Menu

Coluna / + Tecnologia / Os seus olhos podem dizer muito sobre sua personalidade

Cada vez mais os periféricos tecnológicos ganham poder de processamento. São dezenas de tecnologias reunidas em um único dispositivo, afim de trazer comodidade, agilidade, respostas rápidas e informações relevantes aos seus usuários. Hoje temos relógios que aferem os batimentos cardíacos, óculos que grava o que você enxerga, câmeras que fazem imagens em 360° e diversas outras tecnologias vestíveis que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Temos também as assistentes virtuais, IA’s que auxiliam você no seu dia a dia. São algoritmos inteligentes que estudam e analisam os comportamentos, entendendo o usuário e retornando informações relevante para o seu dia. Elas são mais visíveis nos smartphones, no Android temos o GoogleNow, no IO’s temos a Siri e no Windows a Cortana. Todos têm o mesmo princípio básico, coleta informações, processa-las e buscar soluções inteligentes para o usuário. Existe também a possibilidade de interação, mas isso é assunto para uma próxima abordagem.

Foto: cdn-istoedinheiro-ssl.akamaized.netFoto: cdn-istoedinheiro-ssl.akamaized.net

Hoje vamos comentar sobre uma IA que estuda os olhares e permite identificar traços de personalidades. Segundo um artigo publicado na revista online frontiersin.org, pesquisadores analisaram o movimento ocular de 42 participantes enquanto eles realizaram diversas tarefas, e usando um método de aprendizado, o algoritmo codifica diferentes características de movimento ocular e detecta, com exatidão, quatro dos cincos grandes traços de personalidade, (neuroticismo, extroversão, afabilidade e consciencioso). Ainda segundo os pesquisadores, “esses computadores têm um potencial de oferecer recursos interativos que se assemelham a interações de humanos entre humanos. - Essas descobertas não apenas validam o papel de personalidade na explicação do comportamento dos movimentos oculares, mas também revelam novas características do movimento ocular como preditores de traços de personalidades. “ Já imaginou, olhar para seu aparelho celular e ele interpretar seus sentimentos e emoções. E de acordo com isso, sugerir notícias para você de acordo com essas emoções.

Vejo isso como um grande potencial para as vendas nas mídias sociais. Ou até mesmo no interrogatório de alguma pessoa acusada de um delito. Analisar o comportamento humano ao ver uma propaganda, noticiário ou foto, diz muito se iremos comprar um determinado item ou não, se estamos gostando do conteúdo ou se isso é relevante para nós. Claro que, isso deve ser usado com o consentimento do usuário. Todas coletas de dados, dos usuários, devem estar devidamente explicadas a pessoa que vai “sofrer” a observação. As assistentes pessoais, citadas acima, já faz a leitura das localizações dos usuários, histórico de navegação em site e sugerem notícias, de acordo com suas inteirações na rede mundial de computadores. Faça um teste, abra seu navegador preferido, pesquise sobre algum item, seja ele um tênis novo, celular ou roupa, depois de algum tempo no seu Facebook vai começar a mostrar noticias, propagandas dos itens pesquisados. São algoritmos analisando os dados que você consome na internet e usando isso para vender mais. A pratica é amplamente utilizada, porém, reforço que isso deve ser autorizado pelo usuário. Cada vez mais a inteligência artificial aproxima você de uma realidade antes inimaginável.

Muitos acham que isso cria barreiras entre pessoas. Pode até ser, que em alguns casos, a convivência se torne um pouco “fria”, porem são tecnologias assim que possibilitam melhor estudo de doenças antes incuráveis, aparelhos de precisão milimétrica, comunicação global, dentre outras possibilidades que a tecnologia proporciona. Estamos vivendo a quarta revolução industrial, e a tecnologia é a base de toda esta maravilha. Não devemos ter medo das informações que são coletadas, devemos ter consciência e entender tudo que está sendo processados pelas “tecnologias” ao nosso redor. Nós à criamos, e devemos permanecer no controle destas.

FONTE
https://goo.gl/j5x5rr



Profissional de TI, casado e aspirante a Jedi. Trabalha na área de TI deste 2002. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll . Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos