangria Espanhola

Ingredientes

1 litro de vinho tinto seco
suco de 2 laranjas-pera
suco de 1 limão tahiti
1 laranja-pera em fatias
2 maçãs Fuji picadas
1 lata de club soda (350 ml)
1 xícara de açúcar
1 xícara de gelo picado

Modo de Preparo

Misture tudo numa jarra e leve para gelar antes de servir.

Dica do Chef. Adicione abacaxi e folhinhas de hortelã para dar ainda mais frescor



Henrique Burd é Chef do Ateliê da Cozinha, com experiência em gastronomia internacional, consultoria, gestão e treinamento na área.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos