Menu

Coluna / Marcílio Drummond / Direito em Poucas Palavras / Se torne agora um advogado de startups

Revelado: se torne agora um advogado de startups

Foto: seujuridico.com.brFoto: seujuridico.com.br

Ser um Advogado de Startups é uma grande oportunidade nesse momento.

Para você entender o estágio atual do mercado e porque advogar com startups é uma grande oportunidade, vamos fazer uma pequena viagem histórica.

Na década de 1980, as maiores empresas do mundo se relacionavam ao ramo automobilístico ou de óleo e gás (Exxon Mobil, GM Motors, Mobil, Ford e Texaco, respectivamente).

Agora, as maiores empresas são do ramo da tecnologia (Apple, Google, Microsoft, Facebook e Coca-Cola* – a única exceção é a Coca-Cola, que não é empresa de tecnologia).

Houve uma GRANDE mudança no que é patrimonialmente relevante para uma empresa.

Inscreva-se gratuitamente para a aula “Advogado de Startups”

A lógica econômica mudou e o advogado precisa se adaptar a essa nova situação, caso contrário, rapidamente estará FORA DO MERCADO.

O que possuía valor na lógica das Empresas tradicionais eram: imóvel próprio, estoque e maquinário. Porém, na lógica das novas empresas/Startups, o que possui valor são: bases de dados e marcas. O grande valor agora está no intangível.

O importante para o advogado, nessas novas empresas, é como proteger a base de dados, o licenciamento e a marca.

Atenção, já estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, com a Indústria 4.0. e a advocacia precisa se adaptar.

A grande oportunidade de entrar nesse mercado é agora. É o famoso ditado: “quem chega antes, bebe água fresca”.

Para ficar bem claro o que á a 4ª Revolução Industrial, veja que a 1ª Revolução Industrial foi baseada na Mecanização da produção, a 2ª baseada em Eletricidade e Produção em Massa, a 3ª, na computação e a automação e agora, a 4ª revolução industrial, com o sistema cibernético.

Na 4ª revolução industrial, além de termos máquinas que produzem em massa de forma automatizada, temos a interligação entre elas e seus dados.

Estamos na Era da Informação e da Economia Digital. Uma Startup pode ganhar muito dinheiro e crescer rapidamente. O advogado que a auxilia, também.

Estou a aproximadamente 4 anos nesse mercado e posso afirmar que é ainda carente de profissionais da área jurídica! É um “Oceano Azul”, longe dos disputados casos de Direito de Trabalho, Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito Civil e demais ramos tradicionais.

O que acha de ser um Advogado de Startups?

Eu preparei algo para você, para te auxiliar neste caminho.

Foto: seujuridico.com.brFoto: seujuridico.com.br

Este é um e-book com rápidas dicas para o Seu Escritório crescer como uma Startup. [CLIQUE AQUI PARA BAIXAR GRATUITAMENTE]. Leia e me diga o que achou.

Além disso, quero te fazer um convite, para uma super aula inaugural, também gratuita. [CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER GRATUITAMENTE]

Nessa aula você vai aprender:

- O que é a Advocacia 4.0 e como ela já está mudando o mercado.
- O que é uma Startup, em qual dinâmica elas funcionam e como você deve se comunicar com seus empreendedores para ser aceito pelo mercado.
- O por quê este mercado é uma grande oportunidade para a advocacia.
- Qual é o panorama da tecnologia, da inovação e da economia no Brasil e na América Latina e porque agora é o momento ideal para ser um advogado de startups.
- Quais são as características e ativos que o advogado deve possuir para aproveitar a grande oportunidade de começar agora a ser um advogado de Startups.


Preparei um conteúdo realmente completo e relevante e te espero nesta aula.

Até lá!

Marcílio Guedes Drummond – Advogado Sócio do Guedes Drummond Advogados
Contato: mhgd.ufmg@gmail.com / Fan Page

Links patrocinados