Menu

Coluna / Jovens Antenados / Hora de descomplicar!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 está próximo, faltam menos de três meses. O desespero começa aparecer entre muitos jovens. As salas dos cursinhos preparatórios da cidade estão lotadas, todos em busca do mesmo propósito: ingressar na tão sonhada faculdade.

Foto: blogdoenem.com.brFoto: blogdoenem.com.br

Mas, os sonhos são diferentes: uns querem ser médicos, outros advogados, outros engenheiros, enfim, os mais variados cursos. Alguns estão se preparando há mais tempo, outros deixaram para esta reta final. Mas, será que ainda dá tempo de se preparar?

Você pode começar a estudar pelas matérias que tem mais domínio, para se aperfeiçoar, aproveitando o tempo livre com exercícios de provas anteriores que ajudam muito a entender como será cobrada a matéria. Deve-se tomar cuidado com o segundo dia de prova, porque possivelmente os candidatos estarão mais cansados. Esse também é considerado o dia mais complicado. A redação não pode ser a “vilã” da sua prova. É preciso calma e atenção. Sem esses atributos, você pode acabar cometendo pequenos erros de ortografia ou concordância ou, ainda fugir do tema proposto. Ou seja, você acaba prejudicando sua redação, perdendo pontos que são decisivos para se inscrever nas faculdades.

Para aqueles que não sabem em qual carreira ingressar, ou ainda estão em dúvida, existem ótimos testes vocacionais que apontam os cursos de acordo com o perfil do candidato. As carreiras mais almejadas pelos brasileiros são: em primeiro lugar Medicina, em seguida Engenharia Civil e, em terceiro lugar Direito. Por outro lado, as carreiras que estão em baixa no mercado são: Arte, Design, Historia e Filosofia (segundo pesquisa do blog do Enem: http://blogdoenem.com.br/).

Mas, lembre-se: o Enem não deve ser a única opção, pois é muito concorrido, por isso, deve-se pensar em alternativas, para não se decepcionar ou se frustrar quando sair a lista de aprovados das faculdades. Existem faculdades particulares que oferecem bolsas de estudos, tem os programas do governo como o ProUni (Programa Universidade para Todos) que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares, o SISU (Sistema de Seleção Unificada) e, ainda, os vestibulares das faculdades particulares. Hoje em dia está muito mais fácil se formar em um curso superior. Não deixe passar a oportunidade!




Izabella Nogueira tem 17 anos e sonha em ser jornalista. É maquiadora profissional, apaixonada por livros, filmes e viajar. Neste espaço, fala um pouco dos jovens e de tudo que envolve esse universo.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos