Menu

Coluna / Kica Customiza / Descolorindo seu jeans com água sanitária

Em todas as coleções outono inverno, uma peça que sempre se renova é o jeans. A atual releitura inspirada nos anos 60 e 70 exibem manchas irregulares e tons desbotados bem versáteis, que podem compor vários estilos diferentes.

Para vocês, que assim como eu adoram customização, quero apresentar uma técnica chamada tie-dye, que vem do inglês e significa amarrar e pintar. Apesar de poder ser feita em vários tecidos, no jeans essa técnica ganha força pela praticidade e resultado rápido.

Além disso, é uma customização super econômica, e o único “material” necessário é água sanitária. Pode ser feito em calças, shorts ou até mesmo jaquetas. Escolhi um colete jeans, uma peça do meu guarda roupa bem descontraída, mas que estava precisando de um “up”. Se você também quer fazer um colete que tal tentar cortar a manga de uma jaqueta antiga e desfiar a ponta?

Antes e depois / Foto: ColunistaAntes e depois / Foto: Colunista

Eu queria um efeito degradê no meu colete então dei um nó na parte inferior (quem preferir pode usar também um barbante para envolver toda a peça), como o próprio nome sugere (amarrar e pintar).

Por ser uma peça pequena, em um recipiente, coloquei 300 ml de água sanitária. Se você aplicar esta técnica em peças maiores como calças ou jaquetas, será necessária uma proporção maior do produto.

Amarrar e pintar / Foto: ColunistaAmarrar e pintar / Foto: Colunista

Molhei na água sanitária apenas a parte que não estava amarrada (parte superior), e deixei por 15 minutos. Quando percebi que já estava no tom bem claro, como eu gostaria, retirei na água sanitária e enxaguei bastante. Por ser um produto forte, recomendo que usem luvas nesta etapa.

Molhe na água sanitária / Foto: Colunista Molhe na água sanitária / Foto: Colunista

Depois de retirar toda água sanitária da peça, lavei e deixei secar na sombra. O resultado... posso falar com vocês uma coisa?!? Ficou bem melhor do que eu esperava!!!!

Resultado da customização / Foto: ColunistaResultado da customização / Foto: Colunista

A água sanitária é realmente “mágica”, e eu não vejo a hora de fazer o mesmo com uma calça. Uma dica importante é que vocês prestem atenção ao tom do jeans. Este efeito fica mais bacana em peças de jeans de tom azul ou preto. O jeans cinza ou mais puxado para um tom marrom, ficam com um aspecto amarelado em contato com a água sanitária, e particularmente acho que não fica legal. Atenção também se for usar esta técnica em calças jeans com laycra, pois pelo que pesquisei, a água sanitária é um produto forte e tira a elasticidade.

Gostaram da dica? Deixe seu comentário abaixo. Caso tenha alguma sugestão, ou queira compartilhar com a gente uma customização feita por você ou algo que tenha curiosidade em aprender a fazer, entre em contato nas redes sociais facebook: Kica Customiza.



Erica Marques é formada em logística e pós-graduada em Gestão de Negócios pela PUC Minas. Gerente comercial, presta consultorias na área administrativa e dedica as horas vagas a customização compartilhando suas experiências no instagram  @kicacustomiza.






O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos