Menu

Coluna / Jovens Antenados / Conciliar Estudo com Festa

Os jovens querem se divertir cada vez mais, sair com os amigos, frequentar as casas de shows que estão em alta na cidade, ou os famosos “BS”, e também as festas particulares. Estes são os jovens focados em “aproveitar a vida”. Mas onde entram os estudos nessa onda de diversão? A maioria dos adolescentes não consegue conciliar estudo com baladas, dois fatores muito presentes no cotidiano deles. E, com isso, acabam se prejudicando, pois perdem o foco, e o que antes era prioridade, acaba em segundo plano.

Foto: www.benitabrasil.comFoto: www.benitabrasil.com

Adolescência é uma fase complicada, cheia de desafios e escolhas, e muitas vezes não é fácil tomar certas decisões que irão refletir no futuro, principalmente no que diz respeito aos estudos. A dedicação ao processo de aprendizagem é de grande importância, necessita de investimento e disciplina. Mas isso não quer dizer que o lazer e as festas tenham que ser deixados de lado, obviamente que não, só precisa ser equilibrado e é necessário saber conciliar os dois.

Primeiro precisa saber administrar o tempo com sabedoria, deixar as festas para os finais de semana é uma ótima dica. Outra boa opção é marcar com os amigos para estudarem juntos, isso irá desenvolver mais interesse entre vocês, vai fazer com que tenham foco, se ajudem e deixem os estudos mais produtivos.

Como diz um ditado popular: “trabalho hoje, recompensa amanhã” e, foi esse mesmo ditado que serviu de inspiração para um casal de São Paulo, que trocou a balada por estudo e foram aprovados juntos na faculdade. Eles aproveitaram o tempo livre para estudar, principalmente nos finais de semana. “Guilherme Marine, 18, que passou na Faculdade de Medicina na USP (Universidade de São Paulo) e sua namorada, Gabriela Ferreira Mesquita, 18, aprovada em geociências, também na USP.”(http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/31/programa-com-namorada-era-estudar-conta-aprovado-na-usp.htm).

Para chegar onde se quer, é necessário muito esforço e certos sacrifícios. É indispensável ter dedicação, deixando de lado algumas coisas e priorizando outras que realmente fazem a diferença, até alcançar o que almeja. É necessário abrir a mente para pensar no futuro e desenvolver metas para a realização de sonhos. É importante ter uma vida social, sair, fazer novas amizades, conhecer lugares novos e principalmente viajar, oportunidade em que se pode conciliar diversão com cultura (visitando museus, teatros...).

Devem-se tomar alguns cuidados com as redes sociais que já viraram um vício. E essa geração de adolescentes que faz uso constante (e em excesso) de bebidas alcoólicas podem, num futuro muito próximo, se tornarem dependentes do álcool que acaba por destruir as células cerebrais que governam o aprendizado e a memória.

Portanto, bons estudos e poucas festas!




Izabella Nogueira tem 17 anos e sonha em ser jornalista. É maquiadora profissional, apaixonada por livros, filmes e viajar. Neste espaço, fala um pouco dos jovens e de tudo que envolve esse universo.

 

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos