Menu

Coluna / +Tecnologia / WhatsApp é bloqueado para menores de 16 anos na União Europeia

Desde a sua criação, em 2009, o whatsApp ganhou destaque no senário mobile pelo mundo. Substituindo o antigo MSN da Microsoft, o “zap”, como é conhecido por muitos, tem mais de 1 Bilhão de downloads na Play Store.

Foto: brasil.elpais.comFoto: brasil.elpais.com

O serviço de mensagens aumentou o limite de idade para 16 anos na região, obedecendo as novas leis de privacidade da UE. O comunicado veio através do seu blog. A empresa informa que o usuário deverá informar sua idade ao fazer um cadastro no serviço. O Facebook, empresa dona dos direitos do WhatsApp, vem sofrendo com acusações de violação de dados e está respondendo judicialmente nos EUA sobre o assunto. Ainda no post, a equipe afirma que “a atualização não é para obter novos direitos para coleta de dados pessoais dos usuários europeus, e sim par explicar como esses dados são protegidos e armazenados. ”A empresa também afirma que será possível baixar as informações que são coletadas pelo App, deixando claro o que a empresa tem de informação do usuário que utiliza a plataforma.

Em contra-ataque a possível coleta de dados do app, a união europeia está trabalhando em um app, com mensagens criptografadas, para ser utilizado pelos colaboradores do estado, afim de evitar que informações do governo trafegue nos servidores do Facebook. Hoje 20 funcionários do governo já estão testando o aplicativo.

Atitudes como esta na Europa, podem refletir no Brasil. O App de mensagem tem grande aceitação, tanto pelo público jovem, bem como por empresas. Se a mesma medida for aplicada no território nacional, centenas de usuários poderão ficar sem whatsapp por não terem a idade mínima permitida. Cada vez mais a privacidade do usuário é levada em consideração na utilização dos aplicativos e isso deve, sim, ser considerado um item a ser tratado. Porém não vejo a proibição uma média eficaz e absoluta. O App deveria bloquear conteúdo que julga ser indesejável em sua plataforma, para essa faixa etária e não simplesmente bloquear o serviço. O controle também deve ser feito pelos responsáveis dos menores de 16 anos, acompanhando os acessos e conversas no mensageiro.

Hoje você deixa seu filho menor de 16 anos usar o WhatsApp? Acha que o bloqueio iria restringir o acesso a conteúdo improprio? Deixe sua resposta nos comentários.

Fonte:
https://goo.gl/S2HcC2
https://goo.gl/4J5xvN



Profissional de TI, casado e aspirante a Jedi. Trabalha na área de TI deste 2002. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll . Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos